terça-feira, 27 de setembro de 2016

A lei mosaica e seu significado atual

Cristãos renascidos precisam obedecer à Lei de Moisés ou estão dispensados de cumpri-la?

Há algum tempo fomos questionados por que escrevemos tão pouco sobre o cumprimento dos Dez Mandamentos, que seria muito importante para receber a bênção de Deus. Perguntas assim confirmam a insegurança que existe entre os crentes em relação à observância da Lei de Moisés.

sábado, 25 de junho de 2016

7 fatos bizarros sobre Tutancâmon e sua múmia

Tutancâmon era um faraó do Antigo Egito que faleceu ainda na adolescência. Era filho de Acquanaton e Kiya (uma esposa secundária). Casou-se aos 10 anos com Achesenamon, provavelmente a sua meia-irmã. Aos 12 anos assumiu o trono, restaurando cultos antigos aos deuses e privilégios do clero. Em 1.324 a.C; faleceu aos 19 anos sem herdeiros.
Por ter falecido tão novo, o seu túmulo não foi tão suntuoso quanto o de outros faraós. No entanto, o que mais chama a atenção atualmente é o fato de a dele ser uma das poucas sepulturas encontradas bem conservadas. Ao ser aberta, foram encontrados ouro, tecidos, armas, mobílias e textos que revelam muito a respeito do Antigo Egito.

Como entender Mateus 18:20?

“Mt 18:20 – Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.”

A confusão na interpretação desse versículo está em tirá-lo do contexto (o que vem antes e o que vem depois de um texto). Lendo o contexto vemos mais claramente o significado dele (Mateus 18. 15-20):

Biografia de Jesus Cristo

Jesus Cristo, de Nazaré, Filho de Deus
Cerca de 6 a.C., Nazaré, Palestina (atual Israel)
Cerca do ano 27, Jerusalém (atual Israel).


Mesmo sem ter deixado nada escrito, Jesus é um personagem da Antigüidade universalmente conhecido, que viveu há cerca de 2.000 anos na antiga Palestina, território pertencente a Israel nos dias atuais. Também é chamado de Cristo (que significa sagrado, salvador ou messias). Pouco se sabe de sua existência em termos históricos.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

11 Perguntas que a ciência não consegue responder

Matéria da Revista "ISTO É" publicada em 02/12/2009:

1) Como surgiu o Universo?

A ciência afirma que o universo surgiu a 13 bilhões de anos, a partir da expansão – geralmente chamada de explosão (Big Bang). A reportagem traz duas afirmações interessantes: “O Big Bang nunca foi comprovado e nunca será”; e a segunda é: “A história não é uma certeza absoluta – e por isso mesmo é chamada de teoria”.

Homem infarta e morre durante sessão de Invocação do Mal 2

Uma história misteriosa está assustando os fãs do filme Invocação do mal 2. Um homem de 65 anos infartou durante a sessão do longa em um cinema no sul da Índia. Ele teria sentido dores no peito, foi socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu. As informações são do jornal Times of Índia.

8 Sugestões sobre como ler a Bíblia

Por causa do temperamento, do estilo pessoal de ler e de estudar e da disponibilidade de tempo, cada um deve descobrir e adotar a maneira própria mais indicada de ler a Bíblia. Os métodos alheios servem apenas de exemplos. Todavia, considere mais estas sugestões:

1. Reserve a hora mais propícia do dia para ler a Bíblia. Isso varia muito de pessoa para pessoa. Seja exigente nesse sentido e evite a hora menos propícia.

2. A preocupação maior deve ser com a qualidade da leitura, e não com a quantidade. Você não precisa ler a Bíblia durante o ano, mas precisa ler a Bíblia com proveito o ano inteiro.

3. Procure ler toda a Bíblia — não necessariamente de Gênesis a Apocalipse. Leia grupos de livros: os livros poéticos, as Cartas de Paulo, os profetas menores, o Pentateuco, os quatro Evangelhos, os livros históricos e assim por diante. Para seu controle pessoal, marque a data do início e do final da leitura de cada livro.

