O presente século é caracterizado por ceticismo, racionalismo, materialismo e outros "ismos" sem conta. A Bíblia, em meio a tais sistemas, sempre sofre grandes ameaças. Até há pouco tempo, a luta do Diabo visava destruir o próprio Livro, mas vendo que não conseguia isso, mudou de tática e agora procura perverter a mensagem do Livro. Seitas e doutrinas falsas proliferam por toda parte coadjuvadas pelo fanatismo e ignorância prevalecentes em muitos lugares. Nossa crença na Bíblia deve ser convicta, sólida e fundamental; não deve ser jamais um eco ou reflexo dos outros. Se alguém lhe perguntar, leitor: "Por que você crê que a Bíblia é a Palavra de Deus?" - saberá você responder adequadamente? Muitos crentes têm sua crença na Bíblia desde a infância, através dos pais, etc, mas nunca fizeram um estudo profundo e acurado para verificarem a realidade da origem divina da Bíblia. Apresentamos agora algumas provas da origem divina da Bíblia, as quais evidenciam esse Livro como a Palavra de Deus.

I. A INSPIRAÇÃO DIVINA DA BÍBLIA (1ª prova)

O que diferencia a Bíblia de todos os demais livros do mundo é a sua inspiração divina (Jó 32.8; 2 Tm 3.16; 2 Pe 1.21). É devido à inspiração divina que ela é chamada a Palavra de Deus. (Ver 2 Timóteo 3.16 no original.) - Que vem a ser "inspiração divina"? - Para melhor compreensão, vejamos primeiro o que é inspiração. No sentido fisiológico, é a inspiração do ar para dentro dos pulmões. É pela inspiração do ar que temos fôlego para falar. Daí o ditado "Falar é fôlego". Quando estamos falando, o ar é expelido dos pulmões: é o que chamamos de expiração. Pois bem, Deus, para falar a sua Palavra através dos escritores da Bíblia, inspirou neles o seu Espírito! Portanto, inspiração divina é a influência sobrenatural do Espírito Santo como um sopro, sobre os escritores da Bíblia, capacitando-os a receber e transmitir a mensagem divina sem mistura de erro. A própria Bíblia reivindica a si a inspiração de Deus, pois a expressão "Assim diz o Senhor", como carimbo de autenticidade divina, ocorre mais de 2.600 vezes nos seus 66 livros; isso além de outras expressões equivalentes. Foi o Espírito de Deus quem falou através dos escritores. (Ver 2 Crônicas 20.14; 24.20; Ezequiel 11.5). Deus mesmo dá testemunho da sua Palavra. (Ver Salmo 78.1; Isaías 51.15,16; Zacarias 7.9,12). Os escritores, por sua vez, evidenciam ter inspiração divina. (Ver 2 Reis 17.13; Neemias 9.30; Mateus 2.15; Atos 1.16; 3.21; 1 Coríntios 2.13; 14.37; Hebreus 1.1; 2 Pedro 3.2.).

Teorias falsas da inspiração da Bíblia

Quanto à inspiração da Bíblia, há várias teorias falsas, que o estudante não deve ignorar. Umas são muito antigas, outras bem recentes, e ainda outras estão surgindo por aí afora. Nalgumas delas, para maior confusão, a verdade vem junto com o erro, e muitos se deixam enganar. Vejamos as principais teorias falsas da inspiração da Bíblia.

a. A teoria da inspiração natural, humana, ensina que a Bíblia foi escrita por homens dotados de gênio e força intelectual especiais, como Milton, Sócrates, Shekespeare, Camões, Rui, e inúmeros outros. Isto nega o sobrenatural. É um erro fatal de conseqüências imprevisíveis para a fé. Os escritores da Bíblia reivindicam que era Deus quem falava através deles (2 Sm 23.2 com At 1.16; Jr 1.9 com Ed 1.1; Ez 3.16,17; At 28.25, etc.)

b. A teoria da inspiração divina comum ensina que a inspiração dos escritores da Bíblia é a mesma que hoje nos vem quando oramos, pregamos, cantamos, ensinamos, andamos em comunhão com Deus, etc. Isto é errado, porque a inspiração comum que o Espírito nos concede: a) Admite gradação, isto é, o Espírito Santo pode conceder maior conhecimento e percepção espiritual ao crente, à medida que este ore, se consagre e procure a santificação, ao passo que a inspiração dos escritores na Bíblia não admite graus. O escritor era ou não era inspirado, b) A inspiração comum pode ser permanente (1 Jo 2.27), ao passo que a dos escritores da Bíblia era temporária. Centenas de vezes encontramos esta expressão dos profetas: "E veio a mim a palavra do Senhor", indicando o momento em que Deus os tomava para transmitir a sua mensagem.

c. A teoria da inspiração parcial ensina que algumas partes da Bíblia são inspiradas, outras não; que a Bíblia não é a Palavra de Deus, mas apenas contém a Palavra de Deus. - Se esta teoria fosse verdadeira, estaríamos em grande confusão, por que quem poderia dizer quais as partes inspiradas e quais as não-inspiradas? A própria Bíblia refuta isso em 2 Timóteo 3.16 (ARA). Também em Marcos 7.13, o Senhor aplicou o termo "A Palavra de Deus" a todo o Antigo Testamento. (Quanto ao Novo Testamento, ver João 16.12 e Apocalipse 22.18,19.)

d. A teoria do ditado verbal ensina a inspiração da Bíblia só quanto às palavras, não deixando lugar para a atividade e estilo do escritor, o que é patente em cada livro. Lucas, por exemplo, fez cuidadosa investigação de fatos conhecidos (Lc 1.4). Esta falsa teoria faz dos escritores verdadeiras máquinas, que escreveram sem qualquer noção de mente e raciocínio. Deus não falou pelos escritores como quem fala através de um alto-falante. Deus usou as faculdades mentais deles.

e. A teoria da inspiração das idéias ensina que Deus inspirou as idéias da Bíblia, mas não as suas palavras. Estas ficaram a cargo dos escritores. - Ora, o que é a palavra na definição mais sumária, senão "a expressão do pensamento"? Tente o leitor agora mesmo formar uma idéia sem palavras... Impossível! Uma idéia ou pensamento inspirado só pode ser expresso por palavras inspiradas. Ninguém há que possa separar a palavra da idéia. A inspiração da Bíblia não foi somente "pensada"; foi também "falada". (Ver a palavra "falar" em 1 Coríntios 2.13; Hebreus 1.1; 2 Pedro 1.21.) Isto é, as palavras foram também inspiradas (Ap 22.19). Dum modo muito maravilhoso, vemos a inspiração das palavras da Bíblia, não só no emprego da palavra exata, mas também na ordem em que elas são empregadas; no original, é claro. Apenas três exemplos: Jó 37.9 e 38.19 (a palavra precisa); 1 Coríntios 6.11 (ordem das palavras no seu emprego).

A teoria correta da inspiração da Bíblia é a chamada Teoria da Inspiração Plenária ou Verbal. Ela ensina que todas as partes da Bíblia são igualmente inspiradas; que os escritores não funcionaram quais máquinas inconscientes; que houve cooperação vital e contínua entre eles e o Espírito de Deus que os capacitava. Afirma que homens santos escreveram a Bíblia com palavras de seu vocabulário, porém sob uma influência tão poderosa do Espírito Santo, que o que eles escreveram foi a Palavra de Deus. Explicar como Deus agiu no homem, isso é difícil! Se, no ser humano, o entrosamento do espírito com o corpo é um mistério inexplicável para os mais sábios, imagine-se o entrosamento do Espírito de Deus com o espírito do homem! Ao aceitarmos Jesus como Salvador, aceitamos também a Palavra escrita como a revelação de Deus. Se o aceitamos, aceitamos também a sua Palavra. A inspiração plenária cessou ao ser escrito o último livro do Novo Testamento. Depois disso, nem os mesmos escritores, nem qualquer servo de Deus pode ser chamado inspirado no mesmo sentido.

