Há muitos irmãos que, infelizmente, pela falta de um minimo interesse de conhecer as Escrituras, saem por ai repedindo frases que ouviram por terceiros e com a plena convicção de que elas estão realmente escritas na Bíblia, o que não é verdade. Não é por que uma frase faz sentido que nós devemos abraça-la e crer que ela saiu da boca de Deus. Vai um alerta para todos aqueles que adoram utilizar bordões prontos e tem preguiça de ler a Bíblia, para todos estes citamos apenas um versículo que está de fato nas Escrituras: "O meu povo perece por falta de conhecimento. (Oséas 4:6)"



"O POUCO COM DEUS É MUITO".

Há pregadores citando essa frase como se fosse bíblica. É verdade que a matemática de Deus é diferente, pois quanto mais se tira tanto mais é acrescentado (“Um dá liberalmente, e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo, e se empobrece. Pv 11.24”).
 Todavia, conquanto a frase em questão seja correta, não está registrada no Livro Sagrado.

"ATÉ 1000 IRÁ; DE 2000 NÃO PASSARÁ"

Muitos "profetas" a usaram para alertar acerca da iminente volta de Cristo, antes ou durante o ano 2000. Mas o que a Bíblia realmente diz acerca da vinda de Jesus? As palavras de Cristo quanto ao Arrebatamento da Igreja são mais do que claras: "... daquele dia e hora ninguém sabe..." (Mt 24:36). Leia também Atos 1:7, I Tessalonissenses 5:1 e II Pedro 3:8.

"DA SEMENTE DA MULHER LEVANTAREI UM QUE ESMAGARÁ A CABEÇA DA SERPENTE"

O texto de Gn 3:15 não diz o que está acima, veja:
"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar".
Não se utiliza o termo esmagar em Gênesis, o que seria uma destruição final de Satanás, mas sim em Rm.16:20:
"... o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo de vossos pés"

"DEUS CEGOU OS ENTENDIMENTOS DOS INCRÉDULOS"

A Bíblia diz: "... o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" (II Co 4:4)

"DIGA-ME COM QUEM TU ANDAS, E EU TE DIREI QUEM ÉS"

Este versículo não existe, embora o livro de Provérbios traz a ideia:
"O homem violento persuade o seu companheiro, e guia-o por caminho não bom" (Pv 16:29)

"É DANDO QUE SE RECEBE"

Acredito que as pessoas que mencionam este pseudo-versículo, o confundem com o seguinte:
Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. At. 20:35

"QUEM COM FERRO FERE, COM FERRO SERÁ FERIDO"

Essa frase, empregada para enfatizar a justiça de Deus, não está registrada na Bíblia Sagrada. É uma deturpação das palavras de Jesus a Pedro: "Mete no seu lugar a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão" (Mt 26.52).

"EU VENCI O MUNDO, E VÓS VENCEREIS"

João 16:33 diz: "Tenho-vos dito isto para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo".
Não está no texto: "e vós vencereis"

"O AMOR ENCOBRE UMA MULTIDÃO DE PECADOS"

Essa frase possui um acréscimo sutil, o prefixo "en", capaz de torcer a mensagem bíblica. Encobrir significa esconder, ocultar. E, de acordo com a Bíblia, "O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará" (Pv 28.13). É preciso atentar para o que realmente as Escrituras dizem: "... o amor cobrirá uma multidão de pecados" (1 Pe 4.8).
Cobrir, neste versículo, quer dizer perdoar.
Como também no Salmo 32:
"Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto" (v. 1);
Já com relação a encobrir, vejamos o que diz a Palavra:
"Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri" (v. 5).

"O DINHEIRO É A RAIZ DE TODOS OS MALES"

O dinheiro é importante e precisamos dele para a nossa manutenção. O errado é pôr o coração nele (Mt 6.19-21). Paulo não condenou o dinheiro, mas sim a ganância e a avareza: "Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores" (1 Tm 6.10).

"A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS."

Quando Jesus andou na terra, a opinião do povo a seu respeito era variada. Uns o consideravam pecador (Jo 9.16) ou endemoninhado (Mt 12.24), e outros criam que era um profeta (Mt 16.13,14). Enquanto isso, a voz de Deus ecoava: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo" (Mt 3.17). A voz do povo não é a voz do Senhor.

"OS VICIADOS NÃO HERDARÃO O REINO DE DEUS"

Qualquer leitor sincero da Bíblia será capaz de entender que Deus não aprova o vício, mas a questão é que não existe este “versículo” supracitado.

"QUEM NÃO VEM PELO AMOR, VEM PELA DOR"

Não existe este “versículo”, embora a ideia possa ser verdadeira.
O sofrimento muitas vezes é um instrumento eficaz para conduzir o homem ao arrependimento.

