A Sociedade Torre de Vigia proibiu a celebração de aniversários entre seus membros, usando como "base bíblica" as passagens abaixo:

"Ao terceiro dia, o dia natalício de Faraó, que este deu um banquete a todos os seus servos. ...Mas ao padeiro-mor enforcou..." (Gênesis 40:20-22)

"Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes... e mandou degolar a João no cárcere." (Mateus 14:6-10)

Sua ideia é que a palavra aniversário aparece na Bíblia apenas em referência a Faraó do Egito e ao rei Herodes da Galiléia. Ambos eram pagãos e decretaram a morte de alguém em conexão com as celebrações.

Já que nenhum homem de fé foi mencionado na Bíblia como tendo celebrado seu aniversário, mas apenas homens iníquos, as testemunhas de Jeová dos nossos dias não devem ter permissão para celebrar aniversários - esta é a argumentação usada pela Torre de Vigia (Reasoning from the Scriptures, 1989, págs.68,69).

É PECADO COMEMORAR ANIVERSÁRIOS?

Essas passagens provam que as comemorações de aniversários são malignas?

Interpretar as passagens desse modo é "culpa por associação". Tudo o que Gênesis 40.20-22 e Mateus 14:6-10 provam é que aquele faraó e Herodes eram malignos, e não que os aniversários sejam malignos.

Faraó também fez algo bom em seu aniversário — declarou anistia ao copeiro-mor (Gn 40.21). Mas seria igualmente tolo alegar que os aniversários são bons ba­seando-se nos bons feitos de faraó, como seria tolo ale­gar que são maus baseando-se nos feitos maus de faraó.

Portanto, vemos que a assim chamada "base bíblica" das Testemunhas de Jeová para proibir a celebração de aniversários pelo povo de Deus é sem fundamento. Faraó e o rei Herodes eram juízes arbitrários e homens violentos. Tais monarcas eram acostumados a executar as pessoas em qualquer ocasião e não apenas durante a celebração de seus aniversários.

Além do mais, não existem nas Escrituras mandamen­tos para comemorar aniversários e nem mandamentos contra essa prática. Não há razão para que não sejam comemorados, como todas as outras coisas, "para a gló­ria de Deus" (1 Co 10.31).

Não há nada errado em dar a devida honra a outro ser humano. A Bíblia diz: "Dai a cada um o que deveis... a quem [é devida] honra, honra" (Rm 13.7) Já que numa festa típica de aniversário não se presta um culto a outro ser humano, não há razão que nos impeça de honrar os aniversariantes nessa ocasião.

DISCIPLINANDO TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Vale a pena notar que, como em outros ensinamentos, não se deixa que uma testemunha de Jeová leia individualmente a Bíblia e chegue a conclusão de que aniversários são malignos. Ao invés disso, a liderança promulga esta interpretação oficial e em alguns casos usa procedimentos disciplinares para impor essa política as testemunhas de Jeová.

O Ex-Testemunha de Jeová, David A. Reed, conta em um de seus livros que certa vez, um ancião das Testestemunhas de Jeová de seu relacionamento em Massachusetts, Estados Unidos, decidiu enviar um cartão de aniversário ao seu filho (que não era testemunha de Jeová), mas a sua esposa relatou o fato aos anciãos locais. Eles, então, o intimaram a comparecer perante um Comitê Judicial a portas fechadas e o submeteram a julgamento por sua ofensa. Este senhor, de 70 anos de idade, os desafiou a mostrarem-lhe um versículo bíblico que proibisse o envio de cartões de aniversário. Mas o Comitê prosseguiu com o julgamento e o desassociou baseando-se nas leis da Sociedade Torre de Vigia. Agora, os seus parentes que são testemunhas de Jeová se recusam a recebê-lo em suas casas e as testemunhas de Jeová que o encontram na rua se desviam dele, sem nem mesmo cumprimentá-lo.

Como uma pessoa que envia um cartão de aniversário, ou pais que fazem um bolo com velas para uma festa infantil podem ser acusados de seguir o exemplo daqueles homens assassinos?