Diferença entre "revelação" e "inspiração" (no tocante à Bíblia)

Revelação é a ação de Deus pela qual Ele dá a conhecer ao escritor coisas desconhecidas, o que o homem, por si só, não podia saber. Exemplos: Daniel 12.8; 1 Pedro 1.10,11. (Quanto à inspiração, já foi dada a sua definição no início deste capítulo.) A inspiração nem sempre implica em revelação. Toda a Bíblia foi inspirada por Deus, mas nem toda ela foi dada por revelação. Lucas, por exemplo, foi inspirado a examinar trabalhos já conhecidos e escrever o Evangelho que traz o seu nome. (Ver Lucas 1.1-4). O mesmo se deu com Moisés, que foi inspirado a registrar o que presenciara, como relata o Pentateuco.

Exemplos de partes da Bíblia que foram dadas por revelações:

a. Os primeiros capítulos de Gênesis. Como escreveria Moisés sobre um assunto anterior a si mesmo? Se não foi revelação, deve ter lançado mão de escritores existentes. Há uma antiga tradição hebraica que declara isto.

b. José interpretando os sonhos de Faraó (Gn 40.8; 41.15,16,38,39).

c. Daniel declarando ao rei Nabucodonosor o sonho que este havia esquecido, e em seguida interpretando-o (Dn 2.2-7,19,28-30).

d. Os escritos do apóstolo Paulo. Ora, Paulo não andou com o Senhor Jesus. Ele creu por volta do ano 35 d.C, porém, em suas epístolas, conduz-nos a profundezas de ensino doutrinário sobre a Igreja, inclusive no que tange à es-catologia. Assuntos de primeira grandeza sobre a regeneração, justificação, paracletologia, ressurreição, glorificação, etc, são abordados por ele. - Como teve Paulo conhecimento de tudo isso? Ele mesmo no-lo diz em Gálatas 1.11,12 e Efésios 3.3-7: por revelação! Nos seus escritos, há passagens onde essa revelação é bem patente, como em 1 Coríntios 11.23-26, onde ele diz: "Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei..." Por sua vez, o capítulo 15 de 1 Coríntios, também por ele escrito, é a passagem mais profunda e completa da Bíblia sobre a ressurreição. Diferença entre declarações da Bíblia e registro de declarações.

A Bíblia não mente, mas registra mentiras que outros proferiram. Nesses casos, não é a mentira do registro que foi inspirada, e sim o registro da mentira. A Bíblia registra que o insensato diz no seu coração "Não há Deus" (SI 14.1). Esta declaração "Não há Deus" não foi inspirada, mas inspirado foi o seu registro pelo escritor. Outro exemplo marcante é o do caso da morte do rei Saul. Este morreu lançando-se sobre sua própria espada (1 Sm 31.4); no entanto, o amalequita que trouxe a notícia de sua morte, mentiu, dizendo que fora ele quem matara Saul (2 Sm 1.6-10). Ora, o que se deu aí foi apenas o registro da declaração do amalequita, mas não significa que a Bíblia minta. Há muitos desses casos que os inimigos da Bíblia aproveitam para desfazer dos santos escritos. A Bíblia registra, inclusive, declarações de Satanás. Suas declarações não foram inspiradas por Deus, e sim o registro delas. Sansão mentiu mais de uma vez a Dalila; a Bíblia não abona isso, apenas registra o fato (Jz cap. 16). Durante a leitura bíblica, é preciso verificar: quem está falando, para quem está falando, para que tempo está falando, e em que sentido está falando.

II. A PERFEITA HARMONIA E UNIDADE DA BÍBLIA (2ª prova)

A existência da Bíblia até os nossos dias só pode ser explicada como um milagre. Há nela 66 livros, escritos por cerca de 40 escritores, cobrindo um período de 16 séculos. Esses homens, na maior parte dos casos, não se conheceram. Viveram em lugares distantes de três continentes, escrevendo em duas línguas principais. Devido a estas circunstâncias, em muitos casos, os autores nada sabiam sobre o que já havia sido escrito. Muitas vezes um escritor iniciava um assunto e, séculos depois, um outro completava-o, com tanta riqueza de detalhes, que somente um livro vindo de Deus podia ser assim. Uma obra humana, em tais
circunstâncias, seria uma babel indecifrável!

Consideremos alguns pormenores dessa harmonia.

a. Os escritores foram homens de todas as atividades da vida humana, daí a diversidade de estilos encontrados na Bíblia. Moisés foi príncipe e legislador, além de general. Josué foi um grande comandante. Davi e Salomão, reis e poetas. Isaías, estadista e profeta. Daniel, chefe de estado. Pedro, Tiago e João, pescadores. Zacarias e Jeremias, sacerdotes e profetas. Amos era homem do campo: cuidava de gado. Mateus, funcionário público. Paulo, teólogo e erudito, e assim por diante. Apesar de toda essa diversidade, quando examinamos os escritos desses homens, sob tantos estilos diferentes, verificamos que eles se completam, tratando de um só assunto! O produto da pena de cada um deles não gerou muitos livros, mas um só livro, poderoso e coerente!

b. As condições. Não houve uniformidade de condições na composição dos livros da Bíblia. Uns foram escritos na cidade, outros no campo, no palácio, em ilhas, em prisões e no deserto. Moisés escreveu o Pentateuco nas solitárias paragens do deserto. Jeremias, nas trevas e sujidade da mas-morra. Davi, nas verdes colinas dos campos. Paulo escreveu muitas de suas epístolas nas prisões. João, no exílio, na ilha de Patmos. Apesar de tantas diferentes condições, a mensagem da Bíblia é sempre única. O pensamento de Deus corre uniforme e progressivo através dela, como um rio que, brotando de sua nascente, vai engrossando e aumentando suas águas até tornar-se caudaloso. A mensagem da Bíblia tem essa continuidade
maravilhosa!

c. Circunstâncias. As circunstâncias em que os 66 livros foram escritos também são as mais diversas. Davi, por exemplo, escreveu certas partes de seus trabalhos no calor das batalhas; Salomão, na calma da paz... Há profetas que escreveram em meio a profunda tristeza, ao passo que Josué escreveu durante a alegria da vitória. Apesar da pluralidade de condições, a Bíblia apresenta um só sistema de doutrinas, uma só mensagem de amor, um só meio de salvação. De Gênesis a Apocalipse há uma só revelação, um só pensamento, um só propósito.

d. A razão dessa harmonia e unidade. Se a Bíblia fosse um livro puramente humano, sua composição seria inexplicável. Suponhamos que 40 dos melhores escritores atuais, providos de todo o necessário, fossem isolados uns dos outros, em situações diferentes, cada um com a missão de escrever uma obra sua. Se no final reuníssemos todas as obras, jamais teríamos um conjunto uniforme. Seria a pior miscelânea imaginável! - Concorda o leitor? Pois bem, imagine isto acontecendo nos antigos tempos em que a velha Bíblia foi escrita... A confusão seria muito maior! Não havia meios de comunicação, nem facilidades materiais, mas dificuldades de toda a sorte. IMAGINE O QUE SERIA A BÍBLIA SE NÃO FOSSE A
MÃO DE DEUS!

