A pergunta não é se você já ouviu a voz dos falsos mestres. Você ouve – provavelmente todos os dias. A pergunta é se você consegue identificar quais mensagens são falsas.

Se você assiste um pouco de televisão, escuta um pouco de rádio ou alguns podcasts, vê notícias ou conversa com alguém a fundo hoje, você é exposto a algum tipo de ensinamento falso. Se você não percebe nenhuma voz falsa, não é porque você não está sendo exposto, mas sim porque você já caiu nessa armadilha.


Grande parte da história da igreja revela a energia e o grande esforço para influenciar os povos. Mensagens eram copiadas à mão, e os profetas tinham que viajar a pé ou a cavalo. Não havia carros nem aviões, nem impressoras, websites ou páginas do Facebook. Mas hoje em dia todo falso mestre tem um perfil no Twitter.

Como, então, distinguir os mestres verdadeiros dos mestres falsos em um mundo em que o falso ensino é facilmente divulgado?

Falsos mestres vão surgir 

Começaremos conhecendo não só a possibilidade dos falsos profetas, mas a certeza disso. Não devemos ficar surpresos de encontrar falsos mestres na igreja hoje. Jesus e seus apóstolos são muitos claros em relação ao aparecimento deles. Eles prometem isso. Como Jesus diz:

“Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos. Mas vós vede; eis que de antemão vos tenho dito tudo” ( Marcos 13:22-23; Ver também Mateus 24:24).

Da mesma forma, Paulo alerta os anciões efésios ( Atos 20:29-31) e seu protegido Timóteo ( 2 Timóteo 4 :3-4) que falsos profetas virão ( também em 1 Timóteo 4:1 e 2 Timóteo 3:1-6). Se tivermos alguma dúvida até agora, Pedro adiciona: ‘’ Haverá falsos doutores entre vós’’. (2 Pedro 2:1)

Então, não devemos ser pegos desprevenidos já que falsos mestres apareceram durante toda a história da igreja e igualmente se multiplicam na atualidade.

Observe suas doutrinas – e vidas 

O que podemos achar surpreendente – tanto de Jesus como de seus apóstolos – é o quão relevante a vida diária dos falsos profetas versa sobre falsidade. Eles não são falsos só em seus ensinamentos, mas também em suas vidas.

Por debaixo de seus erros doutrinais, sutis e enganadores, nós vamos encontrar situações encobertas. E elas não aparecem da noite para o dia, leva algum tempo. Mas aparecem. Em Mateus 7:15-20, é revelado como Jesus nos prepara:

“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis’”.

Jesus diz duas vezes para que não esquecermos. “Portanto, pelos seus frutos os conhecereis“. Seu aviso pode parecer claro e simples em um primeiro momento, mas como sabemos, árvores não frutificam da noite para o dia. Eventualmente, o fruto ( ou a falta dele ), irá surgir.E assim acontece com o compromisso ético.O que pode começar com meros sussurros ao ouvido, logo será proclamado sobre os telhados. (Lucas 12:3).Assim, Paulo instrui os pastores não somente em prestar atenção em seu povo e seus ensinamentos, mas também em suas vidas. ( Atos 20:28, 1 Timóteo 4:16).

Sem dúvida, falsos profetas são difíceis de reconhecer na hora. Se não temos acesso a suas vidas pessoais, ou a seus compromissos doutrinários, que não se revelaram publicamente em seu comportamento, fica difícil saber se são verdadeiros. Mas o tempo dirá. Eles serão reconhecidos por seus frutos – não o fruto da quantidade e números do ministério, e sim qualidade e resistência – e finalmente a qualidade de suas próprias vidas.

O Fascínio pelo dinheiro, sexo e poder

Em particular, em 2 Pedro 2 é notável como se apresenta o aviso de Jesus sobre os frutos dos falsos ensinamentos. Pedro diz muito pouco sobre pregação com compromisso, mas ele dá várias descrições sobre vidas comprometidas.

Os versículos 1 e 3 mencionam as generalidades “heresias destrutivas” e “palavras falsas”, que têm relação com as pregações. Porém, não há nada mais neste capítulo sobre pregação. Todo o restante é sobre suas vidas.

