domingo, 3 de maio de 2015

Falar em línguas é evidência de ter o Espírito Santo?

Há três ocasiões no livro de Atos em que falar em línguas era acompanhado pelo recebimento do Espírito Santo (Atos 2:4; 10:44-46; 19:6). No entanto, essas três ocasiões são os únicos lugares na Bíblia onde falar em línguas era uma evidência de receber o Espírito Santo. Por todo o livro de Atos, milhares de pessoas acreditaram em Jesus e nada é dito deles falando em línguas (Atos 2:41; 8:5-25; 16:31-34; 21:20). O Novo Testamento não ensina em lugar algum que falar em línguas seja a única evidência de que uma pessoa recebeu o Espírito Santo. Na verdade, o Novo Testamento ensina o contrário. Somos ensinados que todo Cristão tem o Espírito Santo (Romanos 8:9; 1 Coríntios 12:13; Efésios 1:13-14), mas que nem todo Cristão fala em línguas (1 Coríntios 12:29-31).

Deus manda matar?

A Lei de Deus dada a Moisés não cometia excessos. Em princípio, se não analisarmos de perto as questões envolvidas, parece que o mandamento é cruel. Lemos em Êxodo 21.23-25: Mas se houver morte, então darás vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe. Essa lei é conhecida também como pena de talião, ou retaliação, expressão procedente do latim lex talionis. Quando alguém feria seu próximo de forma grave, a retaliação deveria ser equivalente: olho por olho, dente por dente. Contudo, perguntamos:

A grande falha lógica de Calvino

Lecionar teologia da Reforma me obrigou a ler as Institutas. Ainda que sua teologia não me agrade, é preciso reconhecer, Calvino é lógico, honesto e coerente em quase tudo o que afirma. Em minha opinião, sua grande falha lógica está aqui:

O que é o Evangelho?

Não há uma palavra mais popular que resume a fé cristã do que “evangelho.” Ela vem de uma palavra no Novo Testamento que significa “a boa mensagem” ou “a boa nova.” Frequentemente fazemos referência aos quatro livros do Novo Testamento como “os Evangelhos,” querendo dizer os livros que contêm a mensagem desta boa nova. O apóstolo Paulo, entretanto, usou a palavra “evangelho” da maneira que estamos fazendo esta pergunta quando ele fez a igreja de Corinto recordar do “evangelho que já vos tenho anunciado” (1Co 15.1). Ele então continua e descreve as características fundamentais da boa nova que os cristãos proclamam. Paulo disse, “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.” Isto demonstra que, embora a boa nova de salvação seja um conceito muito importante, envolvendo a obra do Deus Trino, o núcleo do evangelho está centrado na pessoa e obra de Jesus Cristo.