Não há na Bíblia contradição doutrinária, histórica ou científica. Uma coisa maravilhosa é que esta unidade não jaz apenas na superfície; quanto mais profundo for o estudo, tanto mais ela aparecerá. Há, é certo, na Bíblia, aparentes contradições. Seus inimigos sustentam haver erros nela em grande quantidade. Mas o que acontece é que estando alguém com uma trave no olho (Mt 7.3-5), sua visão fica deformada. Um espírito
farisaico, cepticista e orgulhoso, sempre achará falhas na Bíblia, geralmente porque já se dirige a ela com idéias preconcebidas e falsas. Há uma história interessante de uma senhora que estava falando das roupas amarelas que sua vizinha punha a secar no varal, porém, na semana seguinte, lavando ela sua vidraça e olhando para fora, disse - a vizinha mudou muito; suas roupas estão alvas agora... Mas eram suas vidraças que estavam sujas! A diferença estava aí. Se alguma falha for encontrada na Bíblia, será sempre do lado humano, como tradução mal feita, grafia inexata, interpretação forçada, má compreensão de quem estuda, falsa aplicação aos sentidos do texto, etc. Portanto, quando encontrarmos na Bíblia um trecho discrepante, NÃO PENSEMOS LOGO QUE É ERRO! Saibamos refletir como Agostinho, que disse: "Num caso desses, deve haver erro do copista, tradução mal feita do original, ou então -sou eu mesmo que não consigo entender..." Quanto à unidade física da Bíblia, ninguém sabe ao certo como os 66 livros se encontraram e se agruparam num só volume. Isto foi obra de Deus! Sabemos que os escritores não escreveram os 66 livros de uma vez, nem em um só lugar, nem com o objetivo de reuni-los num só volume, mas em intervalos, durante 16 séculos, e, em lugares que vão da Babilônia a Roma! Finalizando o estudo desta prova da Bíblia como Palavra de Deus, reiteramos que a perfeita harmonia desse livro é, para a mente humilde e sincera, uma prova incontestável da sua origem divina. É uma prova de que uma ú-nica mente via tudo e guiava os escritores. Suponhamos que, na cidade onde moramos, um edifício fosse ser construído com pedras a serem preparadas em várias partes do Brasil. Chegadas as pedras, ao serem colocadas, encaixavam-se perfeitamente na construção, satisfazendo todos os detalhes e requisitos da planta. - Que diria o leitor se tal fato acontecesse? - Que apenas um arquiteto dirigira os operários nas diversas pedreiras, dando minuciosas instruções a cada um deles. É o caso da Bíblia - O Templo da verdade de Deus. As "pedras" foram reparadas em tempos e lugares remotos, mas ao serem postas juntas, combinaram-se perfeitamente, porque atrás de cada elemento humano estava em operação a mente infinita de Deus!

III. A APROVAÇÃO DA BÍBLIA POR JESUS (3ª Prova)

Inúmeras pessoas sabem quem é Jesus; crêem que Ele fez milagres; crêem em sua ressurreição e ascenção, mas... não crêem na Bíblia! Essas pessoas precisam conhecer a atitude e a posição de Jesus quanto à Bíblia. Ele leu-a (Lc 4.16-20); ensinou-a (Lc 24.27); chamou-a "A Palavra de Deus" (Mc 7.13); e cumpriu-a (Lc 24.44). A última referência citada (Lc 24.44) é muito maravilhosa, porque aí Jesus põe sua aprovação em todas as Escrituras do Antigo Testamento, pois Lei, Salmos e Profetas eram as três divisões da Bíblia nos dias do Novo Testamento. Jesus também afirmou que as Escrituras são a verdade (Jo 17.17). Viveu e procedeu de conformidade com elas (Lc 18.31). Declarou que o escritor Davi falou pelo Espírito Santo (Mc 12.35,36). No deserto, ao derrotar o grande inimigo, fê-lo com a Palavra de Deus (Dt 6.13,16; 8.3).
Nota - O título "Sagradas Escrituras" ou "Escrituras" pode vir no plural ou singular, porém sempre com letra maiúscula. Exemplos no plural: Mateus 21.42; Lucas 24.32; João 5.39. No singular: João 7.38,42; 19.36,37; 20.9; Atos 8.32. No singular e com minúscula refere-se a uma passagem particular: Marcos 12.10; Lucas 4.21; Atos 1.16 -(todas no ARC: a ARA põe tudo em maiúsculas). "Sagradas Escrituras", ou "A Sagrada Escritura", é o nome sagrado da revelação divina, assim como "Testamento" é o seu nome de compromisso, e "Bíblia", seu nome como livro. O leitor poderá dizer: - "Tratamos do Antigo Testamento, e, do Novo?" - Bem, quanto ao Novo Testamento, em João 14.26, o Senhor Jesus, antecipadamente, pôs o selo de sua aprovação divina ao declarar: "O Espírito Santo... vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito". Assim sendo, o que os apóstolos ensinaram e escreveram não foi a recordação deles mesmos, mas, a do Espírito Santo. No mesmo Evangelho, capítulo 16.13,14, o Senhor disse ainda que o Espírito Santo os guiaria em "toda a verdade"; portanto, no NT temos a essência da revelação divina. No versículo 12 do citado capítulo, Jesus mostrou que seu ensino aqui foi parcial, devido à fraqueza dos discípulos, mas ao mesmo tempo declarou que o ensino deles, sob a ação do Espírito Santo, seria completo e abrangeria toda a esfera da verdade divina. Diante de tudo que acabamos de dizer, quem aceita a autoridade de Cristo, aceita também as Escrituras como de origem divina, tendo em vista o testemunho que delas dá o Senhor Jesus. - Quem pode apresentar argumentos?

IV. O TESTEMUNHO DO ESPIRITO SANTO DENTRO DO CRENTE, QUANTO À BÍBLIA (4ª prova)

Em cada pessoa que aceita Jesus como Salvador, o Espírito Santo põe em sua alma a certeza quanto à autoridade da Bíblia. É uma coisa automática. Não é preciso ninguém ensinar isso. Quem de fato aceita Jesus, aceita também a Bíblia como a Palavra de Deus, sem argumentar. Em João 7.17, o Senhor Jesus mostra como podemos ter dentro de nós o testemunho do Espírito Santo quanto à autoria divina da Bíblia: "Se alguém quiser fazer a vontade de Deus..." Assim como o Espírito Santo testifica que nós, os crentes, somos filhos de Deus (Rm 8.16), testifica-nos também que a Bíblia é a mensagem de Deus para nós mesmos. Esse testemunho do Espírito Santo no interior do crente, no tocante às Escrituras, é superior a todos os argumentos humanos! É aqui que labora em erro a Igreja Romana, ao afirmar que, para se crer na origem divina da Bíblia é preciso decisão da referida igreja, como se a verdade de Deus dependesse da opinião de homens, como bem o disse o teólogo e reformador Calvino.

V. O CUMPRIMENTO FIEL DAS PROFECIAS DA BÍBLIA (5ª prova)

O Antigo Testamento é um livro de profecias (Mt 11.13). O Novo Testamento, em grande parte, também o é. Referimo-nos aqui, evidentemente às profecias no sentido preditivo. Há, no Antigo Testamento, duas classes dessas profecias: as literais, e as expressas por tipos e símbolos. Destas há inúmeras no Tabernáculo (Hb 10.1). Muitas profecias da Bíblia já se cumpriram no passado, em sentido parcial ou total; muitas outras cumprem-se em nossos dias, e muitas outras ainda se cumprirão no futuro. As profecias sobre o Messias, proferidas séculos antes de seu nascimento, cumpriram-se literalmente e com toda a precisão quanto a tempo, local e outros detalhes. Por exemplo: Gênesis 49.10; Salmo 22; Isaías 7.14; 53 (todo); Daniel 9.24-. 26; Miquéias 5.2; Zacarias 9.9 etc. Outro ponto saliente nas profecias bíblicas é o referente à nação israelita. A Bíblia prediz sua dispersão, seu retorno, sua restauração e seu progresso material e espiritual. Exemplos: Levítico 26.14,32,33; Deuteronômio 4.25-27; 28.15,64; Isaías 60.9; 61.6; 66.8; Jeremias 23.3; 30.3; Ezequiel 11.17; 36; 37.

