"Os
dias da criação do mundo foram literalmente dias de vinte e quatro
horas?" Realmente, muito se tem discutido sobre o significado da
palavra dia nos primeiros versículos do livro de Gênesis. Para muitos, os dias
da criação (Gn 1.1,13) são longos períodos, que inclusive, devem coincidir com
as eras geológicas. Outros, no entanto, interpretam esses dias como períodos de
vinte e quatro horas.
Os que
advogam a palavra dia como significando um longo período, afirmam que até o
3" dia (Gn 1.1.13) não existiam o Sol e a Lua. para regerem o tempo,
definindo o dia e a noite, à semelhança de hoje. Os que declaram que os dias da
criação compreendem um período de vinte e quatro horas apegam-se a Êxodo 20.11.
Moisés se teria referido a dias de vinte e quatro horas aplicando-os à criação.
Em muitas referências bíblicas, a palavra dia ou "Yom" (heb.). tem
vários significados. Por exemplo, "dia" 1.181 vezes; "hoje"
87 vezes; "eternamente" 18 vezes; "continuamente" 10 vezes;
"idade" 6 vezes; "vida" 4 vezes; "perpetuamente"
2 vezes. Além disso, às vezes parecem compreender o período da criação, isto é,
os seis dias (Gn 2.4), o que dificulta, de fato, a compreensão exata do
assunto. O que é mais aceito pelos estudiosos desse assunto é que aí se refere
a dia solar. As seguintes referências sustentam o princípio de que os dias da
criação, mencionados em Gênesis capítulo 1 e 2, são dias solares: a) cento e
cinqüenta dias do Dilúvio: Gn 8.3; b) quarenta dias (espias): Nm 13.25; c) três
dias (Jonas): Jn 1.17; d)
quarenta
dias depois da ressurreição de Jesus: At 1.3; e) seis dias (criação): Êx
20.9-11.
Em todas
as referências do Velho Testamento aqui mencionadas, a palavra "dia",
no original está "yom" (hb), que significa, neste caso, dia solar. Em
Atos aparece a palavra "hemera" (gr), que tem o mesmo significado.
Todavia, existem outros importantes sentidos, como seja, um período de tempo que
pode ser de curta ou de longa duração (Is 2 e 4), ou um tempo mesmo (Gn 4.3;
26.8; Nm 20,15) ou um período inclusivo e compreensivo: Gn cap. 2; Dt cap. 10.
Destarte,
a fim de esclarecer esta questão, apresentamos, ao caríssimo leitor, nove
razões que levam alguns estudiosos da Bíblia a pensar que estes
"yons", ou seja, dias, foram de 24 horas:
1. Cada
um destes dias de Gênesis está dividido em períodos de luz e escuridão,
exatamente como um dia solar. Alguns, entretanto, discutem baseados na
convicção de que nos três primeiros dias da criação não havia sol, e que, por
isso, não poderiam ser 15 dias solares. Porém, existem dias no inverno em que
não aparece a luz solar, e, além disso, há países onde a luz do Sol não aparece
por longos períodos, mas ainda assim dividem-se os dias em 24 horas.
2.
Notamos que no 3º dia o grande mundo botânico nasceu sendo este também dividido
como os outros; mas, se acreditarmos que este foi um período geológico, como
alguns admitem, de 500.000 anos de luz e seguido por 250.000 anos de trevas;
perguntamos: Seria possível o mundo botânico sobreviver metade duma era
geológica sem os raios do Sol?
3. O
texto hebraico implica numa espontaneidade de acontecimentos, que rejeitam de
fato a necessidade duma era para representar a palavra dia. Disse Deus:
"Haja luz", e a luz existiu. Será que o Deus onipotente e
plenipotenciário iria precisar de tantos séculos para realizar essa obra? Pedro
esclarece-nos isso quando diz que um dia. para o Senhor, é como mil anos e mil
anos como um dia: 2 Pe 3.8. Deus pela sua Palavra poderia ter feito todas as
coisas num só dia, pois, para Ele, tempo não é impedimento.
4. Temos
de convir em que Moisés, quase com certeza, se está referindo a dias solares de
24 horas, e não a dias geológicos, que os cientistas com seus determinados
cálculos pretendem provar. Moisés certamente não estava procurando expressar-se
em termos científicos, mas usou uma linguagem acessível à época.
5. Nos
manuscritos hebraicos, quando um número definido precede ou acompanha a palavra
"yom" sempre indica um dia solar. Por que não aqui?
6. Está
em evidência o relato da própria Bíblia, especialmente tratando do
estabelecimento do sábado, 7º dia: Êx 20. Portanto, se fôssemos dar crédito no
que dizem alguns cientistas modernos, teríamos, também, de crer no mesmo
período geológico para a criação de Adão e ainda em que Deus continua
descansando até hoje. Impossível!
7. Se
aceitarmos a teoria de que cada um destes "dias" representa uma era
geológica de 500.000 anos. Como explicar, por exemplo, que Adão foi criado no
sexto período e que Deus descansou no sétimo dia ou "era"? Adão
estaria vivo depois ou foi expulso do jardim do Éden no oitavo dia? Que idade
teria ele, então? A Bíblia declara-nos que Adão morreu com 930 anos. Porém, se
seguirmos o raciocínio da geologia moderna ele teria 750.000 anos, quando foi
expulso do jardim do Éden. Isto constitui um verdadeiro absurdo!
8. Não há
razão de se exigir um período tão extenso para cada dia. A menos que
acreditemos na teoria dos evolucionistas, porque somente deste modo
precisaríamos crer nesses dias longos.
9. No
versículo 3 de Gênesis não existe discrepância. Deus disse: "Haja
luz" e a luz existiu. Ademais, o hebraico ajuda-nos a entender qual o
significado dessa expressão. O termo vem de uma tradução do hebraico: "Wa
ye hi or". que dá a entender que foi um ato instantâneo. A palavra luz, no
versículo 3 é "or" fheb) e seu correspondente é "phos"
(gr). Já no versículo 14, temos a expressão "luminares",
"maior" (fheb) que significa literalmente um candeeiro, castiçal ou
candelabro, ou seja, aquele que segura a luz ou depósito de luz.
Ademais,
para provar a origem da luz no primeiro dia da criação (pois o Sol somente
foi criado no quarto dia), temos, por exemplo, a "Aurora Boreal", do
Pólo Norte; os "mares" que possuem elementos e minerais que dão brilho
fosforescente, onde existem plantas, peixes, fungos marinhos, que têm este
brilho. Um outro exemplo não menos importante é o "vagalume" que sem
dúvida, quebra todos os argumentos da ciência moderna, quando diz não existir
luz sem calor; porém, confessam os próprios 16 cientistas, o inseto
luminoso, joga por terra a exigência da ciência, pois há luz sem calor. E
finalmente, a "luz cósmica", que era desconhecida e desacreditada até
os homens explorarem o espaço.
O nosso
Planeta e Vênus, quando contemplados de longe, no espaço parecem bolas de luz.
Do
exposto, podemos dizer que essa incerteza por parte da ciência, em relação à
criação do universo em nada afeta a veracidade da Palavra de Deus. Ele é o
Criador de todas as coisas.
Do Livro A Bíblia Responde
CPAD
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