CRENTES CELEBRANDO O DIA DE NASCIMENTO

Embora a expressão aniversário natalício, propriamente dita, apareça apenas em conexão com Faraó e Herodes na maioria das traduções, alguns cristãos acreditam que a Bíblia contém referência a tais celebrações em famílias devotas a Deus:

Em Jó 1:4, se diz do patriarca da família:

"E seus filhos foram e realizaram um banquete na casa de cada um deles no seu próprio dia; e mandavam convidar as suas três irmãs para comerem e beberem com eles" (Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, grifo acrescentado).

Este "seu próprio dia" refere-se ao aniversário de cada um, o que se torna claro quando lemos mais adiante:

"Foi depois disso que Jó abriu a boca e começou a invocar o mal sobre o seu dia. Jó respondeu então e disse: pereça o dia em que vim a nascer..." (Jó 3:1-3, Tradução do Novo Mundo, grifo acrescentado).

A paráfrase feita pela Bíblia Viva de Jó 1:4,5, expressa esta ideia:

"A cada ano, quando os filhos de Jó faziam aniversário, eles convidavam seus irmãos e irmãs para a celebração em suas casas. Nestas ocasiões, eles comiam e bebiam com grande alegria. Quando essas festas de aniversário terminaram..." (Tradução livre).

Até mesmo a tradução da Torre de Vigia revela que o nascimento de João Batista foi celebrado, quando registra sua anunciação feita por um anjo:

"E terás alegria e grande regozijo, e muitos se alegrarão com o seu nascimento" (Luc. 1:14, Tradução do Novo Mundo).

Se o nascimento de João Batista foi uma ocasião de regozijo e se os filhos do fiel Jó celebravam seus aniversários, o fato de que Faraó e Herodes também celebraram seus aniversários não pode ser logicamente usado como base para proibir festas de aniversário entre aqueles que crêem na Bíblia hoje.

Lembre-se, nosso Deus é um Deus de festa! Veja quantas festas o SENHOR ordenou aos Israelitas (Lv 23). Quando alguém nasce de novo há festa no céu! A Igreja nasceu em dia de festa, e espera seu Salvador para celebrar uma grande festa no céu! Amém!

Hélio S. Júnior


Extraído de  http://desafioscristao.blogspot.com.br

Fontes: 
As Testemunhas de Jeová Refutadas Versículo por Versículo - David A. Reed (Ex-Testemunha de Jeová)
Resposta as Seitas - Norman G. Geisler e Ron Rhodes - CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus

10 comentários:

  1. Aqui mostra que tudo que vc escreveu não procede: https://www.jw.org/pt/testemunhas-de-jeova/perguntas-frequentes/aniversarios/

    ResponderExcluir
  2. Será que os filhos de Jó celebravam aniversários? Não. As palavras para “dia” e para “aniversário” no idioma original são diferentes, cada uma tendo seu próprio significado. (Gênesis 40:20) Em Jó 1:4, a palavra “dia” é usada para indicar um intervalo de tempo desde o nascer do sol até o pôr-do-sol. Os sete filhos de Jó aparentemente faziam todo ano uma reunião em família que durava sete dias. Cada dia a reunião era realizada na casa de um filho diferente, que seria o anfitrião do banquete “no seu próprio dia”.

