sexta-feira, 29 de abril de 2016

Os Rapazes do Piano

The Piano Guys (Os Rapazes do Piano) é um grupo musical americano composto por Jon Schmidt e Steven Sharp Nelson. Eles ficaram famosos através do YouTube, onde vêm postando vídeos de arranjos e misturas de músicas populares e clássicas, acompanhados de clipes de visual profissional. Seu primeiro álbum foi lançado em dezembro de 2011.

Quem são as Testemunhas de Jeová?

As Testemunhas de Jeová vivem sob um estrito código de moral, baseado na interpretação fundamentalista da Bíblia. Elas são conhecidas pelo seu esforço em fazer conversos através da distribuição da literatura da Torre de Vigia de porta-em-porta.

Como entender a “Árvore da Vida” de Gênesis 2,9?

A “Árvore da Vida” é um dos elementos presentes na descrição que o livro do Gênesis dá do jardim em Éden (2,8 seguintes). A palavra Éden, em hebraico, significa “jardim”. A primeira tradução da Bíblia em grego, a Setenta, traduziu esse termo como “paraíso” e até hoje identificamos “éden” com “paraíso”. Mas essa identificação não deriva da Bíblia. Éden parece efetivamente ser uma região geográfica no livro da Gênesis, mas a sua localização não conhecemos. Alguns exegetas dizem que pode ser comparado à expressão assíria “bit adini”, que significa a região fértil às margens do rio Eufrates. Porém provavelmente a concepção hebraica faz referência à “delícia”, que tem como raiz a palavra hebraica “‘dn”, a mesma raiz. Nos outros livros bíblicos o Éden é o oposto ao deserto e à estepe e é o jardim de Deus (Ezequiel 28,13; 31,9; Isaías 51,3).

quinta-feira, 28 de abril de 2016

As 5 farsas sobrenaturais mais famosas do mundo

Confira abaixo uma lista com 5 casos sobrenaturais que se destacaram em todo mundo e posteriormente foram comprovados como grandes fraudes:

quarta-feira, 27 de abril de 2016

O jugo suave

“Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos.” Certos cristãos judeus foram da Judéia a Antioquia da Síria e ensinaram esta doutrina. Na prática, ensinavam que os gentios precisassem guardar a Lei de Moisés além de obedecer o evangelho de Jesus Cristo (Atos 15:1,5).

Jesus, o Cordeiro de Deus

"Sacrifícios e ofertas tu não quiseste, mas um corpo tu tens preparado para mim; em todos os holocaustos e sacrifícios pelo pecado tu não tens tido prazer. Então eu disse: Eis que me agrada fazer a tua vontade, ó Deus (no rolo do livro está escrito a meu respeito)" [Traduzido da Septuaginta*] (Salmo 40.6-8 – 1000 a.C.).

O que a Bíblia diz sobre bruxaria?

A Bíblia diz que bruxaria e feitiçaria é pecado. Não devemos nos envolver com espíritos malignos nem pedir sua ajuda. Deus não pode ser controlado por feitiços.

O que é bruxaria?

Bruxaria, chamado também de feitiçaria (e que engloba macumba, candomblé e várias outras práticas) é o uso do sobrenatural para manipular pessoas ou acontecimentos. Pode envolver a invocação de espíritos, consultar os mortos e lançar feitiços (ou “fazer trabalhos”). Quando uma pessoa pratica feitiçaria está se envolvendo com demônios, muitas vezes disfarçados como espíritos bons. Pode parecer inofensivo mas é muito perigoso porque é se pôr debaixo do poder do demônio. Não há demônios bons, trabalham todos para o diabo e o seu objetivo é destruir (João 10:10).

A Bíblia deixa muito claro que não devemos nos envolver com bruxaria de maneira nenhuma (Deuteronômio 18:10-13). É também notória a falta de informação na Bíblia sobre as práticas dos feiticeiros naqueles tempos, porque os autores nem queriam guardar sua memória para ninguém voltar a fazer!

Quantos anos Noé levou para construir a arca?

Ao lermos a citação bíblica em Gênesis 6.3, deparamos com a seguinte afirmação: "Então disse o Senhor: não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos".

terça-feira, 26 de abril de 2016

Escavando a verdade

Há uma história feita de pessoas e fatos que marcaram lugar no mundo. Há outras histórias contadas apenas em livros ou no relato do povo. Qual delas é real e qual é inventada? Poderia a ficção ser distinta da realidade ao se narrar a saga de como chegamos a ser o que somos? Sem as marcas do passado, em esculturas, lápides, artefatos e fragmentos desenterrados, ficção e realidade seriam fios inseparáveis do mesmo tecido. Embora os achados arqueológicos sejam pequenas peças no quebra-cabeça dos mistérios da antiguidade, eles trouxeram à tona fatos há séculos soterrados.