Em Ezequiel 37, está uma das mais claras profecias sobre o despertamento nacional e espiritual do povo israelita. O cumprimento dessas profecias está em marcha perante nossos olhos. Há inúmeros outros casos de famosas profecias bíblicas. Ciro, o monarca persa, Deus chamou-o pelo nome através do profeta Isaías, 150 anos antes do seu nascimento! (Is 44.28). Josias, rei de Judá, também foi chamado pelo nome 300 anos antes do seu nascimento. (Ver 1 Reis 13.2 com 2 Reis 23.15-18.) Os últimos quatro impérios mundiais -
Babilônia, Pérsia, Grécia e Roma, são admiravelmente descritos muitos anos antes de eles surgirem no horizonte do cenário mundial. (Ver Daniel capítulo 2 e 7). Também, com uma precisão incrível, a história de toda a raça humana é descrita em forma profética (isto é, a história no sentido natural), em Gênesis 9.25-27. O cumprimento contínuo das profecias da Bíblia é uma prova de sua origem divina. O que Deus disse sucederá (Jr 1.12). Graças a Deus por tão sublime e glorioso Livro!

VI. A INFLUÊNCIA BENÉFICA DA BÍBLIA NAS PESSOAS E NAÇÕES (6ª prova)

O mundo hoje é melhor devido à influência da Bíblia. Mesmo os próprios inimigos da Bíblia admitem que nenhum livro em toda história da humanidade teve tamanha influência para o bem; eles reconhecem o seu efeito sadio na civilização. Milhões de pessoas antes de conhecerem, amarem e obedecerem a este Livro, eram escravos do pecado, dos vícios, da idolatria, do medo, das superstições, da feitiçaria. Eram mundanas, vaidosas, iracundas, desconfiadas, etc. Mas, depois que abraçaram este Livro, foram por ele transformadas em criaturas salvas, alegres, libertas, felizes, santificadas. Abandonaram todo o mal em que antes viviam e tornaram-se boas pessoas para a família, para a sociedade e para a pátria. Mostrem-me, se for possível, outro livro com o poder de influenciar e transformar beneficamente, não só indivíduos, mas regiões e nações inteiras, conduzindo-os a Deus! Disse o grande comentador devocional da Bíblia, Dr. F. B. Meyer: "O melhor argumento em favor da Bíblia é o caráter que ela forma".

Vejamos um pouco da condição moral de alguns povos sem a Bíblia:

a. Os gregos. Dentre os povos antigos, os gregos foram os mais cultos e doutos nas letras. Seus filósofos e literatos foram os maiores de todos os tempos. No entanto, a grande cultura grega e seus livros sem conta, nunca detiveram a onda de licenciosidade, impureza e idolatria que sempre prevaleceu no mundo grego. Em Corinto, por exemplo, havia, no templo de Vênus, mil mulheres devotas que traziam ao seu tesouro os lucros de sua impureza. Sócrates fazia da moral o assunto único da sua filosofia, e mesmo assim,
recomendava a adivinhação, e ele próprio se entregava à fornicação. Platão, o grande discípulo de Sócrates, ensinava que mentir era coisa honrosa. A sabedoria deles e seus milhares de livros não os conduziu à salvação desses e outros males. Estes dois, Platão e Sócrates, foram homossexuais ativos, como relata o historiador romano Suetônio.

b. Os romanos foram os mais famosos como legisladores, guerreiros, oradores e poetas. Sua legislação, em parte, era boa, porque em parte veio de Moisés (o maior legislador). Muitas das leis brasileiras vêm das leis portuguesas, que, por sua vez, vieram das romanas, hauridas, como já dissemos, do Pentateuco. No entanto, o padrão dos costumes e da moral, foi dos mais baixos em Roma, como bem registra a História. Mesmo entre as famílias abastadas, civilizadas e regularmente constituídas, as descobertas arqueológicas, gravuras e descrições revelam fatos que o recato proíbe enumerar. Cícero, o maior orador romano, um espécime de excelência dentre os romanos, defende a fornicação, e a recomenda, e, por fim, pratica o suicídio. Catão, o Censor, tido como o mais perfeito modelo de virtude, foi réu da prostituição e embriaguez; advogou, e, mais tarde, praticou o suicídio.

Júlio César tinha encontros amorosos com o rei Nico-medes da Bitínia. O imperador Calígula (37-41 d.C.) viveu amasiado com sua irmã Drusila (Suetônio). Nero, o famigerado imperador romano, viveu com sua irmã Agripina. Viveu depois amasiado com dois eunucos; o primeiro chamado Sporus, e o segundo Doríphorus (Suetônio). Messali-na, a imperatriz, esposa de Cláudio, imperador de 41-54 d.C. foi extremamente depravada (Juvenal). Se isto era assim entre a classe alta, o que não acontecia na classe baixa? É somente a Bíblia que nos faz ser diferentes desses povos. Sem ela, nós nos tornaríamos semelhantes a eles. O nosso mundo orgulha-se hoje de ter atingido os píncaros do saber e de haver produzido os mais importantes e melhores livros, entretanto a onda de pecado e mal avassala a humanidade como um rolo compressor. Comparemos tudo isso com o caráter, a formação, a personalidade ideal dos verdadeiros seguidores da Bíblia! Todo homem que vive a Bíblia, pautando sua vida pelos seus santos ensinos, também
ama a Deus e vive para Ele. Por outro lado, todos os que se opõem à Bíblia e rejeitam sua autoria divina, vivem para si mesmos; são obstinados, cruéis, desumanos, instáveis, prepotentes; ímpios, acima de tudo. Em suma, quanto mais o homem crê em Deus, mais aproxima-se da Bíblia. É como disse certa senhora crente a um moço, nos Estados Unidos: "Este livro te guardará do pecado, ou o pecado te guardará deste livro!"
Quanto à educação, não há filosofia educacional segura se não for alicerçada sobre os ensinos fundamentais da Bíblia. A educação moderna reconhece que a formação do caráter é a suprema finalidade de seu trabalho, mas, isto não irá muito longe, a menos que se reconheça que a única base do verdadeiro caráter é a Bíblia. Fé na Bíblia é a maior força de qualquer moço ou moça na prossecução da vida e da carreira educacional. A mocidade precisa saber disso. A tragédia é que, professores aos milhares em todo o mundo, saturados e narcortizados por falsa dialética e filosofia vil, desencaminham os jovens, desde a mais tenra idade. Saiba-se, portanto, que a Bíblia é o livro mais maravilhoso do mundo, e que seus ensinos tão simples e ao mesmo tempo profundos, servirão de guia para a sua vida mais feliz e mais bem sucedida, sendo sempre a base segura e única para encontrarmos o nosso Criador na eternidade. Considerando tudo que acabamos de dizer quanto à influência poderosa da Bíblia e seu poder transformador, evidenciado tanto nos indivíduos como em nações inteiras, perguntamos: - Donde vem tal livro, senão de Deus?