4. Sublinhe o que você achar mais interessante. Faça pequenas notas às margens ou em um bloco à parte. Por uma questão de ordem, é bom numerá-las. Uma numeração para cada livro lido. O esforço de escrever as notas torna a leitura e a meditação mais sérias e ajuda a memorizar as lições aprendidas.

5. Use a Concordância Bíblica da Sociedade Bíblica do Brasil, baseada na Edição Revista e Atualizada no Brasil da Tradução de João Ferreira de Almeida, para conferir escritura com escritura.

6. Havendo tempo, quando necessário, consulte outras versões em português (ou outras línguas) e a paráfrase A Bíblia Viva, para entender melhor o texto e fugir da rotina de uma mesma tradução a vida inteira. Além da tradução de Almeida, a mais usada, você pode recorrer às antigas tradu- ções de Figueiredo e Versão Brasileira e à mais recente, A Bíblia na Linguagem de Hoje.

7. Só consulte as notas de rodapé, comentários e dicioná- rios bíblicos depois do esforço próprio de entender o texto. Evite a preguiça mental.

8. Peça sempre o auxílio do Espírito Santo para entender as Escrituras e se beneficiar delas, seja por meio de uma pequena oração ou por meio de uma atitude de dependência e humildade. É o Espírito quem levanta o véu e deixa você ver a riqueza toda que está por trás da mera letra.


Práticas Devocionais
Editora Ultimato
http://ultimato.com.br

terça-feira, 21 de junho de 2016

10 curiosidades sobre a crucificação

1. A morte por crucificação foi inventada pelos persas entre 539 e 533 a.C. Os romanos, porém, a popularizaram. Ela era utilizada para punir escravos rebeldes, criminosos violentos e subversivos políticos.

2. As pessoas crucificadas não eram enterradas. Seus corpos eram deixados para serem consumidos pelos urubus. Jesus Cristo foi uma exceção. Seu sepultamento ocorreu graças à influência de José de Arimateia, um rico judeu simpatizante que negociou com Pilatos, o governador.

Quem foi Tutancâmon?

Foi um faraó egípcio que viveu há mais de 3 mil anos. Hoje ele é famoso no mundo todo e virou quase um sinônimo de Egito antigo, mas quando esteve no poder foi um faraó discreto. Então por que ele ficou tão popular? Tudo começou em 1922, quando o arqueólogo inglês Howard Carter descobriu uma tumba quase intacta no Vale dos Reis, perto da cidade egípcia de Luxor. Lá estava enterrada a múmia de Tutancâmon. É claro que muitas outras tumbas já haviam sido achadas antes por arqueólogos, mas nenhuma delas permaneceu tão preservada da ação de saqueadores ao longo dos séculos como a de Tutancâmon. Foi esse inédito tesouro arqueológico, recheado de um rico mobiliário e obras de arte, que fez a fama de um faraó precoce, mas não tão importante na história egípcia. Ele subiu ao trono por volta do ano 1330 a.C., quando tinha só 9 anos de idade. Seu curto reinado foi dominado pela influência de tutores e Tutancâmon morreu com apenas 18 anos, em meio a crises econômicas e políticas.

"Embora haja algumas evidências de que ele poderia ter sido assassinado, a precisa causa de sua morte permanece desconhecida. Mas a tese de assassinato ganha cada vez mais adeptos entre egiptólogos, em detrimento da antiga crença de que tenha morrido de tuberculose", afirma o arqueólogo José Roberto Pellini, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP).


Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quem-foi-tutankamon

O reconhecimento da Terra Prometida

Números capítulo 13

A idéia de mandar um grupo de pessoas para fazer o reconhecimento da terra não partiu do SENHOR: em seu discurso final, Moisés esclareceu que Ele no início mandou que o povo subisse e possuísse a terra, sem temer nem se assustar. Mas o povo pediu que primeiro fossem mandados homens para fazer um reconhecimento da terra, e descobrir o caminho pelo qual deveriam ir, e a que cidades (Deutoronômio 1:22-23). Eles estavam com medo de continuar seguindo atrás da nuvem confiando na direção do SENHOR, como haviam feito até este ponto.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

O nome de Deus é Jeová?