A voz de Deus pode ser ouvida?

PROBLEMA: Jesus declarou aos judeus: "Jamais tendes ouvido a sua [de Deus] voz, nem visto a sua forma". Contudo, a voz de Deus foi ouvida muitas vezes no AT (cf. 1 Sm 3:4-14), e o Pai falou do céu três vezes durante o ministério terreno de Jesus (Mt 3:17; 17:5; Jo 12:28).

O que significa 666?

666 é o número da besta na profecia do livro de Apocalipse. A Bíblia diz que 666 é o número do nome da besta. Há muitas teorias mas ninguém sabe ao certo o que significa.

A profecia em Apocalipse 13 fala sobre uma besta que seria adorada por muitas pessoas no mundo. Ninguém poderia comprar ou vender nada sem ter marcado na mão ou na testa o nome da besta ou o número de seu nome (Apocalipse 13:16-17). Esse número é 666.

Existem livros no Céu com o registro de nossos atos e pensamentos?

No cerimonial típico, do Velho Testamento, somente os que tinham vindo perante Deus com confissão e arrependimento, e cujos pecados, por meio do sangue da oferta para o pecado eram transferidos para o santuário, é que tinham parte na cerimônia do dia da expiação. Assim é também com o juízo de Deus. No grande dia da expiação final e do juízo de investigação, os únicos casos a serem considerados são os do povo professo de Deus. O julgamento dos ímpios constitui obra distinta e separada, e ocorre em ocasião posterior. “É tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho?” I Ped. 4:17.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

A microcefalia e a força da vida na fraqueza

O debate sobre a microcefalia está na ordem do dia. O tema estará em breve no Supremo Tribunal Federal, com uma petição da legalização de aborto liderada pela professora de Direito da Universidade de Brasília, Débora Diniz. Débora alcançou destaque mundial ao publicar um texto no jornal “The New York Times”, argumentando que esta é a oportunidade do governo brasileiro “dar às mulheres o controle definitivo sobre sua vida reprodutiva” e o “poder de gerenciar sua gravidez”. Seu argumento ressalta que, como muitas mães contaminadas pelo Zika Vírus estão em regiões pobres e sofrem com o descaso do governo, é responsabilidade do Estado minorar o sofrimento permitindo o aborto. Em muitos casos, diante da fragilidade da vulnerabilidade familiar e social, o aborto dos microencefálicos aparenta ser a única solução possível.

Os suicidas vão para o inferno?

A Bíblia menciona seis pessoas específicas que cometeram suicídio: Abimeleque (Juízes 9:54), Saul (1 Samuel 31:4), o escudeiro de Saul (1 Samuel 31:4-6), Aitofel (2 Samuel 17:23), Zinri (1 Reis 16:18) e Judas (Mateus 27:5). Cinco deles eram homens pecadores e perversos (não se sabe o suficiente sobre o escudeiro de Saul para fazer um julgamento a respeito de seu caráter). Alguns consideram Sansão um exemplo de suicídio (Juízes 16:26-31), mas o seu objetivo era matar os filisteus e não a si mesmo. A Bíblia enxerga o suicídio da mesma forma que assassinato, pois isso é exatamente o que é - auto-assassinato. Cabe a Deus decidir quando e como uma pessoa deva morrer.

Por que Deus mandou matar um homem que apanhava lenha no sábado em Números 15:32-36?

“Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado. Os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação. Meteram-no em guarda, porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer. Então, disse o SENHOR a Moisés: Tal homem será morto; toda a congregação o apedrejará fora do arraial. Levou-o, pois, toda a congregação para fora do arraial, e o apedrejaram; e ele morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés.” (Números 15:32-36 RA)

Tomando o reino dos céus por violência

“E desde os dias de João, o Batista, até agora, o reino dos céus é tomado a força, e os violentos o tomam de assalto”. (Mt. 11:12, ARA)†

Sobre que tipo de violência e força lemos aqui? Isso significa que um crente deveria fazer algum esforço para entrar no reino de Deus? E como isso se ajusta com a salvação pela fé somente, através da graça somente?

domingo, 24 de abril de 2016

5 "segredos" da Cientologia revelados em documentário

Documentário afirma que Igreja tem 50 mil membros

Os detalhes e a estrutura de funcionamento da Igreja da Cientologia ainda são pouco conhecidos apesar de sua fama ter crescido nas últimas décadas.