    ResponderExcluir
  3. Quando os filhos de Jó “realizaram um banquete na casa de cada um deles no seu próprio dia”, não se deve supor que celebravam seu aniversário natalício. (Jó 1:4) “Dia”, neste versículo, traduz a palavra hebraica yohm, e refere-se a um período de tempo desde o nascer até o pôr do sol. Por outro lado, “aniversário natalício” corresponde a duas palavras hebraicas, yohm (dia) e hul ·lé·dheth. A diferença entre “dia” e o dia do natalício de uma pessoa poderá ser observada em Gênesis 40:20, onde aparecem ambas as expressões: “Ora, o terceiro dia [yohm] resultou ser aniversário natalício [literalmente, “o dia (yohm) do nascimento (hul·lé·dheth) de Faraó].” De modo que é certo que Jó 1:4 não se refere a um aniversário natalício, como é inquestionavelmente o caso de Gênesis 40:20. Parece que os sete filhos de Jó realizavam uma reunião familiar (possivelmente uma festa da primavera ou da colheita), e, ao passo que as festividades prosseguiam em rodízio por uma semana, cada filho era anfitrião do banquete em sua própria casa “no seu próprio dia”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alberto.
      Boa tarde, independente da sua colocacao fazer jus ou nao, isto não é motivo para que as testemunhas de Jeová os coloquem numa luz negativas tais eventos, pois o objetivo dessas ocasiões é normalmente reunir amigos e parentes como forma de parabenizar o aniversariante por mais um ano alcançado.
      O próprio nascimento de Cristo foi comemorado com alegria pelos anjos.Os que procuram fazer uso do evento até como forma de agradecer a Deus é salutar,do contrário, as tjs mulheres não deveria nem sequer fazer uso do batom e da maquiagem os quais as suas origens e costumes têm origem no paganismo.
      Sinceramente, há tantas coisas desnecessárias pelas quais o CG as impõem como se fosse mandamentos de Deus e devido a falta de liberdade cristã as tjs acabam por aceitar isso.Lamento....

      Excluir
  4. Nós testemunhas de Jeová, além da biblia também usamos princípios, bom senso e consciência. Lealdade a Jeová não se explica, se vive!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho um parente testemunha de Jeová não participa de nenhum evento de familia totalmente ausente ele e seus filhos .será que Jesus aprova .

      Excluir
    2. Fui abandonada por minha mãe,tenho mais 3 irmãos,minha mãe é totalmente ausente de nós,
      Nos sentimos estranhos,queria ter nascido de outra mãe.
      Não acho que Jeová como eles pregam cheio de amor gostaria de que uma mãe não tivesse comunhão com sua família.
      Eles esperam uma nova terra,acho que minha mãe ficará de fora,ou vai morar numa casa sozinha.
      Ninguém da família é tj.
      Ela nunca foi na casa dos filhos vive dentro de casa só sai pra pro salão deles,ou para aquelas reunioes distantes.
      Jeova ama as famílias ele jamais quer ver uma família destruturada.
      Sinto falta dela aqui em casa,meus irmãos também.
      Tenho uma tristeza muito grande dentro de mim me sinto culpada por deixado tj ter entrado na nossa casa.hoje graças a Jesus Cristo sou salva pela graça amo meus filhos e o meu Deus sou grata a ele por tudo que me deste.
      Que exemplo eu teria como cristão se não sou uma boa mãe?

      Excluir
    3. Beber pode né? Tjs hipocritas

      Excluir
  5. Nosso Deus é um Deus de festa de alegria, quando alguém nasce espiritualmente há festa no céu e quando nasce fisicamente o nascimento de João Batista foi celebrado, quando é registrado sua anunciação feita por um anjo:

    "E terás alegria e grande regozijo, e muitos se alegrarão com o seu nascimento" (Luc. 1:14, Tradução do Novo Mundo). Temos que celebrar e agradecer a Deus por cada ano que Deus Jeová nos abençoou!!!