VII. A BÍBLIA É SEMPRE NOVA E INESGOTÁVEL (7ª prova)

O tempo não afeta a Bíblia. É o livro mais antigo do mundo e ao mesmo tempo o mais moderno. Em mais de 20 séculos o homem não pôde melhorá-la... Se a Bíblia fosse de origem humana, é claro que em dois milênios, ela de há muito estaria desatualizada. Uma vez que o homem moderno se jacta de tanto saber, era de esperar que já tivesse produzido uma Bíblia melhor! Realmente isto é uma evidência da Bíblia como a Palavra de Deus! Tendo em vista o vasto progresso alcançado pelo homem, especialmente nos dois últimos
séculos, só podemos dizer que, se ele não produziu um livro melhor, para substituir a Bíblia, é porque não pôde. Muitos também reclamam por não ser estritamente científica a linguagem da Bíblia. Ora, a Bíblia trata primeiramente da redenção da humanidade. Além disso, termos científicos mudam ou ficam para trás, à medida que a ciência avança. Sempre temos termos novos na Ciência. A Bíblia nunca se torna um livro antigo, apesar de ser cheio de antigüidades. Ela é tão hodierna como o dia de amanhã. Sua mensagem milenar tanto satisfaz a criança como o ancião encanecido. A Bíblia pode ser lida vezes sem conta sem se poder encontrar suas profundezas e sem que o leitor perca por ela o interesse. - Acontece isso com os demais livros?! Quem já se cansou de ler Salmo 23; João 3.16; Romanos 12; 1 Coríntios 12? É que cada vez que lemos essas passagens (para não falar nas demais), descobrimos coisas que nunca tínhamos visto antes. Depois de quase 2.000 anos de escrito o último livro da Bíblia, a impressão que se tem é que a tinta do original está ainda secando... Até o fim dos tempos o velho e precioso Livro continuará a ser a resposta às indagações da humanidade a respeito de Deus e do homem. Nos seus milhares de anos de leitura, a Bíblia nunca foi esgotada por ninguém.

VIII. A BÍBLIA É FAMILIAR A CADA POVO OU INDIVÍDUO EM QUALQUER LUGAR (8ª prova)

Através do mundo inteiro, qualquer crente, ao ler a Bíblia, recebe sua mensagem como se esta fora escrita diretamente para ele. Nenhum crente tem a Bíblia como livro alheio, estrangeiro, como acontece aos demais livros traduzidos. Todas as raças consideram a Bíblia como possessão sua. Por exemplo, ao lermos "O Peregrino" sabemos que ele é inglês; ao lermos "Em Seus passos que Faria Jesus?" sabemos que é norte-americano, porque seus autores são oriundos desses países. - É assim com a Bíblia? - Não! Nós a recebemos como "nossa". Isso acontece em qualquer país onde ela chega. Ninguém tem a Bíblia como livro "dos outros". Isto prova que ela procede de Deus - o Pai de todos! - Qual a pessoa que, ao ler o Salmo 23, acha que ele foi escrito para os judeus? Aos que vivemos no Brasil, a impressão que temos é que ele foi escrito diretamente para nós. A mesma coisa dirão os irmãos dos demais países. A mensagem da Bíblia é a mesma em todas as línguas. Nisto vemos que ela é diferente de todos os demais livros do mundo. Se fosse produto humano, não se ajustaria às línguas de todas as nações. Nenhum outro livro pode igualar-se à Bíblia nessa parte. É mais uma prova da sua origem divina.

IX. A SUPERIORIDADE DA BÍBLIA EM RELAÇÃO AOS DEMAIS LIVROS, QUANTO À COMPOSIÇÃO (9ª prova)

É muito interessante comparar nalguns pontos os ensinos da Bíblia com os de Zoroastro, Buda, Confúcio, Sócrates, Sólon, Marco Aurélio e muitos outros autores pagãos. Os ensinos da Bíblia superam os desses homens em todos os pontos imagináveis. Só dois pontos vamos destacar dessa superioridade.

a. A Bíblia contém mais verdades que todos os demais livros juntos. Ajuntem, se possível, todos os melhores pensamentos de toda a literatura antiga e moderna; retirem o imprestável; ponham toda a verdade escolhida num volume, e verão que este jamais substituirá a Bíblia! Entretanto, a Bíblia não é um volume grande. Pode ser conduzida no bolso do paletó. Todavia, há mais verdades neste pequeno livro do que em todos os outros que o homem produziu em todos os séculos. - Como se pode explicar isso? - Há somente
uma resposta racional e judiciosa: este livro não veio do homem: veio de Deus!

b. A Bíblia só contém verdade. Se há mentiras, não são dela; apenas nela foram registradas. Ao passo que os demais livros contêm verdade misturada com mentira ou erro. Reconhecemos que há jóias preciosas nos livros dos homens, mas, é como disse certa vez Joseph Cook: "São jóias retiradas da lama!" Qualquer verdade encontrada em trabalhos humanos, seja do ponto de vista moral ou espiritual, acha-se em essência no velho Livro. Comparemos alguns dos melhores ensinos desses famosos homens, especialmente dos
decantados filósofos, com os da Bíblia. De fato, seus ensinos contêm jóias de real valor, mas, estas, quer saibam eles quer não, são jóias roubadas, e do Livro que eles ridicularizam! Poderíamos incluir aqui também a superioridade da Bíblia quanto aos demais livros, no que tange à sua preservação em meio a tantos ataques, em todos os tempos.

X. A IMPARCIALIDADE DA BÍBLIA (10ª prova)

Se a Bíblia fosse um livro originado do homem, ela não poria a descoberto as faltas e falhas dele. Os homens jamais teriam produzido um livro como a Bíblia, que só dá toda a glória a Deus e mostra a fraqueza do homem (Jó 14; 17.1; 27; SI 50.21,22; 51.5; 1 Co 1.19- 25). A Bíblia tanto diz que Davi era um homem segundo o coração de Deus (At 13.22), como também revela seus pecados, como vemos nos livros de Reis, Crônicas e Salmos. É também o caso da embriaguez de Noé, da dissimulação de Abraão, de Ló, da idolatria e luxúria de Salomão. Nada disto está escrito para nossa imitação, mas para nossa admoestação e para provar a imparcialidade da Bíblia. É ela o único livro assim. Só a Bíblia ensina que o homem está em condições físicas, mentais e morais decadentes e que, se deixado só, decairá cada vez mais. Os livros humanos ensinam o oposto. Dizem que há no homem uma "Força residente" que constantemente procura leválo. Este ensinamento é agradável ao homem, porque o homem adora crer que se está desenvolvendo às suas custas, apesar dos milhares de sepulturas que são acrescentadas diariamente aos cemitérios. O homem jamais escreveria um livro como a Bíblia, que põe em relevo as suas fraquezas e defeitos.

Conclusão sobre a origem da Bíblia

Deus é o único que pode ter sido o autor da Bíblia, porque:

a) Homens ímpios jamais iriam produzir um livro que sempre os está condenando.

b) Homens justos e piedosos jamais cometeriam o crime de escreverem um livro e depois fazerem o mundo crer que esse livro é obra de Deus.

c) Os judeus - guardiães da Bíblia, jamais poderiam ser os autores dela, pois ela sempre condena suas transgressões, pondo seus defeitos a descoberto. Também se eles tivessem podido mexer nela, teriam apagado todos esses males, idolatrias e rebeliões contra Deus, nela registrados.



(Extraído do livro A Bíblia através dos séculos - Antônio Gilberto)

51 comentários:

  1. O erro não está na Palavra de Deus e sim no homem que toma para si toda glória e honra que só pertence a Deus.

    ResponderExcluir
  2. Fraca argumentação, texto repleto de contradições, e baseado em fonte não confiável, sem contar as falsas informações contidas como supostas verdades como por exemplo a bíblia ser o livro mais antigo do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara a bíblia não é o livro mais antigo do mundo! quem te disse isso? kkkk Deus te abençoe irmão

      Excluir
    2. Está escrito no texto. E é só uma das invenções.

      Excluir
    3. Pesquise sr (a) na internet,a biblia é o livro mais difundido e lido no universo, transcrito em todas as línguas do globo, considerando que a vida é só comprovada na terra! Tente estudar antes de sair afirmando coisas tolas. Para você e tantos outros só lamento, você um dia irá morrer no vazio, você só crê no visual e físico. Nem a ciência tem prova alguma sobre a existência da vida, e a bíblia nos mostra a verdade. Talvez você descubra a verdade que não se lê em "livros do mundo", infelizmente não é minha obrigação nem de Deus te provar nada! Você tem livre arbítrio!

      Excluir
    4. Querido(a), o livro mais antigo no mundo provavelmente foi escrito por volta de 3500 a.c., com a criacao de escrita. Não fique apontando erros ridiculos no texto, pois dá pra entender o que o autor quis dizer: A bíblia é o livro impresso (a unica palavra a mais que ele deveria ter usado) mais antigo do mundo e o livro mais difundido e lido na historia da humanidade, e mesmo assim continua sendo o mais moderno pois nunca foi contraditorio a ciencia e sim confirma suas descobertas milenios antes de acontecerem.

      Excluir
    5. quem disse que a biblia é o livro mais lido?

      Excluir
  3. É um livro confuso, cheio de contradições, com passagens que ninguém consegue entender nem explicar. A mente humana é fértil e tudo pode criar. Papel aceita tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que babaca! Quanta babaquisse desses pseudos ateus, agnósticos ou seja lá o que se intitulem. Me fala ai, o babaca, qual é o conhecimento que você tem exegese, de hermenêutica, de grego, ou de hebraico? Se você não tem conhecimento minimo que seja, dessas matérias, como é que vc se propõe a interpretar a Bíblia? Você sabe o que é teontologia? E teologia sistemática já ouviu falar? Você sabe o que éimanência e transcedencia? Mostra ai qual é o conhecimento que você tem de arqueologia Bíblia... Se você não tem conhecimento dessas coisas como é que vc se propõe a interpretar a Bíblia? vc é apenas um babaca que acha que sabe alguma coisa. Quer um conselho? vai estudar a Bíblia de verdade. Faz um bacharelado, ou um mestrado em teologia, e depois,um doutorado e você volta para debater teologia meu filho. Mais uma coisa: eu aconselho vç a ler o livro de Lim strobel- em defesa de Cristo. Lim strobel era um ateu que se converteu ao cristianismo após examinar as evidencias de que cristo realmente existiu. leia também o livro, não tenho fé suficiente para ser ateus, de Normam Gesleer... Vc pode baixar ele direto da web. Leia também evidencias que exigem um veredicto. Leia também: Um ateu garante que Deus existe- Antony flew. E mais um conselho: não debata nada que vc não tem conhecimento.

      Excluir
  4. Argumentação fraca, tenta provar o que impossível de ser provado. Você pode acreditar que a bíblia é a palavra de Deus, mas essa crença depende somente de fé. Provar que a bíblia é a palavra de Deus só é possível para quem já acredita nisso. Pregar para convertidos é mole, nem precisava escrever todo esse texto. Quero ver convencer quem não acredita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem convence é o espírito santo, cristãos só levam a mensagem.. Depois de tantos argumentos ainda tem dúvidas?

      Excluir
    2. A Bíblia não pretende de forma alguma provar a existência de Deus. Crer é o meio que Deus estabeleceu para sermos salvos. (Marcos 16.19)Então, ele ordenou: 'Saiam pelo mundo. Vão a toda parte e anunciem a Mensagem com as boas notícias de Deus para todos. Quem crer e for batizado está salvo; quem se recusar a crer está condenado.

      Excluir
  5. Não me convenceu.....além de não ter nada de harmonioso na Bíblia....Enquanto Deus mandava odiar seus inimigos,Jesus mandava amar ao proximo como a si mesmo!Enquanto Deus é tido como possuidor de amor incondicional e ilimitado pelas filhos,rogava centenas de pragas e castigos a quem não lhe obedecesse a risca....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To achando que você leu outro livro...

      Excluir
    2. To achando que você leu outro livro...

      Excluir
    3. Ele leu certo...essa de matar era mato no Velho Testamento

      Excluir
  6. Se fossem "provas" necessitariam de uma e não dez!
    Qual crédito detém uma matéria que propõe provar um livro com "fatos" do mesmo?
    Ex.: A prova é que em diversas condições a palavra é a mesma.
    Quem te provou que estavam mesmo em diversas condições e não foi uma pessoa só quem escreveu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Af justamente. A questão e o seguinte.. crer ou não crer. Simples.

      Excluir
    2. Af justamente. A questão e o seguinte.. crer ou não crer. Simples.

      Excluir
  7. Se fossem "provas" necessitariam de uma e não dez!
    Qual crédito detém uma matéria que propõe provar um livro com "fatos" do mesmo?
    Ex.: A prova é que em diversas condições a palavra é a mesma.
    Quem te provou que estavam mesmo em diversas condições e não foi uma pessoa só quem escreveu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, se a palavra é mentira, você é mentira, você não existe, se você é evolução de um macaco, quem o criou, claro o macaco, ou não, mas quem foi o primeiro macaco a ser criado, a primeira galinha ou o ovo? Não sei estou confuso! A palavra de Deus não precisa de dez provas ela só precisa ser lida e por quem tem o Espírito, logo ser aos que não tem ser descrita, tipo as pessoas que vieram de um macaco, ou uma explosão. Se a Biblía de antes de Jesus Cristo e a de depois são meros livros de contos, como elas tem poder de esclarecimentos de acontecimentos, da explicação humana, a qual a ciência inventa e todos os dias se reinventa por não descobrir realmente como pode ossos se formarem em um ventre, e uma vida ter tanta ligação com os órgãos de quem as geram, tem explicações científicas tiradas da Biblía, porque tem tanto ateu estudando a Biblía para condena-la? Sabe a maior farça que existe é o ateu, sim, pois o ateu não existe, o ateu é só uma pessoa frustrada por uma perda,o não conseguir uma regra, o fato de não aceitar o amor de quem ela não conhece, mas em algum momento em pensamento ou em sua boca, sairá a palavra, " meu Deus" e a escolha não é sua, sabe porque, não importa se você acredita na Biblía, no cristão, porque o que evidência a Deus è Ele mesmo, e Ele é a vida, a natureza, os animais, a ciência, a psicologia, a matemática, a física, a botânica, o espaço, a terra o mar, com milhões de água que sobe e desce e não invadem, que jovem enxurradas de águas e não transbordam, como saber as coisas impossíveis se tornando possíveis, deixando cientistas sem saber o porque, bem Deus está em tudo, inclusive em você, ou melhor, Jesus Cristo veio principalmente para você, pois para os que o reconhecerem e assim seguirem os seus estatuto Ele já se manifestou, mas a você Ele quer te salvar, e curar está mágoa que está dentro de você. Não quero debate, quero só deixar as minhas palavras, amém.

      Excluir
  8. Amigos a Biblia já falava de vocês em IIcorintios.4.4 O deus deste século tem cegado o entendimento de muitos para não conhecer a luz do evangelho.Que um conselho pede perdão a Deus.

    ResponderExcluir
  9. Amigos a Biblia já falava de vocês em IIcorintios.4.4 O deus deste século tem cegado o entendimento de muitos para não conhecer a luz do evangelho.Que um conselho pede perdão a Deus.

    ResponderExcluir
  10. Amigos a Biblia já falava de vocês em IIcorintios.4.4 O deus deste século tem cegado o entendimento de muitos para não conhecer a luz do evangelho.Que um conselho pede perdão a Deus.