QUAL É O NOME DE DEUS?

Estaremos abordando alguns tópicos a respeito do nome divino, como a origem do nome Jeová, o que é o tetragrama, etc.

As Testemunhas de Jeová alegam ser eles a única religião que usa o nome divino, a única que santifica o nome de Deus. No livro "PODERÁ VIVER PARA SEMPRE NO PARAÍSO", pág. 184 diz: "Como identificar uma religião verdadeira"; ali eles apresentam cinco características de uma religião verdadeira. A primeira é "SANTIFICAR O NOME DE DEUS".

5 fatos da Bíblia que a ciência confirma

O conflito entre ciência e religião já é algo que perdura por anos, dando início a vários atritos relacionados as crenças cristãs presentes na Bíblia (Escrituras sagradas dos cristãos). Alguns estudiosos são céticos quando o assunto envolve os acontecimentos descritos na Bíblia, pois o tema é sempre envolto por diversas dúvidas e discordâncias.

O altar que santifica a oferta - Mateus 23.19

“Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta?” – Mateus 23.19

O altar que santifica a oferta, em Mateus 23.19, nada tem haver com as ofertas (dinheiro) coletados.

domingo, 19 de junho de 2016

O Anticristo: O que a Bíblia diz sobre ele?

O Anticristo sempre foi tema de muitas especulações, não apenas nos nossos dias, mas até mesmo nos primeiros séculos depois de Cristo. Perguntas como “Quando o Anticristo se manifestará?” ou “Quem será o Anticristo?” não faltam entre os cristãos.

O Anticristo já foi tema de filmes, livros e peças teatrais, mas afinal, o que realmente a Bíblia diz sobre o Anticristo? Vejamos nesse texto alguns pontos fundamentais que a Bíblia nos esclarece sobre essa figura tão especulada.

Crítica ao fanatismo religioso no filme "A Vida de Brian"

Resumo: O filme “A vida de Brian (Life o Brian)”, lançando em 1979, escrito, produzido, dirigido e representado pelo grupo de comediantes ingleses Monty Python, é um dos filmes que ganharam o rótulo de herético e anticristão. Antes mesmo de seu lançamento encontrou problemas. O filme foi financiado pela EMI originalmente, mas o estúdio decidiu se retirar do projeto por considerá-lo blasfemo, e mesmo após ser produzido, foi proibido de ser lançado em vários países.

A voz do Verbo

No princípio era o  Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (Jo 1:1.)

Qualquer homem de inteligência média, ainda que não instruído das verdades do cristianismo, chegando a ler esse texto, certamente concluirá que João tencionava ensinar que falar faz parte da natu­reza de Deus, ou seja, Ele deseja comunicar seus pensamentos aos outros seres inteligentes. E teria plena razão. A palavra (verbo) é o meio através do qual os pensamentos são expressos — pelo que também a aplicação do termo “Verbo” ao Filho eterno de Deus leva-nos a crer que a auto-expressão faz parte inerente da divindade, e que Deus está sempre procurando falar de Si mesmo às Suas cria­turas. E a Bíblia inteira apóia essa idéia. Deus continua falando. Não somente falou, mas continua falando. Por força de Sua própria natu­reza, Ele se comunica continuamente. Enche o mundo com Sua voz.

sábado, 18 de junho de 2016

5 expressões sem sentido usadas nas igrejas

Segue uma lista de expressões que perderam (ou nunca tiveram) o sentido ao longo das experiências “cristãs” ensinadas pelas Igrejas.

5 – EXORTAR

Essa expressão é usada de modo equivocado em 100% das Igrejas. Segundo qualquer dicionário, exortar significa “animar, incentivar, estimular”. Logo, exortar o irmão que está em pecado na verdade não significa repreende-lo. Quem está vivendo no erro não precisa de um incentivo, mas de um auxílio.