A Cientologia foi fundada na Califórnia nos anos 1950 pelo escritor de livros de ficção científica L. Ron Hubbard. Em alguns países, inclusive nos Estados Unidos, tem condição de religião. Mas, em outros, como a França, é considerada uma seita.

Ezequiel se enganou em algumas de suas profecias?

Ezequiel 26.3-14 contém uma dramática série de profecias que relatam a completa destruição da orgulhosa cidade comercial de Tiro, fato que haveria de acontecer pela ação dos exércitos de Nabucodonosor. No entanto, em 29.18 torna-se claro que esse rei não obteve sucesso em capturar a cidade instalada na ilha, muito perto da praia continental, o importante centro portuário de Tiro.

O ladrão em João 10.10 não é o Diabo?

É preciso ter muito cuidado com alguns ensinadores que se apresentam como propagadores de “verdades ocultas”. Eles formulam teorias esdrúxulas e argumentações incongruentes, e as apresentam como “grandes descobertas” na Internet. Ao mesmo tempo que, mediante jogo de palavras, opõem-se à inspiração plenária da Bíblia (2 Tm 3.16,17, ARA) e se mostram contrários aos ministérios eclesiásticos instituídos por Deus (Ef 4.11; 1 Co 12.28) e ao culto coletivo (Mt 18.20; At 2.46), questionam tudo o que já temos aprendido.

Qual a ligação entre os santos católicos e os orixás?


Cada um dos 16 orixás - as entidades cultuadas no candomblé e na umbanda - corresponde a um ou mais santos católicos. Dá para explicar essa ligação contando um pouco da história do período colonial no Brasil. Naquela época, chegaram ao país os primeiros africanos de origem iorubá, um povo que ocupava a região onde hoje ficam Nigéria, Benin e Togo.

sábado, 23 de abril de 2016

10 Filmes inspirados em seitas religiosas

Seita (do latim: secta = “secionar”, “dividir”) é um conceito complexo utilizado para que grupos tenham membros e passem adiante uma doutrina, ideologia, sistema filosófico ou político divergente da correspondente doutrina e do sistema dominante. Quando se fala em seita, geralmente se associa ao satanismo, o que não é correto, pois existem diversos tipos de seitas pelo mundo.

Riqueza e Pobreza

“E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus.” Lc 18.24,25

Uma das declarações mais surpreendentes feitas por nosso Senhor é que é muito difícil um rico entrar no reino de Deus. Este, porém, é apenas um dos seus ensinos sobre o assunto da riqueza e da pobreza. Esta sua perspectiva é repetida pelos apóstolos em várias epístolas do NT.

Cultivando a paz em nosso coração

Ao assistirmos aos noticiários, ao abrimos os jornais, ao falarmos com as pessoas nas ruas, os relatos de violência se repetem. Podemos afirmar que vivemos um período de ausência de paz, de segurança e de afeto. Muitas vezes, nos sentimos com o coração acelerado, temeroso, duvidoso e até mesmo, como se a fé tivesse saído de nossa alma. Ainda que nossa mente afirme a confiança no Senhor e em seu plano eterno, algumas vezes nossas emoções parecem negar essa certeza.

Quem é "Lúcifer"?

O nome Lúcifer é freqüentemente aplicado a Satanás, mas não há base bíblica para esta idéia. A palavra "Lúcifer" é a tradução em algumas Bíblias (ainda que não nas versões portuguesas mais comuns) da palavra hebraica hêlîl em Isaías 14:12. Versões bem conhecidas como a Revista e Corrigida, a Revista e Atualizada (1 e 2) e a Linguagem de Hoje traduzem esta palavra como "estrela da manhã."

Como morreu o Faraó do Egito nos tempos de Moisés?

Através da Bíblia não temos notícias da morte do Faraó. Não se tem nem mesmo certeza sobre o nome do Faraó que governava o Egito no tempo em que Moisés libertou o povo da escravidão. A Bíblia nunca menciona o seu nome.

A história bíblica sobre esse tema pode ser lida a partir do capítulo 39 de Gênesis.