Podemos resumir em três categorias – e todas elas são sobre caráter e conduta, não pregações:


  1. Orgulho, ou autoridade desafiadora ( versículo 10) – Versículo 1: Eles negam “o Mestre que os comprou“. (também versículos 12-13 e 18). 
  2. Sensualidade, que significa pecado sexual – “muitos seguirão suas dissoluções” (Também versículos 10,12-14 e 19). 
  3. Ganância, por dinheiro e ganho material – versículo 3 “e por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas”. (Também versículos 14-15) 

Vez após vez, as descrições de Pedro falam sobre ganância, sensualidade e orgulho – ou dinheiro, sexo e poder. O que falsos profetas têm em comum na história não é a natureza de seu erro doutrinário, mas inevitavelmente o compromisso moral em uma dessas três áreas.

“Falsos mestres não são só falsos em seus ensinamentos, mas também em suas vidas”.

Outro modo de ver isso é que sua falsidade resulta em pecado contra eles mesmos, contra os outros, ou contra Deus. Em sua ganância, eles tosquiam o rebanho por bens materiais. Na luxúria, eles se comprometem sexualmente ( ou em masturbação, adultério, homossexualidade, que 2 Pedro 2 sugere). Em seu orgulho, eles “desprezam a autoridade” ( 2 Pedro 2:10), e a maior delas, Deus.

Você não pode investigar toda a falsidade 

Se ensinamento falso não é somente o que nossos lideres dizem e escrevem, mas também como vivem, como a igreja vai reconhecer e expor os falsos mestres hoje? É fácil ouvir alguém pregar online ou em uma grande conferência, mas como saber se suas vidas são verdadeiras?

A grande defesa contra os falsos pregadores é a igreja local da comunidade que conhece, gosta e vive a Palavra de Deus – e mantém seus líderes responsáveis. Pouco, se nada, pode ser feito para manter mestres que estão longe responsáveis, mas muito mais deveria ser feito de modo realista e questionador na vida de uma igreja local.

“Nós precisamos de pastores que se reconheçam primeiramente como ovelhas, e só depois como líderes e mestres”.

Nossos líderes precisam se manter responsáveis, e não serem mantidos em alto apreço como se déssemos a eles uma passagem para uma vida cristã normal. Os pastores devem ficar junto com as pessoas. Os pastores deveriam ter o cheiro de ovelha, porque eles vivem e andam entre as ovelhas, e não isolados do rebanho. Precisamos de pastores que se reconheçam primeiramente como ovelhas, e só depois como líderes e mestres. Pastores que manifestam muito mais alegria em terem seus nomes escritos nos céus do que serem usados como vasos em um poderoso ministério. (Lucas 10:20)

O Senhor vai livrar Sua igreja 

Quer saber? Podemos implementar sistemas de transparência (deveríamos) e fazer nosso melhor para observar as vidas e as doutrinas dos líderes (deveríamos), mas no final não existe um sistema humana que é 100% infalível. É por isso que 2 Pedro 2.9, o ápice deste capítulo em falso ensinamento, serve de uma doce garantia: O Senhor sabe livrar os seus.

Não importa se a pregação é distorcida, não importa a vergonha pública que a igreja possa sentir com a exposição de um líder não ético, não importa os dias ruins, não importa o quão desamparados possamos nos sentir em guardar e preservar o evangelho – vidas que valem a pena, nós temos essa grande esperança que nos sustenta: Jesus sabe como livrar os piedosos.

Jesus não é somente o maior e o mais verdadeiro mestre que já viveu, mas também um grande salvador, que nos resgatou do pecado e guardará aqueles que lhe pertencem de um erro destruidor de alma. Não importa se a igreja ficar só com poucas pessoas, mão importa se nos sentirmos frágeis, o único que é assunto do ensinamento verdadeiro e modelo verdadeiro de vida é também o guardião da nossa vida e alma.

Assim como Deus guardou Noé (2 Pedro 2.5) e livrou Ló (2 Pedro 2.7), então o Senhor Jesus irá livrar seu povo verdadeiro dos falsos ensinamentos – e a vida falsa – dos falsos mestres.

-----------------------------

David Mathis é editor executivo do ministério Desiring God, pastor na Igreja das Cidades em Minneapolis/Saint Paul, e professor adjunto do Seminário e Faculdade Belém. É casado, pai de 4 filhos, e autor do livro Hábitos da Graça: Apreciando Jesus pelas disciplinas espirituais. Siga no Twitter: @DavidMathis 

Fonte Original: desiringgod.org
Traduzido por  Izabela Morgado

Extraído do site: http://palavraprudente.com.br/


0 comentários:

Postar um comentário

Tags

10 Mandamentos 1Coríntios 1Reis 1Samuel 1Tessalonicenses 1Timóteo 2Coríntios 2Reis 666 Aborto Abraão Adão Adultério Adventismo Alá Albert Einstein Aleluia Allan Kardec Alma Amalequitas Ameaça Amizade Amor Aniquilacionismo Aniversário Anjos Anti Cristo Antigo Testamento Apocalipse Apócrifos Apologética Apóstolos Arca de Noé Arminianismo Arqueologia Arrebatamento Arrependimento Árvore da Vida Ateismo Baruque Bate-Seba Batismo Benção Besta Bíblia Big Bang Bizarro Blasfêmia Bode Bode Expiatório Bondade Bruxas Budismo Caim Calvinismo Candomblé Cântico dos Cânticos Caridade Carma Carnaval Carne Casamento Catolicismo Cavaleiros do Apocalipse Celebridades Céu Ciência Cientologia Cinema Circuncisão Ciúmes Classe Social Coliseu Colossenses Condenação Confissão Positiva Confucionismo Conhecimento Conhecimento Histórico Coração Cordeiro Corpo Corpus Christi Cosme e Damião Cotidiano Covid-19 Crenças Crentes Criacionismo Crianças Criminosos Cristão Cristianismo Crucificação Cruz Culpa Cura Curiosidades Daniel Darwin Davi Decepção Demônios Desenhos Deus Deuteronômio Devocional Diabo Dificuldades Bíblicas Dilma Rousseff Dilúvio Dinossauros Disney Dízimos e Ofertas Doenças Dons Espirituais Doutrinas Dr. Fritz Dúvidas Eclesiastes Éfeso EG White Egito Elanã Eliseu Erros Esperança Espiritismo Espírito Santo Esportes Estudos Bíblicos Evangelho Evangelho de João Evangelho de Lucas Evangelho de Marcos Evangelho de Mateus Evangelismo Evolucionismo Existencialismo Êxodo Ezequiel Facebook Falsos profetas Famosos Fanatismo Fantasmas Faraó Farsas Fatos Filantropia Filmes Filosofia Fim dos Tempos Física Fome Força Fraqueza Gaio Gálatas Ganância Gênesis Gideão Glória Golias Graça Hamas Hebreus Heresias Heróis Homem Homossexualismo Humilhação Igreja Igreja Evangélica Igreja primitiva Imagens Incenso Infantil Infarto Inferno Inquisição Insetos Interessante Internet Invocação Isaías Islamismo Israel Jardim do Éden Jeremias Jesus Cristo Jezabel João Batista João Calvino Jogos John Piper Jonas Josué Jovem Rico Jovens Judá Judaísmo Judas Judas Iscariotes Judeus Ladrão Laodicéia Leão Lei Leitura Levítico Liberdade Línguas Estranhas Listas Livro de Jó Livros da Bíblia Lua Lúcifer Lucro Lutero Mal Malaquias Maldade Maldição Maldições Hereditárias Manassés Maomé Marca Marca da Besta Marco Feliciano Maria Meditações Médium Medo Melquisedeque Mentira Microcefalia Milagres Mirra Mitos Moisés Mormonismo Morte Motivacional Muçulmanos Mulheres Múmias Musica Namoro Natal Nefilins Neopentecostal Nero Noé Noticias Novela Novo Testamento Números Obelisco Ocultismo Ódio Oração Oráculos Orgulho Orixás Oséias Ouro Ovelhas Paganismo Pai Papa Para Refletir Parábolas Páscoa Paulo de Tarso Paz Pecado Pedofilia Pedro Pentateuco Perguntas Perseguição Pobreza Poder Polêmica Política Poltergeist Possessão Demoníaca Predestinação Preguiça Profecia Profetas Protestantismo Provações Psicologia Puá Purgatório Raabe Raul Seixas Rede Globo Redes Sociais Reforma Protestante Reis Religião Ressurreição Revolução Riqueza Rocha Roma Rosa de Saron Sábado Salmos Salomão Salvação Samaritanos Sangue Santos São Jorge Satanás Satanismo Saúde Saul SBT Segunda Vinda Seio de Abraão Seitas Semana Santa Senaqueribe Sentimento Sete Espíritos Sexualidade Sifrá Sinais Síndrome Sinistro Síria Sobrenatural Socialismo Sol Sonhos Stephen Hawking Subliminar Sugestões Suicídio Taoismo Televisão Templo de Salomão Teologia Teologia da Prosperidade Terapia Holística Terra Terra Prometida Testemunhas de Jeová Textos Transformação Trindade Trono Tutancâmon Twitter UFO Universalismo Universo Verdade Vida Vídeos Violência Vírus Youtube Zacarias