O Catolicismo e a Palavra de Deus

"Mas, em vão me adoram, ensinado doutrinas que são preceitos dos homens" Mateus 15:9

O QUE O CATOLICISMO ENSINA SOBRE A PALAVRA DE DEUS

O Catolicismo ensina que há três fontes de autoridade em se tratando de fé e práticas. A primeira, dizem eles, são as Escrituras, mas, na seqüência, dizem que nem tudo está contido nas Escrituras.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Quem eram os Samaritanos?

Estritamente falando, um samaritano é um habitante da cidade de Samaria, mas o termo foi aplicado a praticamente todas as pessoas do reino de Israel.

Deve-se considerar que após a morte de Salomão, filho de Davi, Roboão assumiu o trono, mas devido ao descontentamento em relação aos impostos, as 10 tribos do Norte separam-se e proclamaram Jeroboão como seu rei. Israel foi dividido entre o Reino de Israel (ao Norte com capital em Samaria) e o Reino de Judá (ao Sul com capital em Jerusalém).

Os dinossauros não foram extintos há 65 milhões de anos?

Simplificando: eles viveram juntamente com humanos durante os milhares de anos de nossa existência, e aparentemente a maior parte deles foi extinta antes da nossa era moderna. Lembre-se de que a palavra “dinossauro” existe há apenas 160 anos. As lendas sobre criaturas répteis perigosas (ou seja, dragões) foram passadas a nós pelos nossos ancestrais da Europa, China e restante da Ásia, de todas as Américas (do Norte, do Sul e Central), e também na África.

A cronologia do livro de Jó

Jó foi uma pessoa real, e não um mito como querem alguns, uma vez que é citado em Ezequiel 14:20 e Tiago 5:11. Viveu na terra de Uz, que segundo a maioria dos comentaristas bíblicos, seria uma região provavelmente localizada ao noroeste de Israel entre a cidade de Damasco e o Rio Eufrates. Melhor ficar com a localização dada pelo Profeta Jeremias que situa a Terra de Uz como sendo Edom, herança dos descendentes de Esaú: “Regozija-te e alegra-te, ó filha de Edom, que habitas na terra de Uz” (Lm 4:21)

Como será a segunda vinda de Cristo?

A segunda vinda de Cristo se verificará em duas fases. A primeira é o Arrebatamento da Igreja. Será em segredo "num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombe-ta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados", 1 Co 15.52. Nesta primeira fase, Jesus virá somente até as nuvens.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

As mulheres no islã

Duas citações do Corão demonstram como este pode ser usado para fundamentar duas visões bem diferentes do papel da mulher: "Os homens têm autoridade sobre as mulheres porque Deus os fez superiores a elas" (sura 4:31). "As mulheres devem, por justiça, ter direitos semelhantes àqueles exercidos contra elas" (sura 2:228).

O casamento à luz da Bíblia

Essa é uma pergunta difícil de responder porque a Bíblia em nenhum lugar declara explicitamente em que ponto Deus considera um casal oficialmente casados. Há três opiniões comuns: (1) Deus apenas enxerga como casamento quando o casal é casado legalmente. (2) Um casal é casado aos olhos de Deus quando eles tiveram algum tipo de cerimônia formal de casamento. (3) Deus considera um casal como casados no momento que o casamento é consumado (relação sexual). Vamos estudar cada uma das três opiniões e ver os pontos fortes e fracos de cada uma.

Raul Seixas e o ocultismo

Raul Seixas é sem sombras de dúvidas uma das maiores referências do rock nacional de todos os tempos, que marcou (e ainda marca) toda uma geração. Contudo, hoje não falaremos especificamente da sua carreira em si, marcada de altos e baixos, mas sim do lado obscuro de sua vida.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

5 filmes históricos sobre Jesus Cristo

A história do mundo dividida em duas partes: antes e depois de seu nascimento. É claro que "alguém" como Jesus Cristo desperta a curiosidade do público e a vontade dos cineastas de retratar sua vida através da sétima arte. Muitos tentaram, alguns revolucionaram e vários fracassaram. Seja pelo sucesso de público ou pela enxurrada de críticas negativas, Jesus Cristo desperta os sentimentos mais diversos, do amor ao ódio, da admiração à negação.

