As estratégias da publicidade para atingir suas metas podem ser totalmente desleais com seu público alvo. Não é de hoje que mensagens subliminares são inseridas em músicas, propagandas e programas de televisão.
A MTV foi acusada dessa ação e até hoje é alvo de críticas em diversos sites. A emissora costumava apresentar comerciais com animação rápida, pouco compreendida pela população comum.
Quando se observava cada frame, era possível ver a apresentação de imagens fortes, totalmente diferentes da real mensagem de uma simples vinheta de televisão. Segundo o Estadão , a emissora foi condenada a pagar multa após quatro jovens comunicarem o Ministério Público que encontraram mensagens sadomasoquistas em uma vinheta.
Propaganda MTV em slow motion
Outro caso de mensagem subliminar que foi destaque entre a década de 80 e 90 foi a série britânica 'Max Headroom', que apresentava um repórter digitalizado, com fundo em cromaqui e uma voz distorcida. Em alguns instantes, mal era possível compreender a mensagem, no entanto, fala-se da associação do programa com o objetivo de venda publicitária de refrigerantes.
Recentemente o SBT tem recebido críticas com relação à inserção de mensagens subliminares em sua programação. Um pouco diferente de outros casos, que usam a associação da mensagem subliminar ao prazer, violência ou coisas bizarras, a emissora tem inserido campanhas de seus próprios produtos na sua programação. As imagens de produtos da Jequiti e novela 'Carrossel' foram apresentadas em diversos formatos ocultos em sua grade.
O caso mais comentado na mídia digital foi a clara inserção do produto da Jequiti nos 3 primeiros segundos do programa infantil, como mostra o vídeo baixo.
No entanto, há mensagens e estímulos visuais não percebidos em outros programas da emissora. É o caso da inserção da mensagem da novela 'Carrosse'l que aconteceu duas vezes no vídeo baixo.
Há duas inserções, no sexto e sétimo segundo do vídeo. A última inserção só é possível ver quando se passa o vídeo lentamente, ou em programas de edição audiovisual, a duração é de menos de 0,5 segundo.
Para quem não entende os efeitos das mensagens subliminares, é válido considerar que elas são estímulos que o cérebro humano capta de modo não consciente. É considerada subliminar toda e qualquer mensagem que recebemos e não percebemos. Esses estímulos podem ser visuais e sonoros.
Segundo um estudo divulgado pelo Inserm ( Instituto Nacional de Pesquisa Médica ), é possível condicionar as atitudes dos indivíduos através do uso de mensagens subliminares. No entanto, o pesquisador Mathias Pessiglione afirma que a publicidade tradicional é mais efetiva.
Fonte: Yahoo Notícias
A MTV foi acusada dessa ação e até hoje é alvo de críticas em diversos sites. A emissora costumava apresentar comerciais com animação rápida, pouco compreendida pela população comum.
Quando se observava cada frame, era possível ver a apresentação de imagens fortes, totalmente diferentes da real mensagem de uma simples vinheta de televisão. Segundo o Estadão , a emissora foi condenada a pagar multa após quatro jovens comunicarem o Ministério Público que encontraram mensagens sadomasoquistas em uma vinheta.
Propaganda MTV em slow motion
Outro caso de mensagem subliminar que foi destaque entre a década de 80 e 90 foi a série britânica 'Max Headroom', que apresentava um repórter digitalizado, com fundo em cromaqui e uma voz distorcida. Em alguns instantes, mal era possível compreender a mensagem, no entanto, fala-se da associação do programa com o objetivo de venda publicitária de refrigerantes.
Recentemente o SBT tem recebido críticas com relação à inserção de mensagens subliminares em sua programação. Um pouco diferente de outros casos, que usam a associação da mensagem subliminar ao prazer, violência ou coisas bizarras, a emissora tem inserido campanhas de seus próprios produtos na sua programação. As imagens de produtos da Jequiti e novela 'Carrossel' foram apresentadas em diversos formatos ocultos em sua grade.
O caso mais comentado na mídia digital foi a clara inserção do produto da Jequiti nos 3 primeiros segundos do programa infantil, como mostra o vídeo baixo.
No entanto, há mensagens e estímulos visuais não percebidos em outros programas da emissora. É o caso da inserção da mensagem da novela 'Carrosse'l que aconteceu duas vezes no vídeo baixo.
Há duas inserções, no sexto e sétimo segundo do vídeo. A última inserção só é possível ver quando se passa o vídeo lentamente, ou em programas de edição audiovisual, a duração é de menos de 0,5 segundo.
Para quem não entende os efeitos das mensagens subliminares, é válido considerar que elas são estímulos que o cérebro humano capta de modo não consciente. É considerada subliminar toda e qualquer mensagem que recebemos e não percebemos. Esses estímulos podem ser visuais e sonoros.
Segundo um estudo divulgado pelo Inserm ( Instituto Nacional de Pesquisa Médica ), é possível condicionar as atitudes dos indivíduos através do uso de mensagens subliminares. No entanto, o pesquisador Mathias Pessiglione afirma que a publicidade tradicional é mais efetiva.
Fonte: Yahoo Notícias
Há muitos anos atrás, o SBT possuía programas criativos e programação interessante. Hoje é uma emissora que me faz lembrar uma casa velha com piso de taco e paredes emboloradas. Eles ainda insistem em por o "carlitos teves" em sua programação, apelam para o sensacionalismo, repetem várias vezes a mesma coisa achando que vai dar sucesso... E... usam estas técnicas ridículas de mensagem subliminar na esperança de conseguirem alguma coisa.
ResponderExcluirEm uma época em que se cobra mais qualidade na programação da TV aberta, e que cada vez mais as pessoas têm acesso a TV por assinatura, o SBT parece ter parado no tempo e talvez terá o mesmo destino da rede manchete, ou se tornará uma segunda Rede TV.
É lamentável isso. É a afirmação da própria incompetência.
ResponderExcluirExiste uma banda de Rock muito popular em São Paulo chamada Excomungados, eles usaram mensagem subliminar de teor sexual no disco Expulsos do Purgatório para vender mais, e em uma de suas musicas existe uma mensagem escondida com os dizeres: Juntem-se á rebelião e queimem as Igrejas! Obs: O Vocalista Pekinez Garcia é amigo pessoal de Zé do Caixão e Toninho do Diabo!
ResponderExcluirMes passado tava assitindo Harr Potter no sbt com meu namorado, quando vi uma tela toda branca, com o nome "Baú da felcidade", bem rápido, coisa de milésimos de segundos, eu pergntei ao meu namorado se ele viu, ele disse que não, mas eu consegui perceber. tive medo '-'
ResponderExcluirNossa, isso acontece comigo mas é quando estou assistindo com minha avó, ela nunca vê, só eu!
ExcluirDaria porfavor para tirarem a filha do Silvio santos só BOM DIA E C&A pq poxa não gostei e meu irmãozinho menos ainda ela já está velha para um programa de crianças poxa contratem criaças para colocarem no BOM DIA E C&A NO LUGAR SESSA VELHA 👵 Nenhuma criança gosta de ver uma velha fazer um programa de desenho
ResponderExcluirIsso acontece prq VC já está entregue ao...
ResponderExcluir