Disse um teólogo certa vez, que não podemos falar de pão que é descido do céu, enquanto ao nosso lado desmaia o semelhante pelo pão que brota da terra.
Quem há de rebater tal verdade?
Conquanto sejamos contrários ao envagelho meramente social e político, não podemos descurar de nossas responsabilidades. Em todas nossas responsabilidades cristãs, ouvimos muito o mandamento do mestre do amor e filantropo que diz: “Daí-lhes vós de comer” (Mc 6.37), foi para suprir as necessidades da multidão que Jesus ordenou seus discípulos alimentá-los, pois os amava do mais íntimo do seu ser.
Segundo o dicionário Aurélio filantropia que dizer amor a humanidade, caridade. A palavra filantropia vem de dois vocábulos gregos: PHILIA, amor e, ANTROPOS, homem. Filantropia, pois é o amor que demonstramos ao ser humano, o nosso próximo. Em Lc 10.27 “E, respondendo Ele disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda as tuas forças, e ao teu próximo como a ti mesmo” refere-se ao nosso próximo é toda e qualquer pessoa com quem mantemos contato (vizinho, amigos, colegas de aula e trabalho etc...).
Um filho de Deus deve amar a todos Gl 6.10 diz: “Então, enquanto temos tempos, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.” I Ts 3.12 diz: “E o Senhor vos aumente e faça crescer em caridade uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco.” Nestes versículos o apóstolo Paulo exorta os irmãos do N.T. para exercitar a filantropia, ou seja, auxilia aos irmãos menos favorecidos, prioritariamente por esses serem os nossos próximos imediatos.
A filantropia no Velho Testamento
As colheitas do VT não deixavam de beneficiar os menos favorecidos, em Lv 23.22 diz: “E, enquanto segardes a sega da vossa terra, não acabarás de segar os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega: para o pobre e para o estrangeiro as deixarás: Eu sou o Senhor vosso Deus.” O Senhor fala aos israelitas que fossem sensíveis ao clamor dos pobres, que dispensassem cuidados especiais aos mais carentes. A obediência à lei de Deus devia significar um propósito resoluto.
Em Dt 15.7 diz: “Quando entre ti houver algum pobre de teus irmãos, em alguma das tuas portas, na tua terra que o Senhor teu Deus te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás a tua mão a teu irmão que for pobre.” Também nos textos de Dt 22.1-5, 24.14-22, Am 5.11. Deus advertiu os israelitas a não se aproveitarem dos pobres, mas, pelo contrário, trata-los com compaixão e respeito. Foi por não ministrar os devidos cuidados aos pobres que a primeira comunidade hebréia foi expulsa da terra que manava leite e mel.
A filantropia no Novo Testamento
O Senhor Jesus muito se preocupava com os necessitados. Ele dedicou maioria do seu ministério cuidando destes. Em Mt 25.34-44 diz: 34 “Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tiver sede e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; 36 Estava nu e vestistes-me; adoeci, e vis itas; estive na prisão, e fostes ver-me. 37 Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber? 38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos? 39 E quando te vimos enfermo ou na prisão, e fomos ver-te? 40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; 42 Porque tive fome, e não me deste de comer, tive sede, e não me destes de beber; 43 Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. 44 Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?Façamos, pois quem está com fome não espera. Há vários tipos de violência, mas a fome é a maior violência que o ser humano pode sofrer, como também o preconceito.
O Apóstolo Paulo nunca descurou dos pobres em suas viagens, sempre procurou ajuda-los, em Rm 15.26 diz: “Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém” semelhantemente Tiago condenava o preconceito e a acepção aos pobres. Tg 2.15 diz: “E, se o irmão ou a irmã estiverem nu, e tiverem falta de mantimento quotidiano.”.
Não devemos demonstrar favoritismo ou atenção especial a uma pessoa por coisa de suas riquezas por várias razões.
Tiago proíbe que as pessoas se respeitem por apenas com base em exterioridades. Pois não agradava o vosso Deus. Ele é contrário a toda e qualquer acepção, porque nEle não há acepção.
A luz da divina glória de Deus é uma imprudência manifestar um favoritismo baseado nos níveis inferiores da glória humana.
O nosso Deus sempre será em desfavor da acepção e a favor dos necessitados, órfãos e estrangeiros. Deus sempre se preocupou com mais desprovidos de riquezas. Pois o sofrimento destes e o sofrimento de Cristo.
A sociedade na sua maioria coloca a culpa das mazelas sociais nos governantes, sabendo que o problema é de todos nós, pois somos omissos acépticos e preconceituosos.
Nas nossas Igrejas a filantropia resumi-se a campanha do quilo, sabendo que ela vai muito além disso, poderíamos realizar a campanha do material escolar, agasalhos, empregos e missões. Somos seguidores de Cristo, seus discípulos, preocupado em imitar seu caráter. Com certeza seremos todos julgados com a vinda do REI e SENHOR dos SENHORES: JESUS CRISTO. Seremos julgados pelas nossas qualidades morais e por sua falta. JESUS CRISTO nos ensina como trabalhar com a filantropia dentro e fora da igreja, na verdade nós comemos e bebemos enquanto eles morrem. A justiça divina baseia-se em ajudar o próximo. Nós somos administradores da justiça divina. Devemos viver a essência de JESUS CRISTO.