Confira abaixo 5 filmes históricos sobre Jesus Cristo, suas peculiaridades e curiosidades:

O que significa Teologia?

Muitas pessoas tem duvida a respeito do que significa teologia. Será que teologia é um curso, uma ciência, algo espiritual, ou algo material? Quem pode explicar corretamente o que é Teologia?

terça-feira, 14 de junho de 2016

Será que as ovelhas ouvem a voz do seu pastor?

"Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas, como já vos afirmei. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; Eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas nunca perecerão; tampouco ninguém as poderá arrancar da minha mão…"





Será que as ovelhas ouvem a voz do seu pastor?

Como Deus, sendo bom, poderia enviar um espírito maligno a Saul?

PROBLEMA: De acordo 1Samuel 18:10, "um espírito maligno" ("Atormentador" —BV) veio
sobre Saul, que entrava numa "crise de raiva em sua casa", e então procurava matar Davi com sua
lança. Entretanto, o versículo afirma claramente que o espírito tinha vindo "da parte de Deus".
Como um Deus bom poderia enviar um espírito maligno para atormentar Saul?

Falsos Fundamentos da Verdade

Foi-me dada uma cana semelhante a uma vara, e foi-me dito: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram - Ap 11.1

O único padrão para medirmos a veracidade das coisas divinas continua sendo o mesmo que o Senhor Deus entregou ao homem: a sua infalível Palavra, ou seja, as Sagradas Escrituras. No mundo de hoje, com múltiplas seitas e múltiplas propostas de verdade religiosas, mais do que nunca precisamos nos apoiar nos fundamentos de nossa fé. Caso contrário, seremos arrastados por sutilezas de argumentos que, embora aparentemente racionais, não condizem com as verdades bíblicas. “E digo isto para que ninguém vos engane com palavras persuasivas” (Cl 2.4).

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Colossenses 2.8 é uma censura à Filosofia?

No meio evangélico, nem todos demonstram uma postura favorável em relação à filosofia. Exemplificando, recentemente recebemos em nosso escritório um aluno que pertence a uma denominação evangélica que desaprova, de modo geral, qualquer formação de nível superior e, em particular, a filosofia. O estudante compartilhou seu sincero desejo de alcançar seus amigos intelectuais com o evangelho.

Mortos em Adão, Vivos em Cristo

Paulo chega agora, em Romanos 5.12-21, ao que poderíamos imaginar ser um parêntese. Esta é a primeira vez em Romanos que Paulo se refere à entrada do pecado no mundo em decorrência da Queda de Adão. E o mais interessante em tudo isso me parece ser o ponto em que isto surge. Lembre-se de que Paulo já tinha explicado porque a humanidade precisa de salvação (1.18—3.20); contudo, ele o fez sem uma menção sequer a Adão e Eva. Será que até a ordem pela qual Paulo desenvolve a sua argumentação pode nos ser um exemplo de como apresentar o evangelho? Enquanto Paulo explica a necessidade humana de salvação, a ênfase está em como as pessoas se desviaram individualmente de Deus.

Videogame leva jogadores ao inferno

Videogames situados no inferno não são novidade. Popularizados na década de 1990 com as séries Diablo e Doom, voltaram a ser cenário em God of War I e III. Mais recentemente foi o tema central de Dante’s Inferno, sua premissa sempre foi enfrentar demônios e o próprio Satanás.

domingo, 12 de junho de 2016

As origens históricas do Dia dos Namorados

O dia dos namorados, ou dia de São Valentim, como é chamado em alguns países, é uma das principais datas comemorativas do planeta. A troca de presentes e mensagens entre os casais aquece o comércio e gera cifras colossais em diversos países. No entanto, a celebração nem sempre foi ligada ao comércio. A festividade tem raízes históricas que remontam aos rituais pagãos da Roma antiga.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Fotos de infância das 25 pessoas mais odiadas do mundo

De acordo com Jean-Jacques Rousseau, filósofo proeminente do século 18, todas as pessoas nascem boas e é apenas devido às influências ruins, educação maliciosa e a influência da sociedade corrompida que algumas pessoas tornam-se mais tarde indivíduos maus capazes de coisas terríveis.

