quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Quem são os sete espíritos diante do trono de Deus em Apocalipse 1.4?

Apocalipse 1.4 diz: "... A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono". Quem são os sete espíritos?  Representam a terceira Pessoa da Trindade (o Pai e o Filho foram mencionados antes, no v. 2)?

É surpreendente, mas a resposta correta a essa pergunta parece que é sim. (Pode-se conceber a ideia de tratar-se de sete anjos, mas dificilmente poderiam ser os das sete igrejas da Ásia, que são relacionados em separado [v.4].) Como poderia o Espírito Santo ser representado por sete, em vez de um? Bem, a primeira aparição do Espírito Santo em sete facetas ocorre em Isaías 11.2: "O Espírito do SENHOR [1] repousará sobre ele [o Messias], o Espírito que dá sabedoria [2] e entendimento [3], o Espírito que traz conselho [4] e poder [5], o Espírito que dá conhecimento [6] e temor [7] do SENHOR". NO simbolismo bíblico sete é o número da obra perfeita de Deus (cf. Gn 2.2, 3), de modo que "o tronco de Jessé" (Is 11.1) será dotado do Espírito Santo ao iniciar seu ministério messiânico.

Há outra passagem em que ocorre a menção do Espírito em sete facetas, que é Zacarias 3.9: "... vejam a pedra que coloquei na frente de Josué! Ela tem sete pares de olhos...". Nessa passagem há perfeita supervisão, o cuidado providencial de Deus, o Espírito Santo, representado pelos sete olhos gravados na"pedra" (provavelmente uma gema enorme) colocada diante do sumo sacerdote. Aparecem de novo em Zacarias 4.10 e 11: "Pois aqueles que desprezaram o dia das pequenas coisas terão grande alegria ao verem a pedra principal nas mãos de Zorobabel". Então ele me disse: "Estas sete lâmpadas são os olhos do SENHOR, que sondam toda a terra!". O Espírito Santo em sua amorosa providência é prometido para a dedicação do segundo templo que estaria pronto em 516 a.C.

Mas é no Apocalipse que os "sete espíritos" aparecem como indivíduos, não apenas em 1.4, mas em 3.1: "Estas são palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras...". Em 4.5: "...Diante dele [do trono] estavam acesas sete lâmpadas de fogo, que são os sete espíritos de Deus". Em 5.6: "Depois vi um Cordeiro, que parecia ter estado morto, em pé, no centro do trono, cercado pelos quatro seres viventes e pelos anciãos. Ele tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra". Parece haver uma conexão bem definida entre o Espírito em sete facetas de Isaías 11.2 e o de igual úmero em Apocalipse, que representa o Senhor, em disfarce externo de sete espíritos distintos, número apropriado à perfeição de Deus, ao seu cuidado providencial, o tema central de Apocalipse. O livro todo está cheio de simbolismos; portanto, não deveríamos considerar demasiado surpreendente que o número sete represente a unidade, de forma tão extraordinária e impressionante.

Afinal, já vimos como o próprio Cristo de início foi representado em sua glória e ressurreição como o Filho do homem, de cabelos brancos e olhos flamejantes, trajando uma toga longa que lhe encobria os pés de cobre reluzente (1.14, 15); em 5.6 ele é representado pelo Cordeiro, cuja aparência era de quem havia sido morto, dotado de sete chifres e sete olhos. Outra vez temos o simbolismo de sete que representa um; nesse caso, porém, trata-se de Deus, o Filho, em vez do Espírito Santo. De modo semelhante, Satanás é representado por um dragão vermelho, que expele fogo, de sete cabeças e dez chifres (12.3), parecido com seu primeiro-ministro e representante na Terra, a besta de dez chifres, dez diademas e sete cabeças, com semelhança de leopardo, tendo, porém, os pés de urso e a boca de leão (13.2). (No caso de Satanás e do ditador mundial, o número sete representa a declaração vã de possuir o poder perfeito de Deus.)

Assim também a igreja mundana e apóstata é simbolizada por uma prostituta vestida de azul e vermelho, sentada sobre a besta de igual cor (17.3, 4). Os símbolos apresentam não a pessoa, nem o poder cósmico, na aparência real, mas em forma simbólica; o objetivo é ensinar o observador humano (João) algo a respeito das qualidades e características do Espírito Santo. Uma pomba representou o Espírito Santo quando Jesus foi batizado (Mt 3.16), e a diversidade de línguas como que de fogo representou o Senhor no Pentecostes, quando ele deu poder e expressão verbal às testemunhas de Cristo (At 2.3). É provável que houvesse quase 120 línguas semelhantes a tochas, se todos os discípulos do cenáculo estivessem presentes naquela festa (At 1.13, 15). Assim vemos que o Espírito Santo também é simbolizado de maneiras diferentes.

Por Gleason Archer
Fonte: Enciclopédia de Temas Bíblicos

13 comentários:

  1. Povo, a Bíblia é um livro totalmente Espiritual, para vcs compreende-la deve-se conecta-se em Espírito. Na real o Majestoso Espírito Santo do Senhor Ele é o que revela seus Mistérios. Se ligue com Ele, e vc verá a Gloria de Deus sobre a tua Vida.

    ResponderExcluir
  2. Isaias 11.2 nao consegui contar sete espíritos descrito, pois nao se tem virgulas entre um e outro q vc contou, portanto se refere ao mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero lembrar lhe irmão que a bíblia foi escrita em Hebraico e não existe pontuação no original Palo Hebraico.
      Portanto sua tese que não tem virgula não procede.

      Excluir
  3. Oséias 4; v 6; O povo perece por faltar conhecimento; estudando a bíblia diariamente com o espírito de sabedoria, Deus vai abrir a mente e vai te revelar a verdade.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o estudo explicação perfeita!

    ResponderExcluir
  5. o reino de deus esta aqui e niguem realmente ve ,aposto se hesistir algum ser com a semelhança de jesus voceis o matariam de novo,paz para quem tem paz e guerra para quem tem guerra ,

    ResponderExcluir
  6. o reino de deus esta aqui e niguem realmente ve ,aposto se hesistir algum ser com a semelhança de jesus voceis o matariam de novo,paz para quem tem paz e guerra para quem tem guerra ,

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, irmão! Me ajudou muiiito!

    ResponderExcluir
  8. Deus abençoe muito. Grande revelação.

    ResponderExcluir
  9. Deus abençoe muito. Grande revelação.

    ResponderExcluir
  10. A paz a todos, um maravilhoso estudo e muito esclarecedor, obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Gostei do estudo achei interesante acredito sim q possa ser oq o irmao disse deus abençoe varao

    ResponderExcluir