"MENTE VAZIA, OFICINA DO DIABO". 

De fato, a pessoa que não ocupa a sua mente com as "coisas que são de cima" (Cl 3.1,2) acaba ficando vulnerável aos ataques do adversário. Como ser espiritual, ele tem influência sobre a mente dos incrédulos (2 Co 4.4). Segue-se que a frase é apenas apropriada para ilustrar o papel do diabo como tentador, não devendo ser usada com um versículo sagrado.

"NÃO CAI UMA FOLHA DE UMA ÁRVORE SEM A VONTADE DE DEUS."

A Bíblia mostra claramente que Deus é o Controlador da natureza. Em Isaías 40.12-31, vemos como tem o Universo em sua mão e faz o que lhe apraz. Apesar disso, a frase em questão não é um versículo bíblico!

"VINDE A MIM COMO ESTÁS" 

Jesus recebe o pecador arrependido na condição em que está e isto realmente pode e deve ser dito. Todavia, a frase em questão não está registrada nos Evangelhos, apesar de ser usada com frequência por muitos pregadores. Em seu lugar, caso queira citar a fonte bíblica, pode-se usar um versículo bíblico autêntico, como Mateus 11.28: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei".

 "ESFORÇA-TE E EU TE AJUDAREI."

A expressão "Esforça-te" aparece na Bíblia, mas nunca acompanhada da frase "Eu te ajudarei". "Esforça-te, e tem bom ânimo" (Js 1.6,7,9,18; 1 Cr 22.13; 28.20); "Esforça-te, e esforcemo-nos" (1 Cr 19.13); "Esforça-te, e faze a obra" (1 Cr 28.10); "Esforça-te, e clama" (Gl 4.27). Apesar disso, não há dúvida de que o Senhor ajuda os que se esforçam.

"FAZEI O BEM SEM OLHAR A QUEM ." 

Essa frase é uma distorção de Gálatas 6.10: "Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé". O cristão deve fazer o bem, pois ele deve ter a bondade, um dos elementos do fruto do Espírito (Gl 5.22). Mas fazer o bem "de olhos fechados" pode ser perigoso. Cabe-nos ajudar as pessoas comprovadamente necessitadas: "Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra" (Dt 15.11).

"JESUS É O MÉDICO DOS MÉDICOS". 

Nas Escrituras, não existe esta menção. Jesus é chamado de Senhor dos senhores e Rei dos reis (Ap 17.14). Em nenhum lugar ele é chamado de Médico dos médicos. A expressão hebraica que demonstra o seu poder de curar os enfermos é "Yahweh-Roph´eka", que significa "O Senhor que te sara", também traduzida como: "O Senhor, teu Médico" (Êx 15.26).

"O CAIR É DO HOMEM, MAS O LEVANTAR É DE DEUS"...

Essa frase é comumente usada para animar os irmãos que fracassam na fé. Quem a usa, tenta demonstrar que a pessoa caída não precisa se preocupar. Deus a levantará em tempo oportuno. Entretanto, se o homem não tomar uma posição, levantando-se, tal como o filho pródigo, Deus não o socorrerá (Lc 15.17-24).
Fil 2:13 “...porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.”
Porque de Deus provem a vontade e também a força para levantar, mas o homem tem que fazer a parte dele. A Bíblia não diz: "Quando Deus se chegar a ti, chega-te para ele". O homem precisa querer, desejar se chegar a Deus. Em toda a Escritura, observa-se que Deus convida o homem a se levantar. Tiago 4:8 “Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós”.

E OUTROS:

"Deus escreve certo por linhas tortas"

"Deus tarda mas não falha"

"A esperança é a última que morre"

"Dá um passo para mim que eu dou dois para ti"

"Deus ajuda que cedo madruga"

"Cada um por si e Deus por todos"

"O futuro a Deus pertence"

"O diabo usa sapatinho de algodão"

"Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos"



(Extraído do site: klerida.blogspot.com)

4 comentários:

  1. O que o Senhor diz e o que não diz. O que é do mundo ou o que diz o Criador. O que nos diz aquele que é a PALAVRA sempre esteve com Deus e que o mundo foi feito por intermédio dele e nos deu o dom de discernir espíritos, e de ter o Espírito Santo para nos guiar neste processo de santificação na vida terrena. E o Deus-Espírito Santo nos mantem na "sociedade exclusiva do Senhor"

    ResponderExcluir
  2. existe uma passagem melhor pea equiparar o ditado popular:"QUEM COM FERRO FERE, COM FERRO SERÁ FERIDO"é o versículo Números:35.16.