30 questões rápidas sobre Cristianismo - 30 respostas concisas

1) Se Deus nos ama tanto e quer que estejamos com ele, por que ele poria nossas almas em risco ao deixar a difusão de sua palavra a cargo de seres humanos falíveis, mentirosos e pecadores? Será que um professor deixaria um dos alunos assumir seu lugar se isto pusesse em risco o futuro da classe?

Interpretação de Mateus 23

Mateus 23

Jesus Denuncia Publicamente os Fariseus. 23:1-39. Algo do conteúdo deste discurso foi usado pelo Senhor anteriormente (Luc. 11:39 e segs.), mas agora ele faz a sua acusação no Templo em Jerusalém, na fortaleza dos seus inimigos.
1-12. Advertência contra os fariseus. Esta porção foi dirigida diretamente para os discípulos, embora na presença da multidão.

O que diz a Bíblia a respeito do dízimo?

A questão do dízimo gera dificuldade e resistência em muitos cristãos. Em muitas igrejas, o dízimo recebe excessiva ênfase. Ao mesmo tempo, muitos cristãos não se submetem à exortação bíblica em ofertar ao Senhor. O dízimo e as ofertas deveriam ser uma alegria, uma bênção. Mas raramente é o que acontece nas igrejas hoje, infelizmente.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Qual é o significado de Deuteronômio 6,5-9?

Este texto ao qual você se refere vem logo depois da segunda promulgação da Lei, que é uma releitura de Ex 20, 1-17, a fim de que o povo ao entrar na terra prometida vivesse de acordo com o que Deus pedia. Por isso mais uma vez precisamos ver o contexto em que o texto está inserido. Antes é preciso perceber que Dt 6,4 é considerado uma das principais advertências ao povo de Israel: Ouve, Israel! É o: Shemá, Israel! Que diariamente os judeus recitam.

domingo, 5 de junho de 2016

8 pessoas que foram relacionadas à imagem do Anti Cristo

A Bíblia diz em 1 João 2:18 “Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora” e é por causa dessa passagem, que muitas conspirações e teorias acabam surgindo a respeito de algumas famosas figuras. Cada qual com o seus motivos, decidimos criar uma lista com os 8 nomes mais cogitados para esse “cargo”.

Exegese do antigo testamento, Malaquias 3,10

Criar uma nova doutrina bíblica utilizando textos fora do contexto é muito fácil. Se tomarmos, por exemplo, Atos 16:30 e 31 isoladamente, poderemos ensinar que basta um dos membros de uma determinada família se converter para que todos os demais estejam salvos, afinal não é isto que Paulo está dizendo? Crê (crê tu. Paulo não está dizendo creiam vocês. Ou crede vós) no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa.

O carimbo de Jezabel


A rainha Jezabel é uma das piores vilãs do Antigo Testamento. Foi descoberto um sinete da esposa de Acabe - que é uma espécie de carimbo pessoal. A análise que confirmou a associação de Jezabel com o sinete, que é feito de opala e está repleto de desenhos e inscrições, foi feita por Marjo Korpel, especialista da Universidade de Utrecht.

Com paciência de detetive, Korpel analisou o sinete e o comparou com outros objetos do mesmo tipo e da mesma época, ou seja, produzidos por volta do ano 850 a.C., quando viveram Jezabel e seu marido Acabe, rei de Israel. Pela distribuição das letras e pela presença de uma pequena área quebrada no objeto, a pesquisadora holandesa estimou que originalmente havia mais duas letras hebraicas no sinete - o suficiente para corrigir o nome de Jezabel.

O que é o fruto do Espírito Santo?


Gálatas 5:22-23 nos diz: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio..." O fruto do Espírito Santo é o resultado da presença do Espírito Santo na vida do Cristão. A Bíblia deixa bem claro que todos recebem o Espírito Santo no momento em que acreditam em Jesus Cristo (Romanos 8:9; 1 Coríntios 12:13; Efésios 1:13-14). Um dos propósitos principais do Espírito Santo ao entrar na vida de um Cristão é transformar aquela vida. É a tarefa do Espírito Santo conformar-nos à imagem de Cristo, fazendo-nos mais e mais como Ele.