Amém.
Extraído de http://www.webservos.com.br/
Quem há de rebater tal verdade?
Conquanto sejamos contrários ao envagelho meramente social e político, não podemos descurar de nossas responsabilidades. Em todas nossas responsabilidades cristãs, ouvimos muito o mandamento do mestre do amor e filantropo que diz: “Daí-lhes vós de comer” (Mc 6.37), foi para suprir as necessidades da multidão que Jesus ordenou seus discípulos alimentá-los, pois os amava do mais íntimo do seu ser.
Segundo o dicionário Aurélio filantropia que dizer amor a humanidade, caridade. A palavra filantropia vem de dois vocábulos gregos: PHILIA, amor e, ANTROPOS, homem. Filantropia, pois é o amor que demonstramos ao ser humano, o nosso próximo. Em Lc 10.27 “E, respondendo Ele disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda as tuas forças, e ao teu próximo como a ti mesmo” refere-se ao nosso próximo é toda e qualquer pessoa com quem mantemos contato (vizinho, amigos, colegas de aula e trabalho etc...).
Um filho de Deus deve amar a todos Gl 6.10 diz: “Então, enquanto temos tempos, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.” I Ts 3.12 diz: “E o Senhor vos aumente e faça crescer em caridade uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco.” Nestes versículos o apóstolo Paulo exorta os irmãos do N.T. para exercitar a filantropia, ou seja, auxilia aos irmãos menos favorecidos, prioritariamente por esses serem os nossos próximos imediatos.
A filantropia no Velho Testamento
As colheitas do VT não deixavam de beneficiar os menos favorecidos, em Lv 23.22 diz: “E, enquanto segardes a sega da vossa terra, não acabarás de segar os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega: para o pobre e para o estrangeiro as deixarás: Eu sou o Senhor vosso Deus.” O Senhor fala aos israelitas que fossem sensíveis ao clamor dos pobres, que dispensassem cuidados especiais aos mais carentes. A obediência à lei de Deus devia significar um propósito resoluto.
Em Dt 15.7 diz: “Quando entre ti houver algum pobre de teus irmãos, em alguma das tuas portas, na tua terra que o Senhor teu Deus te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás a tua mão a teu irmão que for pobre.” Também nos textos de Dt 22.1-5, 24.14-22, Am 5.11. Deus advertiu os israelitas a não se aproveitarem dos pobres, mas, pelo contrário, trata-los com compaixão e respeito. Foi por não ministrar os devidos cuidados aos pobres que a primeira comunidade hebréia foi expulsa da terra que manava leite e mel.
A filantropia no Novo Testamento
O Senhor Jesus muito se preocupava com os necessitados. Ele dedicou maioria do seu ministério cuidando destes. Em Mt 25.34-44 diz: 34 “Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tiver sede e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; 36 Estava nu e vestistes-me; adoeci, e vis itas; estive na prisão, e fostes ver-me. 37 Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber? 38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos? 39 E quando te vimos enfermo ou na prisão, e fomos ver-te? 40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; 42 Porque tive fome, e não me deste de comer, tive sede, e não me destes de beber; 43 Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. 44 Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?Façamos, pois quem está com fome não espera. Há vários tipos de violência, mas a fome é a maior violência que o ser humano pode sofrer, como também o preconceito.
O Apóstolo Paulo nunca descurou dos pobres em suas viagens, sempre procurou ajuda-los, em Rm 15.26 diz: “Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém” semelhantemente Tiago condenava o preconceito e a acepção aos pobres. Tg 2.15 diz: “E, se o irmão ou a irmã estiverem nu, e tiverem falta de mantimento quotidiano.”.
Não devemos demonstrar favoritismo ou atenção especial a uma pessoa por coisa de suas riquezas por várias razões.
Tiago proíbe que as pessoas se respeitem por apenas com base em exterioridades. Pois não agradava o vosso Deus. Ele é contrário a toda e qualquer acepção, porque nEle não há acepção.
A luz da divina glória de Deus é uma imprudência manifestar um favoritismo baseado nos níveis inferiores da glória humana.
O nosso Deus sempre será em desfavor da acepção e a favor dos necessitados, órfãos e estrangeiros. Deus sempre se preocupou com mais desprovidos de riquezas. Pois o sofrimento destes e o sofrimento de Cristo.
A sociedade na sua maioria coloca a culpa das mazelas sociais nos governantes, sabendo que o problema é de todos nós, pois somos omissos acépticos e preconceituosos.
Nas nossas Igrejas a filantropia resumi-se a campanha do quilo, sabendo que ela vai muito além disso, poderíamos realizar a campanha do material escolar, agasalhos, empregos e missões. Somos seguidores de Cristo, seus discípulos, preocupado em imitar seu caráter. Com certeza seremos todos julgados com a vinda do REI e SENHOR dos SENHORES: JESUS CRISTO. Seremos julgados pelas nossas qualidades morais e por sua falta. JESUS CRISTO nos ensina como trabalhar com a filantropia dentro e fora da igreja, na verdade nós comemos e bebemos enquanto eles morrem. A justiça divina baseia-se em ajudar o próximo. Nós somos administradores da justiça divina. Devemos viver a essência de JESUS CRISTO.
Amém.
Extraído de http://www.webservos.com.br/
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