    ResponderExcluir

Tags

10 Mandamentos 1Coríntios 1Reis 1Samuel 1Tessalonicenses 1Timóteo 2Coríntios 2Reis 666 Aborto Abraão Adão Adultério Adventismo Alá Albert Einstein Aleluia Allan Kardec Alma Amalequitas Ameaça Amizade Amor Aniquilacionismo Aniversário Anjos Anti Cristo Antigo Testamento Apocalipse Apócrifos Apologética Apóstolos Arca de Noé Arminianismo Arqueologia Arrebatamento Arrependimento Árvore da Vida Ateismo Baruque Bate-Seba Batismo Benção Besta Bíblia Big Bang Bizarro Blasfêmia Bode Bode Expiatório Bondade Bruxas Budismo Caim Calvinismo Candomblé Cântico dos Cânticos Caridade Carma Carnaval Carne Casamento Catolicismo Cavaleiros do Apocalipse Celebridades Céu Ciência Cientologia Cinema Circuncisão Ciúmes Classe Social Coliseu Colossenses Condenação Confissão Positiva Confucionismo Conhecimento Conhecimento Histórico Coração Cordeiro Corpo Corpus Christi Cosme e Damião Cotidiano Covid-19 Crenças Crentes Criacionismo Crianças Criminosos Cristão Cristianismo Crucificação Cruz Culpa Cura Curiosidades Daniel Darwin Davi Decepção Demônios Desenhos Deus Deuteronômio Devocional Diabo Dificuldades Bíblicas Dilma Rousseff Dilúvio Dinossauros Disney Dízimos e Ofertas Doenças Dons Espirituais Doutrinas Dr. Fritz Dúvidas Eclesiastes Éfeso EG White Egito Elanã Eliseu Erros Esperança Espiritismo Espírito Santo Esportes Estudos Bíblicos Evangelho Evangelho de João Evangelho de Lucas Evangelho de Marcos Evangelho de Mateus Evangelismo Evolucionismo Existencialismo Êxodo Ezequiel Facebook Falsos profetas Famosos Fanatismo Fantasmas Faraó Farsas Fatos Filantropia Filmes Filosofia Fim dos Tempos Física Fome Força Fraqueza Gaio Gálatas Ganância Gênesis Gideão Glória Golias Graça Hamas Hebreus Heresias Heróis Homem Homossexualismo Humilhação Igreja Igreja Evangélica Igreja primitiva Imagens Incenso Infantil Infarto Inferno Inquisição Insetos Interessante Internet Invocação Isaías Islamismo Israel Jardim do Éden Jeremias Jesus Cristo Jezabel João Batista João Calvino Jogos John Piper Jonas Josué Jovem Rico Jovens Judá Judaísmo Judas Judas Iscariotes Judeus Ladrão Laodicéia Leão Lei Leitura Levítico Liberdade Línguas Estranhas Listas Livro de Jó Livros da Bíblia Lua Lúcifer Lucro Lutero Mal Malaquias Maldade Maldição Maldições Hereditárias Manassés Maomé Marca Marca da Besta Marco Feliciano Maria Meditações Médium Medo Melquisedeque Mentira Microcefalia Milagres Mirra Mitos Moisés Mormonismo Morte Motivacional Muçulmanos Mulheres Múmias Musica Namoro Natal Nefilins Neopentecostal Nero Noé Noticias Novela Novo Testamento Números Obelisco Ocultismo Ódio Oração Oráculos Orgulho Orixás Oséias Ouro Ovelhas Paganismo Pai Papa Para Refletir Parábolas Páscoa Paulo de Tarso Paz Pecado Pedofilia Pedro Pentateuco Perguntas Perseguição Pobreza Poder Polêmica Política Poltergeist Possessão Demoníaca Predestinação Preguiça Profecia Profetas Protestantismo Provações Psicologia Puá Purgatório Raabe Raul Seixas Rede Globo Redes Sociais Reforma Protestante Reis Religião Ressurreição Revolução Riqueza Rocha Roma Rosa de Saron Sábado Salmos Salomão Salvação Samaritanos Sangue Santos São Jorge Satanás Satanismo Saúde Saul SBT Segunda Vinda Seio de Abraão Seitas Semana Santa Senaqueribe Sentimento Sete Espíritos Sexualidade Sifrá Sinais Síndrome Sinistro Síria Sobrenatural Socialismo Sol Sonhos Stephen Hawking Subliminar Sugestões Suicídio Taoismo Televisão Templo de Salomão Teologia Teologia da Prosperidade Terapia Holística Terra Terra Prometida Testemunhas de Jeová Textos Transformação Trindade Trono Tutancâmon Twitter UFO Universalismo Universo Verdade Vida Vídeos Violência Vírus Youtube Zacarias