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Os Rapazes do Piano

The Piano Guys (Os Rapazes do Piano) é um grupo musical americano composto por Jon Schmidt e Steven Sharp Nelson. Eles ficaram famosos através do YouTube, onde vêm postando vídeos de arranjos e misturas de músicas populares e clássicas, acompanhados de clipes de visual profissional. Seu primeiro álbum foi lançado em dezembro de 2011.

Quem são as Testemunhas de Jeová?

As Testemunhas de Jeová vivem sob um estrito código de moral, baseado na interpretação fundamentalista da Bíblia. Elas são conhecidas pelo seu esforço em fazer conversos através da distribuição da literatura da Torre de Vigia de porta-em-porta.

Como entender a “Árvore da Vida” de Gênesis 2,9?

A “Árvore da Vida” é um dos elementos presentes na descrição que o livro do Gênesis dá do jardim em Éden (2,8 seguintes). A palavra Éden, em hebraico, significa “jardim”. A primeira tradução da Bíblia em grego, a Setenta, traduziu esse termo como “paraíso” e até hoje identificamos “éden” com “paraíso”. Mas essa identificação não deriva da Bíblia. Éden parece efetivamente ser uma região geográfica no livro da Gênesis, mas a sua localização não conhecemos. Alguns exegetas dizem que pode ser comparado à expressão assíria “bit adini”, que significa a região fértil às margens do rio Eufrates. Porém provavelmente a concepção hebraica faz referência à “delícia”, que tem como raiz a palavra hebraica “‘dn”, a mesma raiz. Nos outros livros bíblicos o Éden é o oposto ao deserto e à estepe e é o jardim de Deus (Ezequiel 28,13; 31,9; Isaías 51,3).

quinta-feira, 28 de abril de 2016

As 5 farsas sobrenaturais mais famosas do mundo

Confira abaixo uma lista com 5 casos sobrenaturais que se destacaram em todo mundo e posteriormente foram comprovados como grandes fraudes:

quarta-feira, 27 de abril de 2016

O jugo suave

“Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos.” Certos cristãos judeus foram da Judéia a Antioquia da Síria e ensinaram esta doutrina. Na prática, ensinavam que os gentios precisassem guardar a Lei de Moisés além de obedecer o evangelho de Jesus Cristo (Atos 15:1,5).

Jesus, o Cordeiro de Deus

"Sacrifícios e ofertas tu não quiseste, mas um corpo tu tens preparado para mim; em todos os holocaustos e sacrifícios pelo pecado tu não tens tido prazer. Então eu disse: Eis que me agrada fazer a tua vontade, ó Deus (no rolo do livro está escrito a meu respeito)" [Traduzido da Septuaginta*] (Salmo 40.6-8 – 1000 a.C.).

O que a Bíblia diz sobre bruxaria?

A Bíblia diz que bruxaria e feitiçaria é pecado. Não devemos nos envolver com espíritos malignos nem pedir sua ajuda. Deus não pode ser controlado por feitiços.

O que é bruxaria?

Bruxaria, chamado também de feitiçaria (e que engloba macumba, candomblé e várias outras práticas) é o uso do sobrenatural para manipular pessoas ou acontecimentos. Pode envolver a invocação de espíritos, consultar os mortos e lançar feitiços (ou “fazer trabalhos”). Quando uma pessoa pratica feitiçaria está se envolvendo com demônios, muitas vezes disfarçados como espíritos bons. Pode parecer inofensivo mas é muito perigoso porque é se pôr debaixo do poder do demônio. Não há demônios bons, trabalham todos para o diabo e o seu objetivo é destruir (João 10:10).

A Bíblia deixa muito claro que não devemos nos envolver com bruxaria de maneira nenhuma (Deuteronômio 18:10-13). É também notória a falta de informação na Bíblia sobre as práticas dos feiticeiros naqueles tempos, porque os autores nem queriam guardar sua memória para ninguém voltar a fazer!