Seita (do latim: secta = “secionar”, “dividir”) é um conceito complexo utilizado para que grupos tenham membros e passem adiante uma doutrina, ideologia, sistema filosófico ou político divergente da correspondente doutrina e do sistema dominante. Quando se fala em seita, geralmente se associa ao satanismo, o que não é correto, pois existem diversos tipos de seitas pelo mundo.

O sociólogo e teólogo Peter L. Berger definiu seita como a organização de um grupo contra um meio que consideram hostil ou descrente de algo. Os membros se fecham em um corpo de doutrinas e olham o restante da sociedade como inerentemente má, “cega” ou pecadora. Existem seitas de orientação cristã, que usam o pecado e a santificação para conseguir seguidores. Indiferente de qual seja a seita, a saída do grupo pode acarretar diversos efeitos psicossociais no membro que a deixou. Inclusive a ira do grupo que foi abandonado. O famoso “trair o movimento”, vulgarmente falando.

Existem relatos pelo mundo, de pessoas que abandonaram suas doutrinas e foram perseguidas e até mesmo mortas. Sair de uma seita nunca é fácil porque ela exerce controle sobre toda a vida individual e coletiva dos indivíduos. Nos filmes citados a seguir, isso fica absurdamente claro, além de diversos tipos de seitas. Confira!

1. Helter Skelter (2004)

Direção: John Gray




Neste longa-metragem produzido para a TV norte-americana, o caso mais chocante e marcante de serial killers que aconteceu nos EUA na década de 60 é reconstituído com roteiro baseado em livro escrito por Vincent Bugliosi e Curt Gentry. No caso, trata-se dos assassinatos cometidos por Charles Manson (Jeremy Davies) e seu grupo de seguidores. Não conseguindo chamar atenção e espalhar sua filosofia por meio das canções, Manson resolve liderar seu grupo para uma série de assassinatos bizarros.




A "família Manson" ficou conhecida por um dos mais brutais crimes de Hollywood: Sharon Tate (esposa do diretor polonês Roman Polanski) foi morta em casa pelos membros da seita, aos oito meses de gravidez.

2. Um Bilhete Para o Céu (1981)


Título original: Ticket to Heaven
Direção: Ralph L. Thomas



Filme canadense, que mostra os temerosos fenômenos ocorridos em cultos religiosos contemporâneos. Nick Mancuso é um jovem professor de Toronto que, após romper com a namorada, aceita o convite para visitar um acampamento em San Francisco. lá todos são muito gentis, mas ele logo percebe que se trata de um culto religioso. Aos poucos ele é ordenado a arrecadar dinheiro e novos membros para o grupo. Com roteiro de Anne Cameron e Ralph L. Thomas. O elenco é composto por Kim Cattrall, Meg Foster, Nick Mancuso, R.H. Thomson e Saul Rubinek.

3.  O Homem de Palha (1973)

Título original: The Wicker Man
Direção: Robin Hardy



Um excelente terror britânico que merece ser conhecido. O policial Neil Howie, chega à ilha de Summerisle, na costa escocesa, com a missão de investigar o desaparecimento de uma jovem. Os habitantes da ilha, no entanto, não parecem dispostos a colaborar. Todos, inclusive a mãe da menina, negam que ela exista ou que tenham ligado para a polícia e relatado o crime. Quanto mais Howie, procura, mais se confunde. Para piorar, revela-se diante dele uma comunidade pagã, cheia de amor livre e folclores celtas, seitas que vão contra tudo aquilo em que o religioso e conservador policial acredita.

4. Love Exposure (2004)

Título original: Ai no Mukidashi
Direção: Sion Sono



Como seita não é um gênero de filme e nem sempre aborda assassinatos, esse filme japonês é para rir. Com quatro horas de duração e um ritmo mangá. A história gira em torno de Yu, um garoto cujo pai é um católico obcecado por pecados e confissões. O único jeito de Yu chamar a atenção de seu pai é se tornando um pecador, e assim ele se torna um especialista em tirar fotos por debaixo da saia de mulheres. Desse modo ele conhece Yoko, uma menina que sofrera abuso do pai, por quem ele se apaixona.

5. Jim Jones, O Pastor do Diabo (1980)

Título original: Guyana Tragedy: The Story of Jim Jones
Direção: William A. Graham



A história do culto do Templo do Povo, liderado por Jim Jones, e os eventos envolvendo a sua mudança dos Estados Unidos para a Guiana e o suicídio em massa que dizimou o pastor e todos os seus discípulos. Powers Boothe ganhou o Emmy pela interpretação da história do pastor americano, auto-proclamado profeta, que criou Jonestown, uma comunidade na Guiana, considerada seita, composta de cerca de mil pessoas, em 1978.

6. Seita de Fanáticos (1982)

Título original: Split Image
Direção: Ted Kotcheff



Um jovem estudante e promissor atleta (Michael O’Keefe) é levado por sua namorada (Karen Allen) a um culto religioso e apresentado ao seu líder (Peter Fonda). Em pouco tempo ele sofre uma profunda lavagem cerebral, o que o faz abandonar tudo em que acreditava e perder completamente a sua identidade. O desespero de seus pais (Brian Dennehy e Elisabeth Ashley) leva-os a contratar um especialista no caso (James Woods) para trazê-lo de volta dessa seita.

7. Horror Hotel (1960)

Título original: The City of the Dead
Direção: John Llwellyn



Em 1962, uma mulher é acusada de bruxaria e de seita com o demônio, ela é torturada impiedosamente até que confesse seus crimes. Juntamente com seu parceiro ela é amarrada e queimada viva. Enquanto o fogo consome sua alma, ela jura vingança e joga maldição na cidade de Whitewood. Centenas de anos depois, o sinistro professor Driscoll (Christopher Lee)  recomenda sua cidade como um lugar confortável para estudantes realizarem suas pesquisas sobre bruxaria. Cheios de entusiasmo, eles chegam ao Ravens Inn Hotel, construído no exato lugar onde pessoas eram queimadas séculos antes. O filme tem Christopher Lee, fotografia em preto e branco, produção inglesa de 1960, e uma constante atmosfera sinistra numa história de seita e bruxaria. A combinação desses elementos só poderia ter como resultado mais um item indispensável para os apreciadores do cinema de horror. dirigido por John Llwellyn Moxey e com roteiro de George Baxt, a partir de uma história de Milton Subotsky.

8. Martha Marcy May Marlene (2011)

Direção: Sean Durkin



Elizabeth Olsen – irmã mais nova e talentosa das gêmeas famosas – é uma mulher que reaparece na vida da irmã, após uma temporada de abusos que sofreu participando de uma seita de fanáticos, do qual escapou. Filme independente de 2011, premiado pela interpretação de Olsen.

9. A Seita Misteriosa (2011)

Título original: Sound of My Voice
Direção: Zal Batmanglij



Peter e Lorna suportam uma preparação rigorosa, a fim de se infiltrar em um culto altamente secreto e enfrentar sua líder misteriosa, Maggie (Brit Marling), que afirma ser uma visitante do futuro em uma missão crucial.

10. Menção honrosa: Jesus Camp (2006)

De Heidi Ewing e Rachel Grady.



Um documentário indicado ao Oscar, mostrando o funcionamento de um acampamento de férias para crianças de famílias cristãs, onde elas são doutrinadas desde muito jovens por fundamentalistas, cujas ideias de intolerância com outras religiões ou estilos de vida. As crianças “Renascidas em Cristo” esperam um dia se tornar algo como Billy Graham (que foi o fundador da Igreja Batista no sul dos Estados Unidos).


Fonte: http://www.proibidoler.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Tags

10 Mandamentos 1Coríntios 1Reis 1Samuel 1Tessalonicenses 1Timóteo 2Coríntios 2Reis 666 Aborto Abraão Adão Adultério Adventismo Alá Albert Einstein Aleluia Allan Kardec Alma Amalequitas Ameaça Amizade Amor Aniquilacionismo Aniversário Anjos Anti Cristo Antigo Testamento Apocalipse Apócrifos Apologética Apóstolos Arca de Noé Arminianismo Arqueologia Arrebatamento Arrependimento Árvore da Vida Ateismo Baruque Bate-Seba Batismo Benção Besta Bíblia Big Bang Bizarro Blasfêmia Bode Bode Expiatório Bondade Bruxas Budismo Caim Calvinismo Candomblé Cântico dos Cânticos Caridade Carma Carnaval Carne Casamento Catolicismo Cavaleiros do Apocalipse Celebridades Céu Ciência Cientologia Cinema Circuncisão Ciúmes Classe Social Coliseu Colossenses Condenação Confissão Positiva Confucionismo Conhecimento Conhecimento Histórico Coração Cordeiro Corpo Corpus Christi Cosme e Damião Cotidiano Covid-19 Crenças Crentes Criacionismo Crianças Criminosos Cristão Cristianismo Crucificação Cruz Culpa Cura Curiosidades Daniel Darwin Davi Decepção Demônios Desenhos Deus Deuteronômio Devocional Diabo Dificuldades Bíblicas Dilma Rousseff Dilúvio Dinossauros Disney Dízimos e Ofertas Doenças Dons Espirituais Doutrinas Dr. Fritz Dúvidas Eclesiastes Éfeso EG White Egito Elanã Eliseu Erros Esperança Espiritismo Espírito Santo Esportes Estudos Bíblicos Evangelho Evangelho de João Evangelho de Lucas Evangelho de Marcos Evangelho de Mateus Evangelismo Evolucionismo Existencialismo Êxodo Ezequiel Facebook Falsos profetas Famosos Fanatismo Fantasmas Faraó Farsas Fatos Filantropia Filmes Filosofia Fim dos Tempos Física Fome Força Fraqueza Gaio Gálatas Ganância Gênesis Gideão Glória Golias Graça Hamas Hebreus Heresias Heróis Homem Homossexualismo Humilhação Igreja Igreja Evangélica Igreja primitiva Imagens Incenso Infantil Infarto Inferno Inquisição Insetos Interessante Internet Invocação Isaías Islamismo Israel Jardim do Éden Jeremias Jesus Cristo Jezabel João Batista João Calvino Jogos John Piper Jonas Josué Jovem Rico Jovens Judá Judaísmo Judas Judas Iscariotes Judeus Ladrão Laodicéia Leão Lei Leitura Levítico Liberdade Línguas Estranhas Listas Livro de Jó Livros da Bíblia Lua Lúcifer Lucro Lutero Mal Malaquias Maldade Maldição Maldições Hereditárias Manassés Maomé Marca Marca da Besta Marco Feliciano Maria Meditações Médium Medo Melquisedeque Mentira Microcefalia Milagres Mirra Mitos Moisés Mormonismo Morte Motivacional Muçulmanos Mulheres Múmias Musica Namoro Natal Nefilins Neopentecostal Nero Noé Noticias Novela Novo Testamento Números Obelisco Ocultismo Ódio Oração Oráculos Orgulho Orixás Oséias Ouro Ovelhas Paganismo Pai Papa Para Refletir Parábolas Páscoa Paulo de Tarso Paz Pecado Pedofilia Pedro Pentateuco Perguntas Perseguição Pobreza Poder Polêmica Política Poltergeist Possessão Demoníaca Predestinação Preguiça Profecia Profetas Protestantismo Provações Psicologia Puá Purgatório Raabe Raul Seixas Rede Globo Redes Sociais Reforma Protestante Reis Religião Ressurreição Revolução Riqueza Rocha Roma Rosa de Saron Sábado Salmos Salomão Salvação Samaritanos Sangue Santos São Jorge Satanás Satanismo Saúde Saul SBT Segunda Vinda Seio de Abraão Seitas Semana Santa Senaqueribe Sentimento Sete Espíritos Sexualidade Sifrá Sinais Síndrome Sinistro Síria Sobrenatural Socialismo Sol Sonhos Stephen Hawking Subliminar Sugestões Suicídio Taoismo Televisão Templo de Salomão Teologia Teologia da Prosperidade Terapia Holística Terra Terra Prometida Testemunhas de Jeová Textos Transformação Trindade Trono Tutancâmon Twitter UFO Universalismo Universo Verdade Vida Vídeos Violência Vírus Youtube Zacarias