Jesus fez Pedro Papa?
Não, Jesus não fez Pedro Papa. Pelo contrário, Ele disse que ninguém devia querer ser maior que os outros. Segundo Jesus, liderança é servir os outros, não mandar neles.
Quem diz que Jesus fez Pedro Papa usa três trechos da Bíblia: 1) Mateus 16:17-19, onde Jesus chama Simão de Pedro; 2) Lucas 22:31-32, em que Jesus manda Pedro fortalecer seus irmãos; e 3) João 21:15-17, quando Jesus diz para Pedro cuidar de suas ovelhas.
Jesus não coloca Pedro como chefe no texto de Mateus. Pedro tem uma parte importante na fundação da igreja mas quem a edifica é Jesus. Jesus é a pedra de esquina, fundamental para a igreja, não Pedro. O próprio Pedro disse que todos os crentes são pedras na construção da igreja! Jesus não deu as chaves do Reino só a Pedro. Em Mateus 18:18, Ele dá a mesma autoridade a todos os discípulos, a autoridade de anunciar o evangelho e pedir coisas de Deus.
O trecho de Lucas é um aviso. Jesus sabia que Pedro O iria negar (diz isso nos próximos versículos) e que iria ter uma crise de fé. Por isso orou por ele, para que não fosse vencido pelo diabo. Fortalecer os irmãos é uma coisa que todo o crente deve fazer, não é função exclusiva do Papa.
Na passagem em João, Jesus não manda Pedro ser o chefe de todos. Ele diz para cuidar de suas ovelhas (discípulos). Todo o líder deve cuidar dos outros discípulos. Nesta conversa Jesus está restaurando Pedro à sua posição de apóstolo, que ele negou quando negou Jesus.
Há evidência que Pedro foi Papa?
Não, a evidência indica que Pedro não foi Papa. Ele foi um apóstolo importante por ser ousado e o seu ministério foi essencial na fundação da igreja. Mas as diferentes igrejas locais eram bastante independentes e durante cerca de 300 anos não houve nenhum líder supremo. A Bíblia tem muitas provas que Pedro não era Papa nem era reconhecido como Papa:
Pedro era presbítero – ele não dizia que era superior aos presbíteros, antes disse que eram seus iguais (1 Pedro 5:1). O Papa é o líder supremo da Igreja Católica, acima de todas as outras autoridades.
Pedro prestava contas à igreja – ele não estava acima de toda autoridade e, quando foi criticado por comer com gentios, ele se explicou aos outros apóstolos e à igreja (Atos dos Apóstolos 11:1-4). Isso prova que suas atitudes não eram sempre aceites como indiscutíveis.
Pedro normalmente estava acompanhado de outros apóstolos – por exemplo, no Pentecostes Pedro “levantou-se com os Onze”. Pedro muitas vezes era o porta-voz do grupo, porque tinha facilidade para falar. Mas isso não significa que era o chefe (Arão falava por Moisés e não era o chefe).
Pedro não era infalível – mesmo depois do Pentecostes Pedro cometia erros. Em certa ocasião, Paulo o repreendeu publicamente por ter uma atitude hipócrita (Gálatas 2:11-13). O Papa é suposto ser infalível.
Pedro tinha esposa – Jesus curou a sogra de Pedro e, anos mais tarde, Paulo mencionou que Pedro viajava com sua esposa (1 Coríntios 9:5).
Paulo era mais famoso – os judeus e romanos pensavam que Paulo era o líder supremo da igreja, não Pedro (Atos dos Apóstolos 24:5). Se Pedro fosse o líder, acima de todos os outros, os governantes teriam notícias disso.
Fonte: https://www.respostas.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário
Click to see the code!
To insert emoticon you must added at least one space before the code.