    ResponderExcluir
  11. Quando vc tá na Merda ou passa por alguma prova. UUFAA"GRAÇAS A DEUS". AI MEU DEUS ME SALVA". Fala sério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que babaca! Quanta babaquisse desses pseudos ateus, agnósticos ou seja lá o que se intitulem. Me fala ai, o babaca, qual é o conhecimento que você tem exegese, de hermenêutica, de grego, ou de hebraico? Se você não tem conhecimento minimo que seja, dessas matérias, como é que vc se propõe a interpretar a Bíblia? Você sabe o que é teontologia? E teologia sistemática já ouviu falar? Você sabe o que éimanência e transcedencia? Mostra ai qual é o conhecimento que você tem de arqueologia Bíblia... Se você não tem conhecimento dessas coisas como é que vc se propõe a interpretar a Bíblia? vc é apenas um babaca que acha que sabe alguma coisa. Quer um conselho? vai estudar a Bíblia de verdade. Faz um bacharelado, ou um mestrado em teologia, e depois,um doutorado e você volta para debater teologia meu filho. Mais uma coisa: eu aconselho vç a ler o livro de Lim strobel- em defesa de Cristo. Lim strobel era um ateu que se converteu ao cristianismo após examinar as evidencias de que cristo realmente existiu. leia também o livro, não tenho fé suficiente para ser ateus, de Normam Gesleer... Vc pode baixar ele direto da web. Leia também evidencias que exigem um veredicto. Leia também: Um ateu garante que Deus existe- Antony flew. E mais um conselho: não debata nada que vc não tem conhecimento.

      Excluir
  12. Se você é ateu por que leu o texto? Eu explico, você SABE que o ateísmo se esgota no próprio ateísmo, então, você precisa de algo com amparo existencial. Quem lê um texto desse tipo, não é ateu, é um agnóstico.

    ResponderExcluir
  13. Se você é ateu por que leu o texto? Eu explico, você SABE que o ateísmo se esgota no próprio ateísmo, então, você precisa de algo com amparo existencial. Quem lê um texto desse tipo, não é ateu, é um agnóstico.

    ResponderExcluir
  14. Quer crer mais em Deus?
    Interprete mais a ciência.
    Mas não esqueça da Bíblia!

    ResponderExcluir
  15. Quer crer mais em Deus?
    Interprete mais a ciência.
    Mas não esqueça da Bíblia!

    ResponderExcluir
  16. Quer crer mais em Deus?
    Interprete mais a ciência.
    Mas não esqueça da Bíblia!

    ResponderExcluir
  17. Se você não crê certamente já está no lugar errado, é um ateu, profano, incrédulo, etc .. A ciência é humana logo falha, interessante vocês humanos que em geral acreditam em ovnis, ufos, papai noel e na previsão do tempo. Mas Não adianta acreditar em vida pós morte se você passou a sua vida odiando aquele que gerou o organismo chamado vida, por si só você desmerece sua própria existência. :>)

    ResponderExcluir
  18. 1 Coríntios 1:18
    Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão sendo destruídos, porém para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.

    x-)

    ResponderExcluir
  19. A bíblia inspirada por Deus,escrita ir homens de Deus imagina como satanás se senti ao ver vc lendo algo por Deus,além da revelação, discernimento, sabedoria...Que só vc é Deus tem,satanás pode saber as escritas ,mas a revelação Deus não daria a ele,então pra mim quem não lê esta como satanás sem entendimento, seu pecado ja cegou... penso assim quando Deus está nos exortando,falando nos pecados,nos condenando não gostamos mas se fosse falar que vai te dá carros,casas...Que o céu entra qualquer um,que não precisa tanto,que é fácil vc estaria nesse caminho mas como não está,como não é melzinho vc cai fora.

    ResponderExcluir
  20. Você acredita que bíblia foi inspirada só porque a bíblia diz que foi inspirada?rs
    Isso não prova nada temos livros "sagrados" que falam e mesma coisa deles mesmos.
    abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc acredita tanto nas coisas que o mundo diz, e dúvida de Deus, irmão vc só pode amar aquilo que vc conhece o que vc não conhece não pode amar, então pra falar dá palavra ou de Deus procura conhecer depois vc fala.

      Excluir
    2. Partir do momento que conhecemos o amor de Deus e sua misericórdia não à mais dúvidas que a palavra é a luz do nosso caminho.

      Excluir
    3. Mas mesmo pensando assim Deus te ama e te quer feliz, Reflexão - Mc 7, 24-30

      Existem pessoas que acreditam que somente quem pertence à sua religião ou mesmo apenas ao seu movimento religioso ou espiritualidade será salvo. Essas pessoas esquecem que Jesus veio ao mundo para que o mundo fosse salvo por ele, e não somente os daquela religião ou daquela forma de espiritualidade. Essas pessoas acabam por fazer do próprio Deus propriedade delas e querem que Deus aja segundo os seus critérios. A ação divina depende da vontade divina, que quer o bem e a salvação para todas as pessoas, de todos os povos, de todos os credos, línguas, etc., pois verdadeiramente Deus não faz distinção de pessoas.

      Excluir
    4. Que babaca! Quanta babaquisse desses pseudos ateus, agnósticos ou seja lá o que se intitulem. Me fala ai, o babaca, qual é o conhecimento que você tem exegese, de hermenêutica, de grego, ou de hebraico? Se você não tem conhecimento minimo que seja, dessas matérias, como é que vc se propõe a interpretar a Bíblia? Você sabe o que é teontologia? E teologia sistemática já ouviu falar? Você sabe o que éimanência e transcedencia? Mostra ai qual é o conhecimento que você tem de arqueologia Bíblia... Se você não tem conhecimento dessas coisas como é que vc se propõe a interpretar a Bíblia? vc é apenas um babaca que acha que sabe alguma coisa. Quer um conselho? vai estudar a Bíblia de verdade. Faz um bacharelado, ou um mestrado em teologia, e depois,um doutorado e você volta para debater teologia meu filho. Mais uma coisa: eu aconselho vç a ler o livro de Lim strobel- em defesa de Cristo. Lim strobel era um ateu que se converteu ao cristianismo após examinar as evidencias de que cristo realmente existiu. leia também o livro, não tenho fé suficiente para ser ateus, de Normam Gesleer... Vc pode baixar ele direto da web. Leia também evidencias que exigem um veredicto. Leia também: Um ateu garante que Deus existe- Antony flew. E mais um conselho: não debata nada que vc não tem conhecimento.

      Excluir
  21. Dizer que a Biblia es a Palavra de Deus....Es como chamar Deus de Mentiroso....Precisamos respeitar o Autor dos Ceus e Terra...Que vergonha....e assim,tem aqueles que citam 2 Tim. 3 versiculo 15 como Biblia. Lamentavel.

    ResponderExcluir
  22. palhaçada, propõe provar algo e as evidencias são coisas impossíveis de ser evidencia...

    ResponderExcluir
  23. Gente, estou com inspiração divina, vou falar coisas que não são de minha vontade, mas sim palavras do senhor: Não paguem dizimo, pois a teu Deus basta sua fé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha sempre sim de pagar dizimo, e dizimo nao é pagar, é devolver o que pertence a Deus mostrando agradecimento, e nao esperando bencaos devolta, isso nos ensina a abrir mais nosso coracao, e nao precisa ser em dinheiro, pode ser em plantar uma arvore por exemplo,

      nossa motivação ao devolver o dízimo não é conseguir bênçãos materiais de Deus, mas expressar gratidão e adoração pelas dádivas recebidas.

      O Senhor nos ensina a ofertarmos humildemente e em sinceridade, não por ostentação ou interesse (Lucas 21:1-4).

      Deuteronômio Capítulo 14 Versículo 22
      Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo.
      Deuteronômio Capítulo 14 Versículo 23
      E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus todos os dias.
      COMO PODEM VER, ”COMERÁS OS DÍZIMOS DO TEU GRÃO” e entre outros.
      Na Bíblia Sagrada não diz que devemos fazer em forma de ”dinheiro”

      Excluir
    2. Que babaca! Quanta babaquisse desses pseudos ateus, agnósticos ou seja lá o que se intitulem. Me fala ai, o babaca, qual é o conhecimento que você tem exegese, de hermenêutica, de grego, ou de hebraico? Se você não tem conhecimento minimo que seja, dessas matérias, como é que vc se propõe a interpretar a Bíblia? Você sabe o que é teontologia? E teologia sistemática já ouviu falar? Você sabe o que éimanência e transcedencia? Mostra ai qual é o conhecimento que você tem de arqueologia Bíblia... Se você não tem conhecimento dessas coisas como é que vc se propõe a interpretar a Bíblia? vc é apenas um babaca que acha que sabe alguma coisa. Quer um conselho? vai estudar a Bíblia de verdade. Faz um bacharelado, ou um mestrado em teologia, e depois,um doutorado e você volta para debater teologia meu filho. Mais uma coisa: eu aconselho vç a ler o livro de Lim strobel- em defesa de Cristo. Lim strobel era um ateu que se converteu ao cristianismo após examinar as evidencias de que cristo realmente existiu. leia também o livro, não tenho fé suficiente para ser ateus, de Normam Gesleer... Vc pode baixar ele direto da web. Leia também evidencias que exigem um veredicto. Leia também: Um ateu garante que Deus existe- Antony flew. E mais um conselho: não debata nada que vc não tem conhecimento.

      Excluir
  24. Uma dúvida: se há toda essa coerência interna, é de se imaginar que desde sempre tenha havido consenso sobre o cânon bíblico, e que todos os seus livros são aceitos por todos os cristãos como divinamente inspirados. No entanto, porque o próprio Lutero negava a divina inspiração de livros hoje tradicionalmente aceitos pelos cristãos, como a carta de Tiago e o Apocalipse?

    ResponderExcluir
  25. Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.
    1 Timóteo 6: 16
    *****************************************************************************
    Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.
    João 1: 18
    **************************************************************************
    João 5:37 E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer.
    **************************************************************************
    Então esse é o problema, não saber discernir a palavra de Deus, Jesus nunca dizia; A LEI QUE MEU PAI DEU NA ANTIGA ALIANÇA, porém, sempre dizia: A LEI DE VOSSO DEUS, A LEI DE MOISÉS, A LEI DE VOSSOS PAIS, então você não acha um único texto onde Jesus reconheça Jeová como pai, porque? Porque Jeová não é Deus, e enquanto vivem pela lei, o véu esta posto nos olhos deles, mas quando se convertem o véu cai de seus olhos, leia o cap. 3 de 2 Cor.
    Alguém já pensou nisso só não sabe como explicar os horrores do falso Deus do A.T, então terei prazer em compartilhar: gilmarrau@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. "Quem de fato aceita Jesus, aceita também a Bíblia como a Palavra de Deus, sem argumentar."

    "sem argumentar." ???

    Essa é de doer..kkk :-?

    ResponderExcluir
  27. "Cegou os seus olhos e endureceu os seus corações, para que não vejam com os olhos nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure".

    João 12:40


    O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

    2 Coríntios 4:4


    Continue o injusto a praticar injustiça; continue o imundo na imundícia; continue o justo a praticar justiça; e continue o santo a santificar-se".
    "Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez.

    Apocalipse 22:11,12

    ResponderExcluir
  28. Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; Salmo 14.1

    ResponderExcluir

Tags

10 Mandamentos 1Coríntios 1Reis 1Samuel 1Tessalonicenses 1Timóteo 2Coríntios 2Reis 666 Aborto Abraão Adão Adultério Adventismo Alá Albert Einstein Aleluia Allan Kardec Alma Amalequitas Ameaça Amizade Amor Aniquilacionismo Aniversário Anjos Anti Cristo Antigo Testamento Apocalipse Apócrifos Apologética Apóstolos Arca de Noé Arminianismo Arqueologia Arrebatamento Arrependimento Árvore da Vida Ateismo Baruque Bate-Seba Batismo Benção Besta Bíblia Big Bang Bizarro Blasfêmia Bode Bode Expiatório Bondade Bruxas Budismo Caim Calvinismo Candomblé Cântico dos Cânticos Caridade Carma Carnaval Carne Casamento Catolicismo Cavaleiros do Apocalipse Celebridades Céu Ciência Cientologia Cinema Circuncisão Ciúmes Classe Social Coliseu Colossenses Condenação Confissão Positiva Confucionismo Conhecimento Conhecimento Histórico Coração Cordeiro Corpo Corpus Christi Cosme e Damião Cotidiano Covid-19 Crenças Crentes Criacionismo Crianças Criminosos Cristão Cristianismo Crucificação Cruz Culpa Cura Curiosidades Daniel Darwin Davi Decepção Demônios Desenhos Deus Deuteronômio Devocional Diabo Dificuldades Bíblicas Dilma Rousseff Dilúvio Dinossauros Disney Dízimos e Ofertas Doenças Dons Espirituais Doutrinas Dr. Fritz Dúvidas Eclesiastes Éfeso EG White Egito Elanã Eliseu Erros Esperança Espiritismo Espírito Santo Esportes Estudos Bíblicos Evangelho Evangelho de João Evangelho de Lucas Evangelho de Marcos Evangelho de Mateus Evangelismo Evolucionismo Existencialismo Êxodo Ezequiel Facebook Falsos profetas Famosos Fanatismo Fantasmas Faraó Farsas Fatos Filantropia Filmes Filosofia Fim dos Tempos Física Fome Força Fraqueza Gaio Gálatas Ganância Gênesis Gideão Glória Golias Graça Hamas Hebreus Heresias Heróis Homem Homossexualismo Humilhação Igreja Igreja Evangélica Igreja primitiva Imagens Incenso Infantil Infarto Inferno Inquisição Insetos Interessante Internet Invocação Isaías Islamismo Israel Jardim do Éden Jeremias Jesus Cristo Jezabel João Batista João Calvino Jogos John Piper Jonas Josué Jovem Rico Jovens Judá Judaísmo Judas Judas Iscariotes Judeus Ladrão Laodicéia Leão Lei Leitura Levítico Liberdade Línguas Estranhas Listas Livro de Jó Livros da Bíblia Lua Lúcifer Lucro Lutero Mal Malaquias Maldade Maldição Maldições Hereditárias Manassés Maomé Marca Marca da Besta Marco Feliciano Maria Meditações Médium Medo Melquisedeque Mentira Microcefalia Milagres Mirra Mitos Moisés Mormonismo Morte Motivacional Muçulmanos Mulheres Múmias Musica Namoro Natal Nefilins Neopentecostal Nero Noé Noticias Novela Novo Testamento Números Obelisco Ocultismo Ódio Oração Oráculos Orgulho Orixás Oséias Ouro Ovelhas Paganismo Pai Papa Para Refletir Parábolas Páscoa Paulo de Tarso Paz Pecado Pedofilia Pedro Pentateuco Perguntas Perseguição Pobreza Poder Polêmica Política Poltergeist Possessão Demoníaca Predestinação Preguiça Profecia Profetas Protestantismo Provações Psicologia Puá Purgatório Raabe Raul Seixas Rede Globo Redes Sociais Reforma Protestante Reis Religião Ressurreição Revolução Riqueza Rocha Roma Rosa de Saron Sábado Salmos Salomão Salvação Samaritanos Sangue Santos São Jorge Satanás Satanismo Saúde Saul SBT Segunda Vinda Seio de Abraão Seitas Semana Santa Senaqueribe Sentimento Sete Espíritos Sexualidade Sifrá Sinais Síndrome Sinistro Síria Sobrenatural Socialismo Sol Sonhos Stephen Hawking Subliminar Sugestões Suicídio Taoismo Televisão Templo de Salomão Teologia Teologia da Prosperidade Terapia Holística Terra Terra Prometida Testemunhas de Jeová Textos Transformação Trindade Trono Tutancâmon Twitter UFO Universalismo Universo Verdade Vida Vídeos Violência Vírus Youtube Zacarias