    ResponderExcluir
  3. ''Quem com o ferro fere com o ferro será ferido é ''deturpação''? pagão irracional, leia isso;

    9Se alguém tem ouvidos, ouça. 10Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a perseverança e a fé dos santos.(Apocalipse 10)


    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Tags

10 Mandamentos 1Coríntios 1Reis 1Samuel 1Tessalonicenses 1Timóteo 2Coríntios 2Reis 666 Aborto Abraão Adão Adultério Adventismo Alá Albert Einstein Aleluia Allan Kardec Alma Amalequitas Ameaça Amizade Amor Aniversário Anjos Anti Cristo Antigo Testamento Apocalipse Apócrifos Apologética Apóstolos Arca de Noé Arminianismo Arqueologia Arrebatamento Arrependimento Árvore da Vida Ateismo Baruque Bate-Seba Batismo Besta Bíblia Big Bang Bizarro Blasfêmia Bode Bode Expiatório Bondade Bruxas Budismo Caim Calvinismo Candomblé Cântico dos Cânticos Caridade Carma Carnaval Carne Casamento Catolicismo Cavaleiros do Apocalipse Celebridades Céu Ciência Cientologia Cinema Circuncisão Ciúmes Classe Social Coliseu Colossenses Condenação Confissão Positiva Confucionismo Conhecimento Conhecimento Histórico Coração Cordeiro Corpo Corpus Christi Cosme e Damião Cotidiano Crenças Crentes Criacionismo Crianças Criminosos Cristão Cristianismo Crucificação Cruz Culpa Cura Curiosidades Daniel Darwin Davi Decepção Demônios Desenhos Deus Deuteronômio Devocional Diabo Dificuldades Bíblicas Dilma Rousseff Dilúvio Dinossauros Disney Dízimos e Ofertas Dons Espirituais Doutrinas Dúvidas Eclesiastes Éfeso EG White Egito Elanã Eliseu Erros Esperança Espiritismo Espírito Santo Esportes Estudos Bíblicos Evangelho Evangelho de João Evangelho de Lucas Evangelho de Marcos Evangelho de Mateus Evangelismo Evolucionismo Êxodo Ezequiel Facebook Falsos profetas Famosos Fanatismo Fantasmas Faraó Farsas Fatos Filantropia Filmes Filosofia Fim dos Tempos Física Fome Força Fraqueza Gaio Gálatas Ganância Gênesis Gideão Glória Golias Graça Hamas Hebreus Heresias Heróis Homem Homossexualismo Humilhação Igreja Igreja Evangélica Imagens Incenso Infantil Infarto Inferno Inquisição Interessante Internet Invocação Isaías Islamismo Israel Jardim do Éden Jeremias Jesus Cristo Jezabel João Batista João Calvino Jogos John Piper Jonas Josué Jovem Rico Jovens Judá Judaísmo Judas Judas Iscariotes Ladrão Laodicéia Leão Lei Leitura Levítico Liberdade Línguas Estranhas Listas Livro de Jó Livros da Bíblia Lua Lúcifer Lucro Lutero Mal Malaquias Maldade Maldição Maldições Hereditárias Manassés Maomé Marca Marca da Besta Marco Feliciano Maria Médium Melquisedeque Mentira Microcefalia Milagres Mirra Mitos Moisés Mormonismo Morte Motivacional Muçulmanos Mulheres Múmias Musica Namoro Natal Nefilins Neopentecostal Nero Noé Noticias Novela Novo Testamento Números Obelisco Ocultismo Ódio Oração Oráculos Orgulho Orixás Oséias Ouro Ovelhas Paganismo Pai Papa Para Refletir Parábolas Páscoa Paulo de Tarso Paz Pecado Pedofilia Pedro Pentateuco Perseguição Pobreza Polêmica Política Poltergeist Possessão Demoníaca Predestinação Preguiça Profecia Profetas Provações Psicologia Purgatório Raabe Raul Seixas Rede Globo Redes Sociais Reforma Protestante Reis Religião Ressurreição Revolução Riqueza Rocha Roma Rosa de Saron Sábado Salmos Salomão Salvação Samaritanos Sangue Santos São Jorge Satanás Satanismo Saúde Saul SBT Segunda Vinda Seio de Abraão Seitas Semana Santa Senaqueribe Sentimento Sete Espíritos Sexualidade Sinais Síndrome Sinistro Síria Sobrenatural Socialismo Sol Sonhos Stephen Hawking Subliminar Sugestões Suicídio Taoismo Televisão Templo de Salomão Teologia Teologia da Prosperidade Terra Terra Prometida Testemunhas de Jeová Textos Transformação Trindade Trono Tutancâmon Twitter UFO Universalismo Universo Verdade Vida Vídeos Violência Youtube Zacarias