sábado, 12 de julho de 2014

Examinem os espíritos (1 João 4.1-3)

“Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus; mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo.” (1 João 4:1-3)

Como podemos examinar os espíritos para distinguir entre o espírito da verdade e o espírito do erro? Como podemos discernir entre as doutrinas de Deus e as doutrinas de demônios? Paulo ensina a Timóteo que: “O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada” ( 1 Timóteo 4:1-2).

É um mandamento de Deus que não devemos crer em todo espírito, mas que nós devemos provar se os espíritos são de Deus.

Todo cristão, e especialmente cada pastor, tem a responsabilidade de testar os espíritos de todo modismo religioso ou mudança que tenta invadir a igreja. Esta não é uma opção, é um mandamento. Precisamos ser como os bereanos que “eram de caráter mais nobre do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande avidez, e examinavam as Escrituras todos os dias para ver se o que Paulo dizia era verdade.” (Atos 17:11)

O Apóstolo Paulo escreveu com freqüência das igrejas sendo infiltradas por alguns professores que tinham seguido depois dele, imitando sua pregação e seu evangelho em muitos aspectos, mas acrescentando a estas os seus próprios ensinamentos. O resultado foi muitas vezes confusão nas igrejas, e pior ainda, o afastamento da fé. O apóstolo não hesitou em expor essas coisas como as obras do diabo, o pai da mentira.

Ele nos adverte de falsos mestres com estas palavras: “Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo. Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem.” - 2 Coríntios 11:13-15.

Aqui estão algumas perguntas chaves com base na palavra de Deus, que devemos perguntar para determinar se uma pessoa é um legítimo cristão. Elas são seguidas por apenas algumas passagens nas Escrituras que atestam a veracidade da resposta a cada pergunta.

VOCÊ ACREDITA:


  •     Que Jesus Cristo é o ÚNICO caminho para o Céu? (João 14:6)
  •     No nascimento virginal de Jesus Cristo? (Isaías 7:14)
  •     Que Jesus é Deus Todo-Poderoso? (Isaías 9:6; João 1:1-3, 14; 10:33, 1 Timóteo 3:16; Colossenses 2:09, Apocalipse 1:8)
  •     Que Jesus é o Filho de Deus? (João 3:16)
  •     Que Jesus morreu na cruz? (João 19:23; Hebreus 12:2)
  •     Que Jesus foi sepultado e ressuscitou fisicamente depois de três dias? (1 Coríntios 15:1-4)
  •     Que Jesus ascendeu corporalmente ao céu depois de Sua ressurreição? (Atos 1:9)
  •     Que é o sangue de Jesus que tira nossos pecados? (Colossenses 1:14; 1 João 1:7; Apocalipse 7:14)
  •     Na Divindade (Trindade): Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo? (Gênesis 1:26, 3:22; 1 Coríntios 8:8; Filipenses 2:11; Mateus 28:19-20)
  •     Que Jesus é um membro da Trindade, igual em todas as capacidades? (Colossenses 2:9)
  •     Que Jesus é perfeito, e que nunca pecou nem uma vez? (2 Coríntios 5:21; Hebreus 4:15)
  •     Que Jesus existiu na forma preexistente, antes de vir para a terra? (João 8:58; Apocalipse 1:8)
  •     Na morte substitutiva de Jesus Cristo na cruz, que morreu em nosso lugar? (I saiah 53:5; 1 Pedro 2:24)
  •     Que o inferno é um lugar literal que arde com fogo, para punir todos os que rejeitam Cristo? (Mateus 5:29-30; Mateus 10:28; 2 Tessalonicenses 1:8; Apocalipse 20:11-15)
  •     Em um céu literal, para aonde os salvos vão? (1 Reis 8:30; João 14:1-2; 2 Coríntios 5:8; Filipenses 3:20-21)
  •     Que Jesus Cristo é o Criador do universo? (João 1:1-3; Colossenses 1:16)
  •     Que Jesus Cristo sempre existiu? (Apocalipse 1:8; João 1:1; Hebreus 7:3)
  •     Que o trabalho de expiação de Cristo está completamente terminado? (Hebreus 9:26)
A resposta a cada pergunta acima tem de ser um confiante “SIM!”

Infelizmente, a maioria da população do mundo não passa os testes acima. Há MUITO engano hoje em dia, muitos falsos mestres ou seja anticristos e muitos mentirosos. A única verdadeira maneira de saber se eles são de Deus ou não é de escrutinar os seus ensinamentos com a Luz da Palavra de Deus.

Lembre-se: “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá” e ele sega as conseqüências do que ele acredita.


Fonte: http://mvmportuguese.wordpress.com/2011/10/17/1-joao-41-3-examinem-os-espiritos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário