Documentário afirma que Igreja tem 50 mil membros

Os detalhes e a estrutura de funcionamento da Igreja da Cientologia ainda são pouco conhecidos apesar de sua fama ter crescido nas últimas décadas.

A Cientologia foi fundada na Califórnia nos anos 1950 pelo escritor de livros de ficção científica L. Ron Hubbard. Em alguns países, inclusive nos Estados Unidos, tem condição de religião. Mas, em outros, como a França, é considerada uma seita.

Sabe-se que os responsáveis pela religião não poupam esforços para silenciar seus críticos, recorrendo a tribunais e lançando campanhas de propaganda.

Mas com a chegada da internet e as redes sociais, a tarefa de proteger a imagem da igreja tornou-se cada vez mais difícil.

Exemplo disso é a repercussão na internet de um documentário transmitido no domingo pelo canal de televisão americano HBO, no qual são feitas acusações sérias contra os responsáveis pela Cientologia.

O documentário é chamado Going Clear: Scientology and the Prison of Belief (Esclarecendo: Cientologia e a Prisão de Crença, em tradução livre), baseado no livro de mesmo título de Lawrence Wright, ganhador do prêmio Pulitzer.

Dirigido por Alex Gibney, que ganhou um Oscar em 2008, o documentário entrevista ex-importantes membros da Igreja que revelam, entre outros pontos, a alegada manipulação a que alguns seguidores são submetidos, incluindo nomes conhecidos, como os atores Tom Cruise e John Travolta.

O programa mostra também detalhes sobre o financiamento da Igreja e os supostos abusos físicos e psicológicos sofridos por membros.

A porta-voz da Cientologia Karin Pouw disse, há algumas semanas, em comunicado enviado à BBC Mundo - o serviço em espanhol da BBC - que "as acusações feitas no documentário são totalmente falsas e foram feitas sem pedir a versão da Igreja".

"A Igreja está comprometida com a liberdade de expressão. No entanto, a liberdade de expressão não dá carta branca para emitir ou publicar informações falsas".

Veja abaixo alguns dos detalhes sobre a Igreja da Cientologia revelados por entrevistados do documentário Going Clear.

1. Membros da Igreja 'são submetidos a abusos físicos e psicológicos'


Getty
Religião foi fundada na Califórnia nos anos 1950 pelo escritor de livros de ficção científica L. Ron Hubbard

O documentário fala sobre a política de "desligamento", que obriga os seguidores da Igreja a cortar todo contato com família e amigos que deixam a fé.

Além disso, dá detalhes sobre o que é conhecido como 'The Hole' (o buraco), cativeiros onde, supostamente, são mantidos membros desobedientes do Sea Org - nome de um ramo que dirige a Igreja e que conta uma frota de barcos - e que seriam abusados física e psicologicamente.

Como o documentário explica, muitos membros da Sea Org trabalham em troca de uma salário baixíssimo. Dali controla-se a chamada Força do Projeto de Reabilitação, que possui campos de internação para onde são enviados membros da Cientologia que não cumprem as expectativas da organização e os que são forçados a trabalhar sem descanso.

Uma ex-membro da Igreja conta como, supostamente, foi obrigada a realizar "trabalho forçado" durante a gravidez. Ela diz que teve seu bebê levado e, em seguida, abandonado doente "em um berço coberto por urina, fezes e moscas."

Além disso, segundo o documentário, membros da Sea Org - que tem uma seção infantil na qual crianças começam a trabalhar desde cedo - são aconselhados a não ter filhos e, em caso de gravidez, o aborto é sugerido.

2. A Cientologia 'pressionou autoridades para ser declarada uma religião e não pagar impostos'


Tom Cruise e o atual líder da Cientologia, David Miscavige, são bons amigos

No documentário, afirma-se que L. Ron Hubbard - que é acusado de mentir sobre seu histórico no Exército dos EUA e de maltratar sua segunda esposa - decidiu criar a Cientologia para ganhar dinheiro.

A organização - que o Going Clear diz ter 50 mil membros - não paga impostos há décadas e deve centenas de milhões de dólares a autoridades.
No início dos anos 90, o atual líder da organização, David Miscavige, pressionou o IRS americano, órgão equivalente à Receita Federal brasileira, para conceder à Cientologia status religioso, o que a isentaria de impostos.

O programa diz que a Igreja entrou com mais de 2 mil ações judiciais contra funcionários do IRS e investigou a vida pessoal de muitos deles com detetives particulares.

Finalmente, em 1993, o IRS concedeu à Igreja a condição de religião, o que, segundo o documentário, permitiu que a Cientologia atingisse um patrimônio de US$ 1,5 bilhão.

3- Detalhes da religião 'são conhecidos apenas após o pagamento de milhares de dólares'

AP
Nas últimas semanas, a Igreja da Cientologia lançou uma campanha de informação em resposta ao documentário de Alex Gibney

Ao contrário do que acontece na maioria das religiões, membros na Cientologia só passam a conhecer detalhes do credo da religião aos poucos, e depois de pagar grandes quantidades de dinheiro, diz o documentário.

Eles têm de pagar por anos para subir dentro da Igreja e só quando atingem certo nível, conhecido em inglês como "Operating Thetan III", têm acesso a documentos escritos pelo próprio Ron. L. Hubbard.
Neles, há explicações sobre a história de Xenu, um ditador galático que há 75 milhões de anos trouxe milhões de pessoas à Terra em naves espaciais, depositando-as em vulcões e aniquilando-as com bombas de hidrogênio.

A Cientologia evita falar publicamente sobre Xenu. Em Going Clear, o cineasta Paul Haggis, que deixou a organização há alguns anos, conta que não era capaz de acreditar que esta história fizesse parte da tradição da Igreja.

4- A Igreja da Cientologia 'causou a separação de Tom Cruise e Nicole Kidman'

Getty
Ator Tom Cruise é o membro mais conhecido da Cientologia; sua relação com a atriz Nicole Kidman teria tido intereferência da Igreja

Um ex-alto funcionário da Igreja conta como supostamente a organização não via com bons olhos a relação de Tom Cruise, seu membro de mais alto perfil, e Nicole Kidman, que estiveram casados entre 1990 e 2001.

É afirmado que a atriz era considerada uma "fonte potencial de problemas" por ter sido criada no catolicismo e ter um pai psicólogo - um dos inimigos da Cientologia é a psiquiatria.

Kidman teria sido, supostamente, investigada por detetives particulares e seu telefone foi interceptado a pedido de Cruise. A Igreja teria, ainda, tentado colocar os dois filhos adotivos do casal contra a mãe para que Cruise pudesse conseguir a custódia deles no caso de um divórcio.

Em Going Clear também afirma-se que, após o divórcio do casal, a igreja comprometeu-se a encontrar uma nova namorada para Tom Cruise, a também atriz Nazanin Boniadi.

5- John Travolta 'não deixa a Igreja por medo de que detalhes de sua vida pessoal sejam revelados'

Getty
John Travolta não deixaria Igreja por temer que detalhes de sua vida pessoal sejam revelados, disse documentário

Os membros da Cientologia são regularmente submetidos a chamadas auditorias, confissões gravadas e nas quais explicam detalhes de sua vida pessoal. As sessões teriam o objetivo de encontrar a origem dos traumas que afetam uma pessoa.

Going Clear afirma que as informações obtidas nas auditorias são, então, usadas para "chantagear" membros descontentes com a organização.

Esse seria o caso do ator John Travolta que, alega-se, não deixa a Igreja por medo de que detalhes de sua vida pessoal sejam revelados.



Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/03/150323_cientologia_hb


0 comentários:

Postar um comentário

Tags

10 Mandamentos 1Coríntios 1Reis 1Samuel 1Tessalonicenses 1Timóteo 2Coríntios 2Reis 666 Aborto Abraão Adão Adultério Adventismo Alá Albert Einstein Aleluia Allan Kardec Alma Amalequitas Ameaça Amizade Amor Aniquilacionismo Aniversário Anjos Anti Cristo Antigo Testamento Apocalipse Apócrifos Apologética Apóstolos Arca de Noé Arminianismo Arqueologia Arrebatamento Arrependimento Árvore da Vida Ateismo Baruque Bate-Seba Batismo Benção Besta Bíblia Big Bang Bizarro Blasfêmia Bode Bode Expiatório Bondade Bruxas Budismo Caim Calvinismo Candomblé Cântico dos Cânticos Caridade Carma Carnaval Carne Casamento Catolicismo Cavaleiros do Apocalipse Celebridades Céu Ciência Cientologia Cinema Circuncisão Ciúmes Classe Social Coliseu Colossenses Condenação Confissão Positiva Confucionismo Conhecimento Conhecimento Histórico Coração Cordeiro Corpo Corpus Christi Cosme e Damião Cotidiano Covid-19 Crenças Crentes Criacionismo Crianças Criminosos Cristão Cristianismo Crucificação Cruz Culpa Cura Curiosidades Daniel Darwin Davi Decepção Demônios Desenhos Deus Deuteronômio Devocional Diabo Dificuldades Bíblicas Dilma Rousseff Dilúvio Dinossauros Disney Dízimos e Ofertas Doenças Dons Espirituais Doutrinas Dr. Fritz Dúvidas Eclesiastes Éfeso EG White Egito Elanã Eliseu Erros Esperança Espiritismo Espírito Santo Esportes Estudos Bíblicos Evangelho Evangelho de João Evangelho de Lucas Evangelho de Marcos Evangelho de Mateus Evangelismo Evolucionismo Existencialismo Êxodo Ezequiel Facebook Falsos profetas Famosos Fanatismo Fantasmas Faraó Farsas Fatos Filantropia Filmes Filosofia Fim dos Tempos Física Fome Força Fraqueza Gaio Gálatas Ganância Gênesis Gideão Glória Golias Graça Hamas Hebreus Heresias Heróis Homem Homossexualismo Humilhação Igreja Igreja Evangélica Igreja primitiva Imagens Incenso Infantil Infarto Inferno Inquisição Insetos Interessante Internet Invocação Isaías Islamismo Israel Jardim do Éden Jeremias Jesus Cristo Jezabel João Batista João Calvino Jogos John Piper Jonas Josué Jovem Rico Jovens Judá Judaísmo Judas Judas Iscariotes Judeus Ladrão Laodicéia Leão Lei Leitura Levítico Liberdade Línguas Estranhas Listas Livro de Jó Livros da Bíblia Lua Lúcifer Lucro Lutero Mal Malaquias Maldade Maldição Maldições Hereditárias Manassés Maomé Marca Marca da Besta Marco Feliciano Maria Meditações Médium Medo Melquisedeque Mentira Microcefalia Milagres Mirra Mitos Moisés Mormonismo Morte Motivacional Muçulmanos Mulheres Múmias Musica Namoro Natal Nefilins Neopentecostal Nero Noé Noticias Novela Novo Testamento Números Obelisco Ocultismo Ódio Oração Oráculos Orgulho Orixás Oséias Ouro Ovelhas Paganismo Pai Papa Para Refletir Parábolas Páscoa Paulo de Tarso Paz Pecado Pedofilia Pedro Pentateuco Perguntas Perseguição Pobreza Poder Polêmica Política Poltergeist Possessão Demoníaca Predestinação Preguiça Profecia Profetas Protestantismo Provações Psicologia Puá Purgatório Raabe Raul Seixas Rede Globo Redes Sociais Reforma Protestante Reis Religião Ressurreição Revolução Riqueza Rocha Roma Rosa de Saron Sábado Salmos Salomão Salvação Samaritanos Sangue Santos São Jorge Satanás Satanismo Saúde Saul SBT Segunda Vinda Seio de Abraão Seitas Semana Santa Senaqueribe Sentimento Sete Espíritos Sexualidade Sifrá Sinais Síndrome Sinistro Síria Sobrenatural Socialismo Sol Sonhos Stephen Hawking Subliminar Sugestões Suicídio Taoismo Televisão Templo de Salomão Teologia Teologia da Prosperidade Terapia Holística Terra Terra Prometida Testemunhas de Jeová Textos Transformação Trindade Trono Tutancâmon Twitter UFO Universalismo Universo Verdade Vida Vídeos Violência Vírus Youtube Zacarias